Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

pago franquia do seguro de carro quando não sou culpadoSaiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!

Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.

É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.

Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.

Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é sempre obrigatória?
Depende!

A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.

Vejamos cada uma dessas situações:

1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.

2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.

Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.

Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)

Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado

Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:

Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro

Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.

No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.

Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro

Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.

Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.

E se EU fui o culpado?

Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

968 respostas para Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

  1. Bruno diz:

    Boa noite um rapaz bateu na traseira do meu carro porém ele não tem seguro, e vou terque acionar o meu, minha dúvida é se vou precisar passar o meu cartão na Oficina para pagar ou pode ser o cartão dele?

    • Jessica diz:

      Bruno, bom dia!

      O pagamento da franquia é feito diretamente à oficina, por isso depende das normas da oficina se aceitarão ou não passar o cartão do causador. Recomendamos verificar com a oficina.
      As oficinas que atenderam nossos clientes até hoje não tinham restrição quanto a isso, por isso creio que não haverá problemas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  2. p diz:

    Olá boa tarde,

    Fui culpada em uma batida e por não ter seguro, acionamos o seguro da vitima. Combinamos que eu iria pagar a franquia. Esse valor precisa ser pago de novo para a seguradora? A seguradora esta me cobrando o prejuízo dela com a indenização do carro segurado.

    • Jessica diz:

      P, boa tarde!

      Se o veículo da vítima foi consertado por meio do seguro dela, ela poderá lhe cobrar o ressarcimento da franquia. Já a seguradora poderá lhe cobrar a diferença acima desta franquia.
      Se o veículo sofreu perda total e foi paga indenização integral, não houve pagamento da franquia e portanto a vítima não pode lhe cobrar este valor. Já a seguradora pode lhe cobrar o valor total da indenização integral.

      Recomendamos assistir este vídeo sobre o assunto: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  3. oris diz:

    olá bati em um carro nao tenho seguro dai paguei a franquia mas o proprietário quer que eu pague a renovação que vai aumentar devido o uso do seguro<e correto isso pois eu fui o causador paguei a franquia e a seguradora ja me acionou pra resolver o resto ,essa informação procede ao meu ver nao sou obrigado a pagar a renovação pois nao tenho nada a ver com o que aconteceu antes pois ja estou pagando o prejuízo causado ,a seguradora pode levar isso em conta na hora da renovação??????

    • Jessica diz:

      Oris, boa tarde!

      Entendemos que o causador não tem nenhuma relação com o custo da renovação do seguro do segurado.
      Acreditamos que ele possa estar cobrando a diferença de preço decorrente da perda de uma classe de bônus. Se for isso, e não o valor integral da renovação, acredito que a cobrança seja possível. Porém seria necessário confirmar com um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  4. Carol diz:

    Olá, eu estava numa BR quando deu um engavetamento com 5 carros eu consegui parar não bati em nenhum mas o último carro bateu na traseira do meu e em mais um e agora o que faço ?ele não tem seguro, eu tenho seguro, mais não tive culpa , se eu acionar meu seguro tenho q pagar a franquia, posso cobrar dele ? Qual é o procedimento ? Vc pode me ajudar obrigado

  5. Wilian Rodney diz:

    Boa noite, uma senhora bateu em um carro estacionado, e este veio a bater no meu também estacionado, ela nos disse que tinha seguro hdi, porém após fazemos o b.o, e antes que ela acionasse o seguro tivemos a informação que ela teve complicações de saúde (não referente a batida) e estava na UTI, e correria risco de morte. Minha dúvida é, o que devo fazer já que ela está impossibilitada? E se ela vier a falecer?

    Agradeço desde já. Parabéns pelo blog.

    • Jessica diz:

      Willian, boa tarde!

      Obrigada pelos parabéns e pela participação :)

      Recomendamos contatar algum familiar e/ou responsável pela senhora causadora da colisão e solicitar o contato do corretor de seguros dela. Ele poderá dar início no processo de sinistro.

      Poderão ser solicitados alguns documentos ou informações da segurada, além da confirmação de que ela se considera culpada pela colisão. Por isso é importante ressaltar junto à seguradora as condições médicas dela para ver o que pode ser feito. Como é uma situação excepcional, o sinistro pode ser um pouco mais moroso para se resolver sendo muito importante ter ajuda e acompanhamento do corretor da apólice.

      Se eventualmente não houver indenização devido a toda esta situação, recomendamos consultar um advogado para lhe orientar como proceder.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. celso diz:

    bati na traseira de um carro,a pessoa não quis entrar como terceiro do meu seguro,acionou o dela,e me propôs pagar metade de sua franquia,liguei para meu seguro e me informaram que a seguradora dela posteriormente acionaria a minha e faria o ressarcimento da sua franquia,é possível isso?

    • Jessica diz:

      Celso, bom dia!

      De fato a seguradora da vítima pode cobrar do causador os prejuízos pagos pelo seguro da vítima. Quando o causador possui seguro, esta cobrança é feita à seguradora do causador. Maiores detalhes neste vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”
      Porém, a seguradora da vítima geralmente cobra somente a diferença acima da franquia que foi paga pelo seguro. A solicitação de ressarcimento da franquia do segurado-vítima costuma ser de responsabilidade dele mesmo, sem intervenção da seguradora, uma vez que este custo foi do segurado-vítima e não da seguradora.

      Por conta disso, recomendamos contatar sua seguradora informando que a vítima está lhe cobrando a restituição da franquia (e não da diferença acima da franquia, a qual será acertada pela seguradora dela). Informe que deseja usar sua cobertura de danos materiais a terceiros para fazer esta restituição, tendo em vista que o senhor foi causador. A aprovação estará sujeita à análise e a seguradora lhe instruirá como proceder.
      Recomendamos também solicitar ajuda do seu corretor de seguros nestes trâmites.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  7. Sandra diz:

    Olá, quando sou obrigada a acionar meu seguro porque o responsável pelo acidente não quis acionar o dele. Em caso de Perda Total, mesmo eu sendo indenizada no valor do carro, posso cobrar indenização ou o valor da franquia do responsável pelo acidente???

  8. josue diz:

    Meu carro bateu de fundo amassou a chaparia e quebrou o vidro trazeiro, posso fazer a chaparia em uma oficicina por conta propia e acionar o segurO so do vidro

    • Jessica diz:

      Josué, bom dia!

      Se o veículo possui cobertura de vidros, a mesma pode ser acionada independente de realizar o conserto das demais partes por meio do seguro.
      Vale apenas ressaltar que a realização do reparo ou troca do vidro só é autorizada quando o carro não possui grandes avarias. Por isso talvez seja necessário primeiramente consertar o casco para posteriormente acionar a cobertura de vidros.
      Recomendamos solicitar ajuda do seu corretor de seguros para verificar essas informações junto a sua seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  9. Tiago Barbosa diz:

    Olá, um carro bateu na traseira do carro em q estava, ele assumiu a culpa e acionou o seguro ok. Minha dúvida é não sou proprietário do veículo, comprei mas ainda não está em meu nome, somente ele q poderá resolver tais problemas como levar o carro a oficina credenciada?

    • Jessica diz:

      Tiago, boa tarde!

      Você poderá levar o veículo à oficina e outros trâmites normalmente, desde que tenha em mãos os documentos do carro.
      Somente em caso de perda total, com indenização integral, poderá haver pendências devido ao veículo estar em nome do antigo proprietário

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  10. olá,
    sofri um acidente onde um carro bateu em mim provocando a minha colisão com 2 carros, o carro que bateu em mim fugiu e não consegui imagens nem o numero da placa.
    não tenho seguro e a seguradora de um dos carros que eu bati está me cobrando o valor gasto com o conserto.
    O que devo fazer?

    • Jessica diz:

      Marcos, bom dia!

      Recomendamos primeiramente argumentar com a seguradora que está lhe cobrando de que seu veículo fui empurrado por outro que se evadiu do local. Apresente o Boletim de Ocorrência para ajudar.
      Se tiver testemunhas ou imagens do acidente (por exemplo filmagens de câmeras ao redor) isso também pode ajudá-lo. Assim como imagens do lado onde o primeiro carro bateu no seu, mostrando que houve uma colisão anterior.

      Se mesmo após isto a seguradora continuar lhe cobrando por entender que o senhor foi o causador, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *