Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

pago franquia do seguro de carro quando não sou culpadoSaiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!

Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.

É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.

Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.

Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é sempre obrigatória?
Depende!

A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.

Vejamos cada uma dessas situações:

1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.

2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.

Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.

Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)

Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado

Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:

Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro

Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.

No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.

Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro

Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.

Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.

E se EU fui o culpado?

Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

968 respostas para Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

  1. André Alves diz:

    Bom Dia Jessica, cortei a frente de um carro quando fui entrar em um estabelecimento, ela vai acionar o seguro dela, me propuz a pagar a franquia, será que o seguro vai olhar o boletim de ocorrencia e ver que eu fui o culpado ou se ela falar que foi culpada eles vão aceitar? A minha preocupação eh que mesmo pagando a franquia o seguro venha me cobrar o valor total do concerto do meu carro e do dela, se é que eles vão arrumar meu carro.

  2. Enilton Santos diz:

    Boa Noite !!
    Eu estava com meu carro parado no trânsito,e veio um sr e colidiu na traseira do meu carro.
    O mesmo pediu para que eu fizesse três orçamentos.
    Mas no dia seguinte o Sr me ligou e disse que iria acionar o seguro dele.
    Como devo proceder ??

    • Jessica diz:

      Enilton, boa noite!

      Recomendamos verificar com o causador se ele acionará a cobertura de terceiros do seguro dele para o seu veículo. Se sim, solicite o contato do corretor responsável pela apólice para lhe ajudar. Peça também o nome da seguradora e número do sinistro para acompanhamento.
      O senhor poderá levar o carro para uma oficina referenciada ou de livre-escolha. Se seu veículo já estiver fora do período de garantia do fabricante, recomendamos levar à oficina referenciada pois é mais rápida a liberação dos reparos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  3. Daniel da Silva Malta diz:

    Jéssica, bom dia !
    Provoquei uma colisão traseira num veículo segurado.Acertei com o proprietário que pagaria integralmente a sua franquia para o conserto do dano por mim causado.Concluído o acertado verbalmente ,recebo uma notificação de uma empresa de advocacia me informando que o valor que o segurado pagou na franquia não cobriu o valor gasto na recuperação do veículo. Eu sou obrigado a pagar está diferença ?
    Desde já agradeço !!

  4. Raulisson diz:

    Parabéns pelo site, me ajudou!

  5. Eunice Dias de Oliveira Batista diz:

    Em um cruzamento cra avançou p sinal acabei acertando n lateral do carro dele alem de quebrar meu pe mh moto teve de ir p com certo oq ru faço agora?

    • Jessica diz:

      Eunice, boa noite!

      Se a senhora possui seguro com cobertura de terceiros, poderá acioná-la para reparar o veículo da vítima.
      Já o conserto de sua moto poderá ser feito por meio do seguro, mediante o pagamento da franquia obrigatória.

      Se não tiver seguro, estes custos deverão ser pagos particularmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  6. Maristela diz:

    Estava estacionada na lateral da rua, lado esquerdo, uma rua muito movimentada, onde em seguida havia um semáforo, onde afunilava o trânsito, lado esquerdo centro e lado direito pegava a rotatória. Dei seta e um carro deu espaço p eu entrar, qdo fui, um outro carro q estava na faixa direita veio me cortando, invadindo minha pista, ocasionando a colisão, quem está errado?

    • Jessica diz:

      Maristela, bom dia!

      Peço desculpas, mas é difícil darmos uma opinião neste caso pois não sabemos como eram as vias e se havia sinalização de preferencia etc.
      Recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice, fazendo um croqui de localização, observando as sinalizações e preferenciais. Isso ajudará a checar de quem foi a culpa. Se mesmo após este procedimento não houver acordo entre as partes, recomendamos solicitar instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  7. Lilian prado diz:

    Bao noite estava estacionada veio um bebado e bateu na minha trazeira.
    Tentou fugir mais acionei a policia e ele foi preso.
    Ele se recusou a pagar meu prejuizo.nao acionei meu seguro pq nao quero pagar minha franquia q e alta.
    A seguradora pode concertar meu carro sem me cobrar a franuia ja que estava certa?

    • Jessica diz:

      Lilian, bom dia!

      A franquia é obrigatória sempre que o seguro é acionado para consertar o próprio veículo segurado, independente de o segurado ser ou não culpado pela colisão. Por conta disso, dificilmente a seguradora isentará o pagamento da franquia. O caminho nestas situações é cobrar o ressarcimento deste valor diretamente do causador, nas Pequenas Causas ou por meio de processo judicial. Como ele foi preso por dirigir embriagado, recomendamos consultar um advogado para ver se já é possível dar entrada num processo visando a recuperação deste prejuízo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  8. Iara diz:

    Fui tirar meu carro da garagem e bati em outro carro estacionado do outro lado da rua.Tenho seguro contra colisão, roubo e veículo e cobertura para terceiros. Vou precisar pagar a franquia se acionar o meu seguro?

  9. Paulo cesar diz:

    Boa tarde tudo bem!
    Estava procurando vaga em um estacionamento quando um veiculo terceiro ao sair da vaga em que estava estacionadp saiu em marcha ré assim colidindo com meu veiculo que estava na via tentei um acordo mas ele disse que cada um arcasse com seu prejuizo já que p dele foi bem menor e para ele não compensaria acionar o proprio seguro e com isto tive que acionar o meu e pagar a franquia.Tenho direito ao ressarcimento do valor da franquia?

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      Se o senhor foi vítima na colisão, poderá solicitar o ressarcimento da franquia ao causador. Recomendamos primeiramente buscar um acordo e, somente se isso não for possível, recorrer às Pequenas Causas ou a um advogado.
      Se o senhor foi causador e não vítima, não é possível solicitar o ressarcimento da franquia.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  10. Felipe diz:

    Boa noite, estava parado no semáforo vermelho quando um ônibus bateu na traseira do meu carro fazendo o msm colidir com o carro q estava a frente.
    Á seguradora do ônibus me propôs um acordo em me pagar um valor referente aos danos causados, a dúvida é… mesmo recebendo esse valor eu posso acionar o meu seguro para reparar os danos do m,eu carro?
    Desde já agradeço.

    • Jessica diz:

      Felipe, bom dia!

      Se o senhor acionar seu próprio seguro para o conserto do seu carro, terá que pagar a franquia. A seguradora pagará a diferença acima da franquia.
      Neste caso o senhor pode receber do causador o ressarcimento desta franquia. Não pode receber o valor integral do conserto, pois posteriormente a seguradora procurará o causador para receber a diferença cobertura pelo seguro e, se ele já tiver pago essa diferença ao senhor, poderá gerar problemas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *