Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro – 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Alex da R. Paes diz:

    Ola boa noite!
    Estávamos em uma rodovia engarrafada (linha vermelha) com trânsito bem lento (anda e para), os veículos dentro de seus limites de segurança para um transito lento, quando fomos surpreendidos por uma colisão na traseira por uma picape e fomos projetados para frente colidindo com outro carro e o da frente com outro (4 carros no total), um motociclista que parou para ver ver se estava tudo bem falou que viu o motorista da picape distraído no celular na hora do acontecido mas foi embora e não deu para servir de testemunha, nesse caso as seguradoras dos carros a frente acionará quem uma vez que o meu e nem o causador tem seguro?

    • Jessica diz:

      Alex, boa noite!

      Pela sua descrição entendemos que o motorista da picape foi responsável por todas as colisões uma vez que o empurrão inicial fez os demais colidirem entre si.
      Se a descrição do acidente no B.O. e informada na abertura do sinistro pelo segurados constar desta mesma forma, as seguradoras deles deverão procurar o motorista da picape para solicitar o ressarcimento dos prejuízos.
      Se eventualmente procurarem você, recomendamos que informe como ocorreu o acidente e, se necessário, solicite instrução de um advogado

      Para o futuro recomendamos que faça um seguro de terceiros. É acessível e de fácil contratação. Você pode pedir uma cotação aqui: http://muquiranaseguros.com.br

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  2. Rafael Teixeira diz:

    bom dia estou trafecando em uma via o veiculo da frente para derrepente paro atras sem bater mas ai vem o TERCEIRO CARRO encosta atras fasendo EU bater mae ai VEM o QUARTO carro FASENDO o TERCEIRO bater EM mim E eu BATENDO no PRIMEIRO ainda O ultimo ALCOOLIZADO

    • Jessica diz:

      Rafael, bom dia!

      Pela sua descrição, entendemos que o terceiro e quarto carros são considerados responsáveis pela colisão. Os prejuízos do primeiro e segundo carro deverão ser cobrados deles.

      Como é difícil determinar qual prejuízo foi causado pelo terceiro carro e qual foi causado pelo quarto carro, se não houver acordo entre as partes, é interessante buscar instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  3. Eliane diz:

    Meu marido estava em uma avenida qd um carro entrou à esquerda sem dar sinal,meu marido e os 2 carros da frente pararam,o que vinha atrás parou, mas em seguida foi empurrado pelo de trás que bateu no carro do meu marido,quem é o culpado?

    Obrigada

    • Jessica diz:

      Eliane, bom dia!

      Pelas normas de trânsito, quem colide atrás é considerado culpado. Num engavetamento ocasionado pelo “empurrão” do último da fila, ele é considerado responsável pelos danos aos carros da frente.
      Porém, recomendamos que consultem um advogado para checar se o fato de o primeiro carro da fila ter cruzado a pista para a esquerda sem dar seta pode configurá-lo como culpado pela sucessão de colisões subsequente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  4. claudinei diz:

    o carro A, liga seta que vai entrar para a esquerda….o carro B, que vem atrás para bruscamente para não colidir no carro A e o meu, carro C, colide na traseira do carro B que colide na traseira de A..como resolver este caso…quem paga quem.?

    • Jessica diz:

      Claudinei, bom dia!

      Pelas normas de trânsito quem colide na traseira é considerado culpado. Neste sentido, como o carro B foi empurrado contra com carro A pelo carro C, o carro C seria responsável pelos danos de A e B.
      Contudo, recomendamos que cheque com um advogado questionando se a interpretação acima é válida mesmo se considerar que o carro A estava entrando na via da esquerda. Verifique se o fato de ele estar cruzando a pista pode configurá-lo como causador das colisões.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  5. Marco Bianchini diz:

    Bati em um carro que estava parado na fila causando um engavetamento entre 4 carros contando o meu. Nenhum deles deixou distância do carro da frente, sou responsável pela batida de todos os carros?

    • Jessica diz:

      Marco, boa noite!

      Quando um carro causa uma colisão empurrando os carros a frente, ele é considerado responsável pelos carros a frente que foram empurrados.
      Caso seja difícil definir de quem foi a culpa por se tratarem de muitos veículos, recomendamos que consulte um advogado pois ele poderá lhe instruir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  6. Almerinda diz:

    O carro A e uma moto estão subindo, derrepende o carro B sai da oficina e o carro A começa a descer rápido com medo do carro B bater em seu carro e colide com a motocicleta. De quem é a culpa?

    • Jessica diz:

      Almerinda, bom dia!

      Peço desculpas, mas neste caso não sabemos opinar, pois pode haver diferentes interpretações sobre o mesmo evento. Por um lado pode argumentar que o carro A foi culpado pois foi ele quem colidiu com a moto. Por outro lado pode – se argumentar que o carro B foi causador indireto ao entrar na pista, fazendo o carro A perder o controle.
      Por conta disso, recomendamos consultar um advogado para melhor lhe instruir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  7. Eliana diz:

    E quando o último que provoca o acidente foge do local deixando os outros três? Quem paga o que?

    • Jessica diz:

      Eliana, boa tarde!

      Quando o causador da colisão se evade do local e não é possível localizá-lo, infelizmente, as vítimas acabam tendo que arcar com seus prejuízos particularmente ou com seus próprios seguros de carro. Sendo todos vítimas do mesmo causador, cada um acionará seu próprio seguro.

      Se houver alguma informação sobre o causador (descrição do carro, placa, imagens de câmeras etc.) um caminho é tentar localizá-lo para cobrar esses prejuízos.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  8. Roberta diz:

    Um carro A sobe e outro carro B desce uma via preferencial, um terceiro carro C avança um pare da preferencial bate com o carro B que perde o controle e bate no carro A parado. De quem é a culpa?

    • Jessica diz:

      Roberta, boa noite!

      Se o carro C invadiu a preferencial colidindo o carro B, e somente após ser lançado o carro B batei no A, entendemos que o responsável pelo acidente como um todo é o carro C.

      Recomendamos que consulte um advogado para uma segunda opinião caso não esteja havendo acordo entre as partes envolvidas sobre a culpa nas colisões.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  9. JOAQUIM diz:

    ESTAVAMOS EM UM PARE PARA ENTRARMOS EM UMA ROTATORIA, O CARRO QUE ESTAVA NA MINHA FRENTE AVANCOU O PARE E ENTROU NA ROTATORIA, EU FUI ATRAS, BRUSCAMENTE ELE FREIOU E PAROU DENTRO DA ROTATORIA, EU VIM A COLIDIR NA TRASEIRA DELE, QUEM E ERRADO? POIS ELE PAROU DENTRO DE UMA ROTATORIA ONDE TEM MUITO FLUXO DE CARRO, O PARE ESTAVA PRA ELE ANTES DE ENTRAR NA ROTATORIA, E ELE PAROU DENTRO DELA

    • Jessica diz:

      Joaquim, bom dia!

      Neste caso será necessário consultar um advogado pois não sabemos dizer quem foi culpado. Por um lado ele parou na rotatória, o que entendemos que é proibido. Por outro, colisões traseiras geralmente são consideradas de responsabilidade de quem bate na traseira. Por isso um advogado poderá lhe instruir melhor.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

  10. maria aparecida fernandes diz:

    Estava em uma rua dentro de um bairro, fui converter a esquerda e um outro carru que vinha na via da esquerda freou mas derrapou e bateu em mim. Existe preferencial. Nao ha nenhuma placa de pare ou preferencial em nenhuma das 2 vias.

    • Jessica diz:

      Maria, boa tarde!

      Caso haja dúvidas de quem tinha a preferencial será necessário consultar no órgão de trânsito da cidade para checar qual as preferenciais da rua onde ocorreu o acidente.
      Você também pode consultar um advogado para ajudar a interpretar o que ocorrer e ver de quem foi a culpa.

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *