Qual a importância do seguro viagem?

qual a importância do seguro viagemDescubra qual a importância do seguro viagem e dicas de como escolher a melhor opção!

Imagine que você vá viajar para os Estados Unidos por uma semana. Você faz o seguro viagem, pagando o preço total R$160,00. Chegando em Hollywood você se empolga e decide imitar aquela clássica cena do famoso musical Singing in The Rain mas ao tentar subir no poste leva um belo de um tombo e quebra o pé. No hospital você recebe todo o atendimento necessário durante um dia inteiro. Tudo em ordem. Até receber a conta do hospital, com seus 4 dígitos, (em dólar!)… Acredite, você nunca ficará tão feliz em ter pago míseros R$160 para ter uma cobertura de despesas médicas que lhe poupará esse gasto com hospital etc.

Se você levar em conta que o custo de internação diária nos EUA sai em média por 1.960 dólares (dados de 2011), então é preciso se precaver para não voltar da viagem endividado.

Neste post mostraremos a importância do seguro viagem em situações como essa. Confira e escreva suas dúvidas nos comentários.

Cotação Seguro Viagem

seguro viagem - proteja-se de despesas hospitalares após tentar imitar singin in the rain

Clássico “Singing in the Rain”

Importância nº 1
Sem seguro viagem, você não viaja

Para muitos destinos internacionais é obrigatório ter um seguro viagem. Confira abaixo quais, segundo a Revista Veja:

– Europa: Todos os países que integram o Tratado de Schengen exigem a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça

– Cuba, exige seguro viagem para todos viajantes;

– Austrália, exige que estudantes de intercâmbio tenham obrigatoriamente o seguro-saúde Overseas Students Health Cover (OSHC).

Se você é marinheiro de primeira viagem, não se esqueça de checar se seu país de destino está nesta lista!

Porém, mesmo nos países em que não é obrigatório ter o seguro viagem, ele continua sendo de fundamental importância. Vamos ver por quê…

Importância nº 2
O barato pode sair (muito) caro

Há duas situações em que o barato pode sair caro, ao viajar: 1) Quando você viaja sem seguro viagem e 2) Quando você faz escolhe um seguro viagem somente pelo preço e não pela coberturas.

Vamos ver cada situação:

Viajar sem seguro viagem = Não gasta agora, mas pode gastar muito mais depois

Quem opta por viajar sem seguro viagem porque acha um gasto desnecessário estará economizando no presente, mas correndo grandes riscos no futuro, durante a viagem propriamente dita.

Só o extravio de uma bagagem já pode gerar um gasto superior ao preço do seguro, se você precisar comprar alguma roupa e itens de higiene pessoal enquanto aguarda a localização de seus bens. Quanto mais uma situação mais séria, como necessidade de assistência médica por acidente ou por enfermidades, as quais na nossa opinião consideramos as coberturas determinantes de qual seguro viagem escolher.

Escolher seguro viagem somente pelo preço = Comprar no escuro

Por outro lado, também conhecemos casos de gente que decide contratar o seguro viagem mas olha somente o preço, sem sequer saber quais os valores de cobertura garantidas no seguro. Nesse caso, o risco é outro: pagar por algo inútil.

Imagine que você contrate um seguro viagem através do seu cartão de crédito, sem a instrução de um bom corretor de seguros. Você acredita que terá cobertura de despesas médicas-hospitalares, mas quando precisa dela durante a viagem descobre que na verdade seu seguro viagem era somente para cobertura de morte e invalidez. Frustrações (e prejuízos) como essa podem ocorrer quando se contrata um seguro viagem sem questionar quais as coberturas e seus limites de indenização.

Conclusão:
Seguro viagem é proteção financeira

Eis que vemos a importância nº 2 do seguro viagem: proteção financeira durante toda a viagem, contra diversos tipos de risco: extravio de bagagem, despesas médico-hospitalares, necessidade de assistência jurídica e mais.

Importância nº 3
Garantia de tranquilidade

Outro ponto fundamental do seguro viagem é que ele é garantia de tranquilidade para você e para sua família, principalmente nas questões de saúde.

Se algum imprevisto como uma enfermidade ou acidente ocorrer durante a viagem, coberturas como assistência médica, assistência odontológica, traslado médico, cobertura para viagem de familiar para visita em caso de internação do segurado, etc., serão uma forma de garantir a você e sua família que tudo correrá da melhor maneira possível, sem empecilhos financeiros.

Cotação Seguro Viagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *