Posso escolher entre oficina credenciada ou não no seguro?

posso-escolher-entre-oficina-credenciada-ou-nao-credenciada-no-seguro-de-automovel-2Descubra se você pode escolher entre oficinas credenciadas e não credenciadas ao usar seu seguro de automóvel!

Quando precisam utilizar o seguro devido colisões e batidas, muitas pessoas ficam na dúvida se podem escolher entre oficinas referenciadas e oficinas de livre escolha (não referenciadas pelas seguradoras). As dúvidas mais recorrentes nessas horas é qual a diferença entre os dois tipos de oficina, como funciona o pagamento, e qual a vantagem em escolher entre uma e outra.

Neste artigo trataremos essas dúvidas principais, para ajudá-lo a escolher entre oficinas credenciadas ou não. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com seu caso, escreva nos comentários ou contate-nos!

Cotação Seguro Carro – 2

Posso escolher entre oficinas credenciadas e não credenciadas?
Quais as diferenças?

A Circular Susep 256/04 prevê que o segurado tem direito de escolher oficinas referenciadas ou não referenciadas (chamadas no seguro de “oficinas de livre-escolha”). Essa informação também consta, obrigatoriamente, nas Condições Gerais (cláusulas contratuais do seu seguro).

Portanto você pode escolher livremente entre oficinas referenciadas ou de livre-escolha. O seguro poderá ser usado para cobrir o conserto em qualquer escolha que você fizer. A diferença está em alguns detalhes, que explicamos abaixo.

O que é uma oficina referenciada?

Oficinas referenciadas são aquelas que são parceiras das seguradoras e por isso são recomendadas pela companhia em casos de sinistro. Há um contrato formal de prestação de serviço da oficina referenciada com a seguradora, que garante ao segurado benefícios sobre os quais falaremos abaixo.

1) Garantia do serviço

No caso das oficinas referenciadas, a garantia de qualidade e segurança do conserto do veículo é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora. Como aquela oficina é indicada pela própria seguradora, a companhia também tem responsabilidade sobre a qualidade do serviço prestado.

Nas oficinas de livre-escolha (não referenciadas), a garantia do conserto cabe somente à própria oficina e a seguradora não tem responsabilidade sobre a qualidade do serviço.

2) Acordo sobre orçamento

Outro ponto positivo das oficinas referenciadas é que a aprovação do orçamento pela seguradora costuma ser mais rápida e menos burocrática. Como elas já são parceiras, a oficina trabalha com custos médios aceitos pela seguradora e dificilmente há divergência.

Sobre este assunto, recomendamos a leitura deste outro post: “Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?”

3) Diferenciais e Benefícios

A grande maioria das seguradoras oferecem benefícios quando o reparo é feito em oficina referenciada. É uma forma de estimular o segurado a levar o veículo segurado em oficina referenciada e gerar ganho de tempo tanto para ele quanto para a seguradora.

Na maioria dos casos, esse benefício pode ser um desconto na franquia do seguro (que pode chegar em até 20% de desconto, dependendo da seguradora) ou liberação de algumas diárias de carro reserva.

Para saber se sua seguradora oferece algum desses benefícios, cheque a apólice de seu seguro ou peça ajuda para seu corretor. Lembrando que fazendo seu seguro com a Muquirana Seguros Online, você terá assessoria em todos esses pontos se sofrer um sinistro ;)

Como é o pagamento do conserto nas oficinas não referenciadas?
Tenho que pagar algo?

Tanto em oficinas referenciadas quanto em oficinas de livre-escolhas, para consertar o veículo por meio do seguro é obrigatório o pagamento da franquia. A seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

Ainda assim, muitas pessoas que optam por oficinas de livre-escolha ficam na dúvida de como funcionará o pagamento do seguro. Quem paga a conta primeiro? Pago tudo e depois a seguradora paga para mim ou a seguradora paga tudo direto para a oficina?

Em resumo, a seguradora paga tudo diretamente para a oficina, como funciona normalmente no seguro. Independente do tipo de oficina escolhida, a indenização funciona da mesma maneira. Isso significa que você pagará a franquia e a seguradora pagará o restante dos custos à oficina.

O único detalhe importante de se ressaltar é que no caso de escolha por oficina de livre-escolha, será necessário apresentar o orçamento da oficina à seguradora que, por sua vez, confrontará com um orçamento próprio para ver se concorda com os valores em questão. Havendo acordo sobre os valores, o seguro pagará a indenização normalmente. Sobre este assunto recomendamos “Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?”.

No caso de perda total, não há franquia, por isso o pagamento da indenização é diferente. Sobre este assunto recomendamos assistir este vídeo: “Indenização integral no seguro auto: Principais dúvidas e respostas”

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

48 respostas para Posso escolher entre oficina credenciada ou não no seguro?

  1. Tais Borges diz:

    Boa tarde.
    O caminhão de uma transportadora bateu no meu carro. A transportadora acionou a seguradora que vai cobrir as despesas com o reparo. Eu escolhi uma oficina sem ser credenciada, a seguradora aprovou o orçamento e disse que existe uma diferença de R$ 539,20 para ser pago a Oficina.
    Eu gostaria de saber se essa diferença de valor deve ser pago por quem?
    Pelo cliente da Seguradora (lembrando que o cliente é a transportadora, eu sou o terceiro que o seguro sobre os danos)?
    Ou sou eu, o terceiro que sofreu a colisão, quem deve pagar essa diferença de valor?
    Obrigada,
    Tais Borges

    • Jessica diz:

      Tais, boa tarde!

      Geralmente a seguradora só libera o conserto após entrar em acordo com a oficina sobre o valor do serviço, sem repassar custos adicionais para nenhuma parte (segurado ou terceiro). Recomendamos que primeiramente verifique junto à seguradora se o conserto foi realmente foi liberado ou se ainda estão em fase de negociação desta diferença.

      Se ainda estiverem negociando, é recomendável que solicite ajuda ao corretor responsável pela apólice para intermediar a negociação entre as partes para que cheguem a um acordo, sem diferenças.

      Se o conserto já tiver sido liberado e realmente houver esta diferença, ela poderá ser cobrada da senhora somente se você tiver concordado previamente, antes da liberação do conserto, depois de a negociação entre seguradora e oficina não ter avançado mesmo após várias tentativas e só restar este caminho. Sendo este o caso, a senhora pode tentar negociar este valor com o causador da colisão ou então recorrer à seguradora. Não havendo resolução por nenhuma dessas vias, recomendamos procurar as Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  2. Fabio diz:

    Olá,
    Houve um sinistro com meu veículo, uma colisão.
    Gostaria de realizar o reparo em uma concessionária da marca pois sempre realizo as manutenções por lá.
    Há algum risco da seguradora não aprovar já que vai ficar mais caro em uma oficina credenciada da seguradora?

    • Jessica diz:

      Fábio, boa tarde!

      O segurado pode optar por oficinas referenciadas da seguradora ou de livre-escolha. A diferença é que na oficina referenciada a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora, enquanto que na livre-escolha a seguradora não dá garantia do serviço.

      Optando por uma oficina de livre-escolha, por exemplo concessionária, é necessário haver acordo por meio de negociação entre oficina e seguradora quanto ao valor. Se eventualmente não houver acordo, recomendamos que solicite a seu corretor de seguros para lhe ajudar na intermediação e buscar um senso comum.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  3. Athos diz:

    Boa tarde,
    bateram no meu veiculo e o mesmo agora esta impossibilitado de andar, a seguradora da pessoa é uma cooperativa, eles são obrigados a me fornecer um veiculo para me locomover? Outra duvida é, meu veiculo é semi-novo comprado zero e tem 2 anos de utilizacao, a consecionaria nao aceita seguro de cooperativa, e nao estou confiando nas oficinas da seguradora, sou obrigado a aceitar as oficinas indicadas?

    • Jessica diz:

      Athos, boa noite!

      Nós trabalhamos somente com seguradoras regulares, por isso não temos informações sobre o funcionamento de cooperativas ou associações de seguro.
      Por conta disso irei orientá -lo como funciona nas seguradoras regulares, para o senhor ao menos ter uma referência.

      Nelas o terceiro pode escolher a oficina que desejar. Quando o carro está na garantia, é sempre recomendado levar à concessionária para não perdê-la.
      Contudo, é necessário que haja acordo entre o orçamento da oficina concessionária e a seguradora.

      Se a oficina não for referenciada da seguradora, a garantia do serviço é dada somente pela oficina. Se a oficina for referenciada, a garantia é tanto da oficina quanto da seguradora.

      Sobre o carro reserva, a seguradora só concede para terceiros se o segurado tiver contratado cobertura de carro reserva para terceiros. Do contrário é necessário tentar negociar com a seguradora e dependerá da análise dela.

      Caso tenha qualquer problema pelo fato de ser cooperativa, recomendamos fazer uma denúncia à SUSEP.

      Espero que essas informações possam ajudá-lo!

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  4. Boa Tarde,

    Sofri um sinistro recente, e o problema é que a oficina estar cobrando um valor e a seguradora não quer efetuar o pagamento por esta acima do valor referencial desta, neste caso, sou obrigado a levar para outra oficina que não é de minha confiança, ou a seguradora deve cobrir o valor para não trazer transtorno para mim?

    • Jessica diz:

      Welton, boa noite!

      O segurado tem direito a escolher entre oficina referenciada ou oficina de livre – escolha (não referenciada). Contudo, no caso de oficina de livre – escolha, é necessário haver acordo entre oficina e seguradora sobre o valor a ser pago pelo serviço.

      Por conta disso, se a seguradora não está aceitando o valor proposto pela oficina, recomendamos que solicite a seu corretor de seguros para intermediar a negociação e buscar um acordo entre as partes. No geral, e possível chegar a um acordo após negociar. Porém, se não chegarem a um senso comum, será necessário fazer o serviço em outra oficina.

      Em última instância, se julgar necessário, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  5. Cesar diz:

    Bom dia! Sofri um sinistro a mais ou menos um ano e fiz o serviço em uma oficina referenciada. O serviço ficou muito bom elogiado até pela vistoriadora, porém como houve um pequeno reparo na longarina, o carro não foi aprovado pelo laudo cautelar. Eles alegam que por mais que o serviço tenha sido muito bem feito, quando pega na longarina o carro é reprovado. E agora? Se para a vistoriadora é uma regra reprovar o carro por causa disso, a seguradora não deveria ter dado “perda total” no carro? Não faz sentido todo carro que tiver um arranhão na longarina ser reprovado….

    • Jessica diz:

      Cesar, bom dia!

      Como o serviço foi feito em oficina referenciada e há garantia do serviço também pela seguradora, recomendamos que contate seu corretor de seguros e solicite para ele dar reentrada no sinistro. Mesmo que o sinistro tenha ocorrida há mais de um ano, este procedimento pode ser feito, pois os danos em questão são referentes ao sinistro que ocorreu na época e tinha cobertura.

      O corretor deverá solicitar à seguradora para fazer uma vistoria de qualidade para identificar se há realmente alguma falha no conserto que foi feita na época. Peça inclusive para o corretor enviar à seguradora o laudo de reprovação para ela checar especificamente a longarina.
      Se for constatado pela seguradora que realmente há algum dano ou risco que não ficou perfeito no conserto, o serviço deverá ser refeito até o carro ser entregue em perfeito estado de conservação e utilização.
      Se não for constatado nenhuma falha no conserto, peça a seguradora para fazer um laudo onde formaliza isso. Neste caso, será necessário usar este laudo e consultar um advogado para ver se é possível reverter o parecer do vistoriadora do laudo cautelar. Ou então, para solicitar à seguradora perda total tendo em vista que o veículo não tem mais autorização de voltar a circular por um risco aparente.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  6. lazaro diz:

    bom dia gostaria de saber quando eu escolho a oficina da minha preferencia quem paga a estadia eu ou a seguradora o carro deu perda total por favor me ajuda obrigado seguro de terceiro

    • Jessica diz:

      Lazaro, bom dia!

      Desconhecemos a cobrança de estadia pelas oficinas.
      As oficinas com as quais já trabalhamos não fazem esta cobrança.

      Caso a oficina de sua escolha faça essa cobrança será necessário negociar o ressarcimento com o causador da colisão.

      Atenciosamente,

  7. Carlos Guilhermitti diz:

    O cara bateu no meu carro e ele tem seguro. Ocorre que o seguro dele me indicou algumas oficinas que não gostei. Escolhi uma oficina de minha preferencia e eles não aceitaram.
    Não vou levar o carro em um local em que não tenho confiança. Como devo proceder, já que a seguradora se mantém irredutível.

    Grato.

    • Jessica diz:

      Carlos, boa tarde!

      Será necessário entrar em um acordo com a seguradora.
      Você poderá levar seu carro a uma oficina de sua escolha, porém a seguradora só liberará o conserto se estiver de acordo com o valor do orçamento e serviços previstos apresentados por sua oficina. Se a seguradora discordar, solicite ao vistoriador o motivo da negativa para tentar negociar com sua oficina e ver se é possível chegar num acordo entre ambas as partes.
      Se não houver acordo de forma alguma a única forma será tentar resolver na Justiça.

      Atenciosamente,

  8. Carlos Guilhermitti diz:

    Meu carro estava estacionado dentro do campus da UNESP e um caminhão da faculdade bateu nele. A universidade tem seguro, porém o seguro se nega a consertar meu carro em uma oficina de minha confiança, eles me indicaram algumas oficinas que desconheço. Minha dúvida é se posso exigir que o conserto seja em uma oficina de minha confiança?? Grato.

    • Jessica diz:

      Carlos, boa noite!

      Sim, você pode escolher uma oficina de sua preferência.
      Porém, é necessário haver acordo da seguradora com relação ao orçamento apresentado por sua oficina, pois a seguradora não tem obrigação de acatar o orçamento da oficina sem questionar. Uma vez feito o orçamento a seguradora enviará um vistoriador para verificar e informar se ela concorda ou não com o serviços e valores. Provavelmente haverá alguma negociação entre as partes até chegarem num censo comum.

      Vale ressaltar que na oficina credenciada a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora. Na oficina não credenciada a seguradora não dá garantia do serviço.

      Faça uma cotação de seguro conosco! Clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/

      Ficamos a disposição!

  9. Amanda diz:

    Gostaria de saber se posso cobrar da seguradora, o valor do concerto do veículo. Não confio em nem uma das oficinas credenciadas pela seguradoradora e não podia esperar para concertar na oficina referenciada, pois uso o carro para trabalhar. Sendo assim optei por fazer o serviço em um local conhecido, qual ficou quase r$ 1.500,00 mais baixo do que o valor liberado pela Cia na oficina referenciada. Será que com a nota fiscal em mãos é possível solicitar o ressarcimento pela seguradora?

    • Jessica diz:

      Amanda, bom dia!

      Você poderá tentar receber indenização do conserto pelo seguro, abrindo o sinistro e apresentando os documentos solicitados pela seguradora. Ela solicitará uma lista de documentos que comprovem que houve sinistro (Boletim de Ocorrência, notas fiscais e comprovantes de pagamentos das peças e serviço da oficina, etc.). A liberação da indenização estará sujeita à análise, podendo ser aceita ou negada pela seguradora. Pela nossa experiência, quando as comprovações são bem claras, a liberação ocorre, ainda que de forma um pouco demorada.

      Vale ressaltar que, independente de se levar em oficina credenciada ou não credenciada, o mais indicado é sempre acionar o seguro antes de realizar o serviço. Isso evita esses trâmites que podem atrasar sua indenização.

      Nós temos um departamento de sinistro que ajuda e orienta os clientes nessas situações. Se desejar, faça uma cotação de seguro conosco quando for renová-lo: clique aqui!

      Ficamos a disposição!

  10. MARIA ANFELICA DA SILVA diz:

    oque pode impossibilitar o pagamento da seguradora a oficina

    • Jessica diz:

      Maria, bom dia!

      Quando a oficina é credenciada dificilmente haverá qualquer problema de pagamento da seguradora à oficina, pois elas tem um contrato que determina a parceria.

      Quando a oficina não é credenciada, quando ocorre algum entrave no pagamento da seguradora à oficina geralmente é por conta de alguma divergência entre o orçamento apresentado pela oficina e a vistoria feita pela seguradora para checar se está de acordo. É necessário haver acordo entre a oficina não credenciada e a seguradora quanto aos valores e serviços feitos no conserto e, enquanto não houver este acordo, o pagamento pode ficar “travado”.

      Faça sua cotação de seguro conosco: clique aqui! :)

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *