Aprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!
Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.
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Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.
Situação nº 1:
Quem empurrou, pagou
Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!
Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.
Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.
Situação 2
Quem trombou, pagou
Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.
Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.
Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.
Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.
Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?
Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!
hoje um carro bateu na traseira do meu carro q consequentemente bati no da frente, e o q tinha colidido no meu carro evadiu-se do local como resolvemos isso?estavamos todos parados.
obs:o carro da minha frente quer q eu pague pelos danos(coisa q não irei fazer ).tbm fui vitima .
Thiago, boa tarde!
Pela sua descrição entendemos que seu carro foi empurrado pelo veículo que vinha atrás.
Dentro destas circunstâncias, entendemos que o condutor do carro que bateu no seu também é responsável pelo veículo a sua frente, assim como por seu carro. Procure explicar isso ao outro motorista envolvido e que será necessário que as vítimas cobrem os prejuízos do último carro da fila, procurando localizá-lo.
Ficamos à disposição!
eu passando pela pode aqui na minha cidade uma viatura da policia para bruscamente para abordar um meninos que estavam pulando da ponte para tomar banho na mare,so que ao parar um gol vermelho bateu na viatura e logo em seguida eu nao consegui frear ,por que foi muito rápido,mas os outros condutores alegam que a culpa foi minha.o que eu faço?
André, boa tarde!
Pela sua descrição entendemos que primeiro o gol vermelho bateu na viatura, e depois você bateu no gol vermelho.
Se tiver ocorrido desta forma, entendemos que você é responsável somente pela traseira do gol vermelho e pela dianteira do seu próprio carro.
A dianteira do gol vermelho e a traseira da viatura de polícia são de responsabilidade do motorista do gol vermelho.
Se não houver acordo quanto a isso, será necessário recorrer a um advogado.
Ficamos à disposição!
Olá,
Me envolvi em um engavetamento em uma condição exatamente igual a “situação 2 ” apresentada, onde o carro 1 parou repentinamente na pista de rolagem o carro 2 bate na traseira do 1, o carro 3 na traseira do 2 e o carro 4 na traseira do 3. O boletim de ocorrência foi registrado no local onde cada um deu sua versão.
Ao receber o boletim uma semana depois, lendo o depoimento dos outros condutores, fica explicito que ocasionei o engavetamento empurrando o carro 3 contra o 2 e o dois contra o 1.
Minha dúvida é, como posso me defender neste caso sabendo que o depoimento dos demais condutores não traduz o que realmente aconteceu?
(Obs. meu carro era o único que tinha seguro)
Fábio, boa tarde!
Será necessário consultar um advogado pois neste caso é necessário instrução jurídica já que os demais envolvidos falaram uma versão diferente do ocorrido no B.O. culpando o senhor.
O advogado poderá lhe dizer como se defender.
Também é importante que você faça a constatação de sinistro junto a sua seguradora informando como ocorreu a colisão, para que fique registrado. Seu corretor poderá lhe ajudar a fazer este procedimento.
A sua cobertura de danos a terceiros poderá ser utilizada até o limite contratado para consertar os carros pelos quais você se considera culpado. Se eventualmente o caso for para Justiça e você for declarado culpado pelos demais carros, poderá usar o restante da cobertura para pagar a indenização determinada pelo juiz. Para isso é imprescindível notificar a seguradora de qualquer processo relacionado a essa colisão e comparecer a todas as audiências.
Ficamos à disposição
Ola!
Bom dia.
Na semana passada, vinha a mais ou menos 70 km /h, quando o carro da frente freou bruscamente. Segurei nos freios e consegui parar a mais ou menos em ou dois do carro da frente. Porém, uma hylux que vinha atrás, não conseguiu se controlar e me atingiu me levando a atingir o veículo da frente. Nem eu nem o dono da Hylux temos seguro. A batida foi tão forte que, segundo os profissionais de seguros, teria dado PT no meu veiculo Nesse caso quem deve ser arcar com os prejuízos?
Desde já, sou grata pela resposta.
Eunice, boa tarde!
Pela sua descrição entendemos que o último veículo da fila, a Hilux, empurrou todos os demais carros a frente que já estavam parados.
Se tiver sido desta forma entendemos que o motorista da Hilux é responsável pelos danos a todos veículos à frente, inclusive o seu.
Como ele não possui seguro será necessário arcar particularmente com os prejuízos, inicialmente através de um acordo com as vítimas. Se não chegarem a um acordo será necessário cobrar na Justiça.
Ficamos à disposição!
Estava parado no trânsito quando a moto 1 andando no “corredor” se choca com a moto 2, também no corredor, sendo a moto 2 lançada sobre meu carro e a moto 1 se evadiu do local.
Fiz o BO junto com a moto 2 e ele agora se recusa a ressarcir os danos no meu carro.
André, boa tarde!
Pela sua descrição entendemos que a moto 2 não teve culpa uma vez que foi jogada pela moto 1 contra seu carro. Entendemos que seria necessário encontrar a moto 1 e cobrar seus prejuízos do motorista da mesma.
Recomendamos que consulte um advogado para verificar essas informações e checar se o fato de as motos estarem no corredor de ônibus (proibido) pode tornar a moto 2 co – responsável pelo acidente.
Ficamos à disposição
Obrigado pela opinião.
As motos colidiram no “corredor” entre as faixas, não no corredor de ônibus. De qualquer forma é um local proibido, onde entendo que as motos assumiram o risco.
A moto 2 diz que a culpa foi da moto 1 e a moto 1 poderá dizer que foi a moto 2, ou seja lindo né ??
André, boa tarde!
Disponha :)
Bem complicado mesmo. Acredito que opinião de um advogado seja muito importante neste caso.
Ficamos a disposição!
André, boa tarde!
Bem complicado mesmo..
Infelizmente há alguns casos em que um fica jogando a culpa pro outro e somente indo pra Justiça para resolver a situação.
Torço para que consigam resolver na base da negociação para evitar o desgaste de um processo jurídico.
Abraços!
OLA GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA,
OCORREU UM ENGAVETAMENTO NUM COMBOIO REALIZADO PELO EXERCITO.
O MOTIVO QUE DEU INICIO A FREADA DO PRIMEIRO VEICULO FOI QUE ENTROU UM CARRO CIVIL POR UMA VIA LATERAL NO MEIO DO COMBOIO.
OS PRIMEIROS VEICULOS PARARAM, NO ENTANTO O QUINTO VEICULO NAO FREOU A TEMPO.
PERGUNTO SE O CARRO EXTERNO QUE INVADIU O COMBOIO É O RESPONSAVEL OU ISSO NÃO IMPEDE DO MOTORISTA QUE CONDUZIA O VEICULO TER FREADO A TEMPO, MANTIDO A DISTANCIA DE SEGURANÇA.
Sandro, bom dia!
Desculpe a demora em responder.
Geralmente quem bate atrás é considerado culpado, devido às leis de trânsito determinarem que é necessário manter distância e velocidade de segurança.
Em raras exceções ocorre de a culpa ser considerada de outra forma, sendo necessário consultar um advogado para verificar se no caso de vocês isso é possível.
Ficamos à disposição
ola, me envolvi numa colisao, parei o carro entre duas elevadas, e os dois carros de tras colidiram chocando na minha traseira, somente o meu estragou. O ultimo carro se nega a pagar, dizendo ser responsavel apenas pela traseira do veiculo a sua frente. isso procede?
Bruna, bom dia!
Depende de como ocorreu a colisão e como consta no Boletim de Ocorrência.
Vamos chamar o seu veículo de “carro 1”, o veículo atrás de “carro 2” e o último da fila de “carro 3”.
Se o carro 1) 1 parou, 2) o carro 2 bateu na traseira do carro 1 e 3) depois o carro 3 bateu na traseira do carro 2, então são consideradas duas colisões distintas, com o carro 2 sendo responsável pela traseira do carro 1 e dianteira do próprio carro 2 e com o carro 3 sendo responsável pela traseira do carro 2 e pela dianteira do próprio carro 3.
É como se um carro tivesse esbarrado no outro um após o outro, sendo cada um responsável pelos danos causados.
Nesse caso o carro 3 teria razão em dizer que não é responsável pelos prejuízos ao carro 1.
Se o carro 1) 1 parou, 2) o carro 2 parou e 3) somente após isso o carro 3 bateu no carro 2 o empurrando contra o carro 1, então se tratou de uma única colisão na qual o carro 3 é responsável por todos os danos.
Neste caso o carro 3 não tem razão em dizer que não é responsável pelos prejuízos ao carro 1 e será necessário entrar em um acordo com ele apresentando esses argumentos ou levando o caso à Justiça.
Ficamos a disposição!
Olá Jessica, bom dia.
Eu tive um acidente similar ao segundo cenário: bati na traseira de um carro que teve que parar por conta de outro carro à frente dele. Só que no meu caso, o motorista do carro em que bati, afirma que só bateu no carro da frente por conta da minha colisão com ele, pois não havia batido ainda. Eu não pude afirmar esta versão quando fiz o sinistro com minha seguradora, que não vai incluir a colisão dos carros à minha frente. Somente os meus danos e os da traseira do carro que que bati.
O condutor do carro em que bati, diz que vai acionar a justiça (carro da empresa, parece ser frota terceirizada/alugada).
O que devo fazer?
Abs
Gino
Gino, boa noite!
Como você tem seguro com cobertura para terceiros, caso o outro motorista eventualmente venha a acioná-lo na Justiça e você venha a perder a causa, você poderá acionar sua cobertura para pagar a indenização determinado pelo juiz. Mesmo que a seguradora tenha negado a indenização aos outros envolvidos no processo de sinistro, se na Justiça você for considerado culpado, a seguradora deverá acatar a decisão e pagar até o limite máximo contratado.
De sua parte o que é primordial fazer é informar a seguradora imediatamento se for intimado a responder judicialmente e comparecer a todas as audiências para não perder seu direito à cobertura.
Ficamos à disposição!
bati em um carro que freou bruscamente na rodovia, consequentemente o carro bateu no que estava a frente, sou o culpado?
Michel, boa tarde!
Peço desculpas pela demora em responder! Infelizmente alguns comentários caíram no SPAM e estou conseguindo recuperar aos poucos.
Segundo as leis de trânsito quem bate atrás é considerado culpado, pois subentende-se que deveria manter uma distância e velocidade de segurança.
Nesse sentido, pela sua descrição entendemos que o senhor é responsável pelas duas colisões, na medida em que o carro a sua frente bateu no outro após ser empurrado. Caso deseje um segunda opinião, o que consideramos importante, recomendamos que consulte um advogado.
Ficamos a disposição!
ola poderia me tira uma duvida ,o veiculo a minha frente, ao sair de primeira bate no veiculo da frente como, eu vinha atras não consegui para meu veiculo e bati na traseira dele. como não amaçou a frente dele o primeiro foi embora com seu prejuízo e o segundo quer que eu pague o prejuízo dele sendo que o fato de ele ter freado muito bruscamente não deu tempo de eu para o meu veiculo, eu sou culpada ? tenho que ficar com o prejuízo dele e o meu.
Luciana, boa noite!
Entendemos seu ponto de vista, pois realmente é bastante difícil frear dependendo da situação. Porém, a lei prevê que quem colide atrás é culpado, pois é necessário manter uma distância e velocidade de segurança que permita parar a tempo mesmo que o carro a frente freie bruscamente.
Caso você se considere inocente, recomendamos que consulte um advogado para checar se há alguma possibilidade de se defender nesse sentido e de cobrar seus prejuízos do motorista que você entende como culpado.
Se você for considerada culpada pela colisão, então será responsável pelos prejuízos a seu próprio carro e à traseira do carro a sua fente.
Futuramente recomendamos que faça um seguro para se proteger desse tipo de situação.
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Ficamos a disposição!