Posso escolher entre oficina credenciada ou não no seguro?

posso-escolher-entre-oficina-credenciada-ou-nao-credenciada-no-seguro-de-automovel-2Descubra se você pode escolher entre oficinas credenciadas e não credenciadas ao usar seu seguro de automóvel!

Quando precisam utilizar o seguro devido colisões e batidas, muitas pessoas ficam na dúvida se podem escolher entre oficinas referenciadas e oficinas de livre escolha (não referenciadas pelas seguradoras). As dúvidas mais recorrentes nessas horas é qual a diferença entre os dois tipos de oficina, como funciona o pagamento, e qual a vantagem em escolher entre uma e outra.

Neste artigo trataremos essas dúvidas principais, para ajudá-lo a escolher entre oficinas credenciadas ou não. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com seu caso, escreva nos comentários ou contate-nos!

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Posso escolher entre oficinas credenciadas e não credenciadas?
Quais as diferenças?

A Circular Susep 256/04 prevê que o segurado tem direito de escolher oficinas referenciadas ou não referenciadas (chamadas no seguro de “oficinas de livre-escolha”). Essa informação também consta, obrigatoriamente, nas Condições Gerais (cláusulas contratuais do seu seguro).

Portanto você pode escolher livremente entre oficinas referenciadas ou de livre-escolha. O seguro poderá ser usado para cobrir o conserto em qualquer escolha que você fizer. A diferença está em alguns detalhes, que explicamos abaixo.

O que é uma oficina referenciada?

Oficinas referenciadas são aquelas que são parceiras das seguradoras e por isso são recomendadas pela companhia em casos de sinistro. Há um contrato formal de prestação de serviço da oficina referenciada com a seguradora, que garante ao segurado benefícios sobre os quais falaremos abaixo.

1) Garantia do serviço

No caso das oficinas referenciadas, a garantia de qualidade e segurança do conserto do veículo é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora. Como aquela oficina é indicada pela própria seguradora, a companhia também tem responsabilidade sobre a qualidade do serviço prestado.

Nas oficinas de livre-escolha (não referenciadas), a garantia do conserto cabe somente à própria oficina e a seguradora não tem responsabilidade sobre a qualidade do serviço.

2) Acordo sobre orçamento

Outro ponto positivo das oficinas referenciadas é que a aprovação do orçamento pela seguradora costuma ser mais rápida e menos burocrática. Como elas já são parceiras, a oficina trabalha com custos médios aceitos pela seguradora e dificilmente há divergência.

Sobre este assunto, recomendamos a leitura deste outro post: “Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?”

3) Diferenciais e Benefícios

A grande maioria das seguradoras oferecem benefícios quando o reparo é feito em oficina referenciada. É uma forma de estimular o segurado a levar o veículo segurado em oficina referenciada e gerar ganho de tempo tanto para ele quanto para a seguradora.

Na maioria dos casos, esse benefício pode ser um desconto na franquia do seguro (que pode chegar em até 20% de desconto, dependendo da seguradora) ou liberação de algumas diárias de carro reserva.

Para saber se sua seguradora oferece algum desses benefícios, cheque a apólice de seu seguro ou peça ajuda para seu corretor. Lembrando que fazendo seu seguro com a Muquirana Seguros Online, você terá assessoria em todos esses pontos se sofrer um sinistro ;)

Como é o pagamento do conserto nas oficinas não referenciadas?
Tenho que pagar algo?

Tanto em oficinas referenciadas quanto em oficinas de livre-escolhas, para consertar o veículo por meio do seguro é obrigatório o pagamento da franquia. A seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

Ainda assim, muitas pessoas que optam por oficinas de livre-escolha ficam na dúvida de como funcionará o pagamento do seguro. Quem paga a conta primeiro? Pago tudo e depois a seguradora paga para mim ou a seguradora paga tudo direto para a oficina?

Em resumo, a seguradora paga tudo diretamente para a oficina, como funciona normalmente no seguro. Independente do tipo de oficina escolhida, a indenização funciona da mesma maneira. Isso significa que você pagará a franquia e a seguradora pagará o restante dos custos à oficina.

O único detalhe importante de se ressaltar é que no caso de escolha por oficina de livre-escolha, será necessário apresentar o orçamento da oficina à seguradora que, por sua vez, confrontará com um orçamento próprio para ver se concorda com os valores em questão. Havendo acordo sobre os valores, o seguro pagará a indenização normalmente. Sobre este assunto recomendamos “Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?”.

No caso de perda total, não há franquia, por isso o pagamento da indenização é diferente. Sobre este assunto recomendamos assistir este vídeo: “Indenização integral no seguro auto: Principais dúvidas e respostas”

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

48 respostas para Posso escolher entre oficina credenciada ou não no seguro?

  1. Inamar Aparecida Militino diz:

    Boa noite.
    Meu veiculo foi sinistrado e encaminhado para concerto em oficina credenciada pela seguradora, ocorre que após a realização do serviço foi constatado várias irregularidades tais como falta de alinhamento das peças trocadas, após reclamação na oficina foi alegado que veículo batido não fica bom e que não tinha como melhorar, após contato com a seguradora, foi confirmado as irregularidades, porém os reparos deverão ser realizados pela mesma oficina, no entanto, devido a conversa com o proprietário e a impressão que tive do mesmo, não me sinto segura em levar o veículo para essas oficina. Pergunto tenho direito de levar o veículo para outra oficina?

    • Jessica diz:

      Inamar, bom dia!

      Recomendamos pedir ao corretor responsável pela apólice para relatar todo este ocorrido à seguradora e informar que a senhora não se sente mais a vontade em trabalhar com esta oficina. Peça para que ele verifique a possibilidade de levar a uma outra oficina também referenciada.

      Este tipo de situação depende de segurado e seguradora entrarem em um acordo. Por isso é importante solicitar ajuda do corretor para ajudar na intermediação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Edesio Martins Conegundes diz:

    Apenas acionei o carro reserva. Meu carro foi mal consertado pelo culpado e tive que acionar o reboque. Posso acionar o seguro para consertar o carro?

    • Jessica diz:

      Edesio, bom dia!

      Recomendamos solicitar ao corretor da apólice para fazer abertura de sinistro na sua apólice para checar se a seguradora dará cobertura. A dificuldade neste caso é que como o serviço foi feito inicialmente por outra oficina e por meio do seguro do causador, poderá haver conflito sobre a garantia do serviço. Por isso o primeiro passo é fazer a abertura no seu seguro e aguardar a análise da sua seguradora.

      Se ela aprovar, para evitar maiores transtornos, é importante solicitar ao corretor para questionar como ficará a questão da garantia, tendo em vista que os defeitos do primeiro conserto foram decorrentes do serviço de outro prestador. Para o senhor se certificar de que não fará um novo reparo sem garantia.

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      Atenciosamente,

  3. Thiago diz:

    Boa noite tem oito dias hj que uma segurada bateu no meu carro de trabalho fiz a vistoria do carro no setor de bate pronto da seguradora e levei o meu carro para uma oficina não credenciada com a seguradora e até hj o meu carro não foi liberado para começar a fazer o serviço já foi enviado por email o orçamento e nada de resposta nem positiva e nem negativa o que deve fazer?

    • Jessica diz:

      Thiago, boa tarde!

      Recomendamos solicitar ao causador o contato do corretor da apólice dele para pedir para lhe ajudar.
      Peça para o corretor verificar se a seguradora recebeu o orçamento e qual o motivo da demora na análise da liberação do conserto. O corretor poderá intervir se houver algum entrave.

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      Atenciosamente,

  4. Ana Lucia diz:

    Jéssica, meu carro sofreu um acidente e a seguradora se recusa a colocar meu carro numa concessionária q escolhi. Estão, praticamente, me coagindo a colocar numa oficina credenciada e ainda me ameaçam dizendo q a diferença do serviço sou eu quem pagará. Tem essa clausula no contrato, mas acho isso abusivo, quando, em cláusula anterior me permite a escolha da oficina. Como prpceder? Meu carro já está há uma semana no pátio do reboque…

  5. Luiza Magalli Henriques diz:

    Meu carro foi roubado e permaneceu nas maos dos bandidos por quase quatro dias, ate que foi recuperado pela policia. Durante a acao policial, ocorreu uma colisao dos meu carro, dirigido pelos bandidos, com a viatura policial. O meu carro foi entregue pela policia sem as placas, sem os manuais do veiculo, com acabamentos internos quebrados, banco traseiro danificado e parte externa riscada. Mas, o perito da seguradora limitou o orcamento somente aos danos causados pela colisao. Isso esta correto?

    • Jessica diz:

      Luiza, bom dia!

      Desconhecemos este tipo de procedimento por parte da seguradora neste tipo de situação.
      Pela nossa experiência, quando o veículo é recuperado de roubo/furto com avarias (sejam elas decorrentes de desmanche, sejam decorrentes de colisão causada pelos bandidos) é enquadrado como perda parcial em um mesmo sinistro, de modo que o conserto é feito integralmente. O segurado paga a franquia e a seguradora paga a diferença.

      Recomendamos solicitar ajuda ao seu corretor de seguros para verificar na seguradora por que ela está cobrindo apenas os danos da colisão e argumentar que os demais itens originais de fábrica também tem cobertura dentro da cobertura básica.
      Se não houver resolução desta forma, recomendamos contatar o SAC e posteriormente a Ouvidoria da seguradora. Em última instância, acione os órgãos de defesa do consumidor.

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      Atenciosamente,

  6. Alex diz:

    Boa noite bateram no meu carro o seguradorada pessoa que bateu me indicou uma oficina mandou que eu levasse o carro lá para fazer o reparo levei deixei acertado de deixar o carro hoje para não ficar sem o carro por muito tempo pois o proprietário da oficina ficou de pegar no meu carro essa semana para fazer o serviço mas a seguradora me ligou hoje mais cedo e mandou eu levar o carro em outra oficina também indicada por eles pois o serviço que ia ser feito no meu carro pela primeira oficina não foi aprovado pela seguradora mas a outra oficina que me indicaram fica mais longe pra mim é muito contra mão minha dúvida é eu sou obrigado a mudar de oficina mesmo a primeira oficina sendo inducada por eles e simplesmente porque eles não concordaram algo e também não me dizem o motivo qual a orientação nesse caso obrigado aguardando resposta

    • Jessica diz:

      Alex, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda ao corretor de seguros do causador para intermediar essas solicitações junto à seguradora, pois ele poderá lhe ajudar nesse tipo de situação. Peça ao corretor para checar com a seguradora se realmente não é possível fazer o serviço na primeira oficina indicada por eles, tendo em vista que a segunda fica fora de mão para o senhor. Será necessário de acordo da seguradora, pois do contrário o serviço não estará autorizado na primeira oficina e não adiantará levar lá.
      Se realmente não for possível autorizar na primeira oficina, sendo necessário levar a segunda oficina, solicite ao corretor para verificar se não é possível a seguradora prover algum benefício para ajudá-lo (por exemplo um guincho para remover o carro ou um táxi para deslocamento). Este benefício também depende de negociação, por isso é importante a figura do corretor.

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      Atenciosamente,

  7. Cláudia E. diz:

    Jéssica, boa noite! Um caminhão bateu no meu carro e entrei como terceira no seguro (que na verdade é uma associação) dele. O conserto está sendo feito numa oficina escolhida por mim.
    Acontece que houveram reparos adicionais de R$500 que não estavam constando no orçamento inicial já aprovado. Se eu assinar o termo de quitação, não poderei reclamar mais nada.
    Posso brigar para que a associação pague ao mecânico por isso ou realmente terei que pagá-lo por fora?

    • Jessica diz:

      Cláudia, boa noite!

      Trabalhamos somente com seguradoras regulamentadas pela SUSEP, por isso não temos informações sobre os procedimentos de associações e cooperativas de seguro.

      Nas seguradoras regulares, quando o veículo é consertado em oficina de livre-escolha, a seguradora aprova o orçamento inicialmente passado pela oficina, sendo a garantia do serviço dada somente pela oficina. Por conta disso, se for constatada a necessidade de reparos adicionais, ficará sujeito à análise da seguradora, que pode recusar a indenização desse adicional alegando que a responsabilidade é da oficina de livre-escolha por não ter informado a necessidade deste reparo no primeiro orçamento.
      Já em oficinas referenciadas a garantia do serviço é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora, por isso quando há necessidade de reparos adicionais é possível solicitar a realização de uma vistoria para autorizar os novos reparos.

      Espero que essas informações lhe ajudem. Contudo, se necessário, recomendamos consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

  8. Marcelo diz:

    Bom dia. Meu veículo foi sinistrado em 2013 (granizo). Como estava na garantia de fábrica, não levei em oficina credenciada da seguradora e sim na concessionária. Na regulação, a seguradora se negou a substituir o teto, optando pelo conserto e em 2015 toda a pintura rachou. A seguradora se nega a consertar novamente, diz que é responsabilidade da oficina – e esta última diz que é da seguradora. Quem devo acionar na Justiça, a seguradora, a concessionária ou ambas? Obrigado.

    • Jessica diz:

      Marcelo, bom dia!

      A respeito de dúvidas jurídicas recomendamos consultar um advogado. Como somos uma corretora de seguros, atuamos apenas com suporte técnico na área.
      Entendemos que se a oficina não era referenciada, a garantia do serviço é somente da oficina. Porém o advogado poderá lhe instruir se o fato de a seguradora não ter autorizado a troca da peça inteira a torna ou não “co-responsável”.

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      Atenciosamente,

  9. estava viajando e meu carro colidiu em uns animais na pistan acionei o seguro pedi para levar a uma oficina que tenho conhecimento,a mesma disse não aceitar esta seguradora, me mandaram colocar numa oficina autorizada, já faz 10 dias e nada foi resolvido, agora a seguradora diz que o orçamento feito não querem aceitar fazer lá pq o orçamento é maior do que a oficina que estão indicando que vá levar para fazer o serviço, se deixar onde está querem que pague uma diferneça de quase 1500,00 reasi alem da minha franquia,o que faço?

    • Jessica diz:

      Fausta, boa noite!

      Em oficinas de livre-escolha (não referenciadas) é necessário haver acordo entre seguradora e oficina sobre os valores e serviços do orçamento. Quando a divergência é muito grande e importante solicitar ao corretor para intermediar má negociação entre as partes para chegar a um senso comum.
      Se não for possível chegar a este senso comum, as alternativas são a) levar o carro para outra oficina onde haja acordo com a seguradora ou b) negociar a diferença com a oficina, procurando abaixar este valor ou pagando está diferença ou c) consultar um advogado para tentar um acordo judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

  10. Gustavo dos Anjos diz:

    Meu carro estava estacionado em frente ao meu local de trabalho. O carro de uma empresa que estava transitando na via, perdeu a direção, porque a barra de direção teve problema e acertou o meu carro estacionado e outro que estava atrás, também estacionado.
    O carro da empresa tem seguro e cobre terceiros, que é o meu caso.
    Levei para uma mecânica de minha confiança e a seguradora não aceita liberar a vistoria, pois disse que só posso levar nas referenciadas deles. Não sei o que fazer, estou de mãos atadas.

    • Jessica diz:

      Gustavo, boa tarde!

      O terceiro tem direito de escolher entre oficina de livre-escolha e oficina referenciada da seguradora.
      A diferença está em que na oficina referenciada a garantia do serviço é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora e a liberação acaba sendo mais rápida, uma vez que a oficina já é parceira da seguradora. Na oficina de livre-escolha a garantia é somente da oficina e pode haver divergência sobre os valores sendo necessário buscar um senso comum por meio de negociação.

      Se não está havendo acordo inicialmente entre oficina e seguradora, recomendamos solicitar ajudar ao corretor que cuida da apólice para intermediar uma negociação entre as partes para tentar chegar a um ponto comum. Se mesmo após as negociações isso não for possível, recomendamos solicitar orçamento em outra oficina. Por fim, se não houver resolução mesmo após essas tratativas, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

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