Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro – 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Paulo da Luz diz:

    Meu carro era o 1º da fila quando foi atingido na traseira em engavetamento envolvendo outros 5 carros. O carro que bateu no meu alega que foi empurrado pelo carro imediatamente atrás dele e a seguradora deste não quer assumir os meus danos. E o pessoal da ecovia exigiu que todos liberassem a rodovia BR-101 imediatamente, mesmo sem esperar a polícia rodoviária chegar, o que ocorreu sem podermos identificar o primeiro veículo causador. Neste caso podemos e/ou devemos acionar judicialmente o pessoal da ecovia (Concessionária)?

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      Pedimos desculpas pela demora em responder, estou retornando de férias esta semana.

      Como atuamos somente na área técnica de seguros não temos grandes informações sobre dúvidas jurídicas. Como opinião, entendemos que a Concessionária pode ser acionada por ter interferido na cena do acidente antes de ter sido feito B.O., o que poderá prejudicar as vítimas envolvidas; contudo não sabemos dizer se o valor a ser cobrado pode ou não ser o do conserto dos veículos das vítimas, que em princípio é de responsabilidade do causador da colisão inicial. Tendo em vista essas opiniões, recomendamos buscar instrução de um advogado para checar se é possível cobrar a concessionária pelos custos integrais do conserto e, não sendo possível, se é possível ao menos cobrar indenização por terem contribuído indiretamente para o maior prejuízo das vítimas ao não terem permitido que fossem realizados os procedimentos padrões de perícia e registro da ocorrência.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. Este site está ótimo. Perfeito para ilustrar a batida que sofri no fundo do meu carro, por um automóvel de grande porte. Ela vinha distraída ou ao celular que não posso provar, bateu no fundo do meu carro que eu já vinha reduzindo de longe pois a sinaleira estava apagada por falta de energia e tinha funcionários do metrô atravessando na faixa de pedestre. Nesta sinaleira tem também faixa de pedestre onde os funcionários do metro estavam atravessando. Bateu no fundo do meu sem freiar e me empurrou para frente, o que vinha atrás dela bateu no fundo do dela.

  3. Mariana Fidelis diz:

    Muito esclarecedor, todavia, o engavetamento em sentido oposto também deveria ser explanado pelo site.
    É aquele em que um veículo freia bruscamente, e os que encontram-se atrás colidirão na traseira uns do outros.
    Nesse caso em apreço, a jurisprudência entende que, quem colidiu atrás, isto é, na traseira, deve ter sua responsabilidade afastada.
    Ementa: RESPONSABILIDADE CIVIL – ACIDENTE DE TRÂNSITO -COLISÕES SUCESSIVAS ENGAVETAMENTO DE VEÍCULOS -ABALROAMENTO NA PARTE TRASEIRA DE AUTO QUE ESTAVA IMOBILIZADO NO TRÂNSITO CONGESTIONADO – HIPÓTESE,CONTUDO, EM QUE O VEÍCULO DO RÉU, IGUALMENTE PARADO, FOI ABALROADO POR UM TERCEIRO AUTOMOTOR QUE O IMPULSIONARA CONTRA A TRASEIRA DO VEÍCULO DO AUTOR – RESPONSABILIDADE DO RÉU^AFASTADA – AÇÃO IMPROCEDENTE -RECURSO IMPROVIDO.

    • Jessica diz:

      Mariana, bom dia!

      Obrigada :)

      Agradecemos a participação e as informações, são bem importantes!

      O post coloca as informações mais comuns que temos em atendimentos de sinistros de engavetamento. As seguradoras interpretam que a culpa é de quem colide atrás e dificilmente acatam outra interpretação a não ser em situações excepcionais ou levadas a justiça. Todavia, realmente existe jurisprudência de casos conforme a senhora menciona. Contudo, por serem resoluções jurídicas, recomendamos consultá-los em sites desta área, como por exemplo Jusbrasil: http://www.jusbrasil.com.br/

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  4. João diz:

    Oi, meu nome é João. Tenho 24 anos. Sou portador de um distúrbio psicológico. Causei um engavetamento. E acho q não tenho culpa no terceiro carro atingido. Vlw flw.

  5. WILMA SILVA diz:

    Olá,
    Estava parada num sinal vermelho, quando o veiculo atras de mim bateu no meu carro , com o impacto eu bati no veiculo da frente. Eu e o motorista da frente paramos numa rua ao lado para conversar com o senhor que causou todo acidente, mas ele malicioso acabou fugindo. Eu tirei uma foto da placa dele.
    Eu e o motorista da frente ( que eu bati por causa da colisão no meu ) fizemos um B.O
    contra o senhor que fugiu. Porém ele disse que não vai pagar nada.
    o carro que eu tava dirigindo era do meu amigo.
    Agora que o senhor que causou todo acidente se nega a pagar,
    o rapaz que estava na minha frente disse que vai me colocar na justiça( no caso meu amigo que é dono do carro) pq não quer sair no prejuízo.
    Judicialmente eu posso ser considerada culpada? Mesmo antes tendo feito B.O junto com o que agora esta me colocando na justiça?

    abraço

    • Jessica diz:

      Wilma, bom dia!

      A respeito de dúvidas de cunho jurídico recomendamos consultar um advogado. Como prestamos apoio técnico na área de seguros e consórcio, um advogado poderá lhe instruir melhor sobre esses pontos.

      Como opinião entendemos que a senhora não pode ser responsabilizada, tendo em vista que seu carro foi empurrado e está informação consta no Boletim de ocorrência em comum acordo com o motorista da frente. O advogado poderá lhe confirmar isso e outras informações.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  6. Jorge Bengard diz:

    Mesmo eu sendo causador do engavetamento ( empurrando ) o carro a minha frente e assim sucessivamente , os que estavam na frente do que volidir não teria que ter uma distância suficiente ( por lei ) ? Se sim , pagaria só o prejuízo de um e não de todos ?

    • Jessica diz:

      Jorge, boa noite!

      Como atuamos apenas na área de apoio técnico de seguros, as informações que temos são do argumentos e análises feitos pelas seguradoras no atendimento de sinistros de engavetamento. Para estes casos específicos, as seguradoras costumam interpretar que quem empurrou os demais é culpado pelo dano a todos veículos empurrados, tendo em vista que eles não colidiriam sem o impulso inicial dele.

      Contudo, para uma interpretação jurídica, recomendamos consultar um advogado.
      Este site também pode ajudá-lo bastante a buscar jurisprudências: http://www.jusbrasil.com.br/home (buscando por “engavetamento” o senhor encontrará muito material).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RDKFijrAnx4

      Atenciosamente,

  7. Boa tarde Jessica, ontem minha esposa estava dirigindo e foi vitima de uma ‘Situação 1″ (onde meu carro estava parado, atras do meu tinha um fiesta que foi empurrado por um celta branco) porem o motorista o carro que causou o empurrão (celta branco) esta alegando que quem tem que arcar com meu prejuizo é o dono do carro que ficou no meio (fiesta).
    Já li alguns artigos iguais ao seu que dizem que o (in) responsável é o que causou o empurrão, porém não encontrei a base desse texto no CTB. Sera que voce poderia me passar qual o Artigo e Inciso que fala sobre isso?

    • Jessica diz:

      Renan, bom dia!

      Entendemos que é uma situação que configura culpa presumida, não havendo necessariamente uma Lei que fala especificamente sobre essa situação. Contudo, ressalto que em nossa atividade prestamos apoio técnico em seguros e não apoio jurídico, por isso recomendamos consultar um advogado para confirmar essa informação e ter uma instrução jurídica mais assertiva.

      Dê uma olhada também neste site, pois costuma ter informações bastante úteis sobre jurisprudência: http://www.jusbrasil.com.br/home
      Buscando por termos como “engavetamento empurrado” ou palavras-chave nesta linha você encontrará bastante material.
      Neste processo, por exemplo, a culpa foi considerada de quem empurrou os demais por “APLICAÇÃO DA TEORIA DO CORPO NEUTRO”: http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/22566299/recurso-civel-71004033452-rs-tjrs

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  8. Fernando diz:

    Estava parado no sinal vermelho na minha frente havia um veículo atrás outro veículo quando um quarto veículo colidiu com o terceiro que bateu em mim e me projetou com primeiro veículo, após as colisões um quinto veículo bateu no quarto veículo, nesse caso a quem cabe a culpa pelo acidente? Uma vez que o quarto veículo que se destraiu e bateu.

    • Jessica diz:

      Fernando, boa noite!

      Para facilitar a explicação chamaremos o primeiro da fila de V1, o segundo de V2, o terceiro de V3, o quarto de V4 e o quinto de V5.

      Pela sua descrição entendemos que ocorreram duas colisões independentes: primeiro o V4 empurrou todos a frente (V1, V2 e V3) uns contra os outros; depois o V5 bateu na traseira do V4.

      Sendo este o caso entendemos que o V4 é responsável pelos danos a sua própria dianteira e ao V1 V2 e V3.
      Já o v5 é responsável pela sua própria dianteira e pela traseira do V4.

      Não havendo acordo entre as partes sobre a culpa no engavetamento ou dúvidas sobre o ocorrido, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  9. Rafael diz:

    No engavetamento existe diferença na responsabilidade entre os carros estarem em movimento ou parados

  10. Severino diz:

    Colidi na traseira de um veículo q colidiu em outro na traseira , eu disse q ele colidiu primeiro no da frente depois eu colidi na traseira dele , ele alega q eu empurei o carro dele como saber quem está falando a verdade

    • Jessica diz:

      Severino, boa tarde!

      Peço desculpas, porém não temos como saber como ocorreu o acidente.
      Como não há acordo entre os envolvidos, recomendamos consultar um advogado para lhe instruir.

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *