Aprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!
Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.
Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”
Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!
Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.
Situação nº 1:
Quem empurrou, pagou
Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!
Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.
Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.
Situação 2
Quem trombou, pagou
Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.
Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.
Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.
Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.
Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?
Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!
Estava na Fernão dias , voltando para casa e estava o maior trânsito.
Derepente o carro da frente freio e não consegui para meu carro e bateu na traseira .
Na hora parecia não ter acontecido nada ,depois de duas semanas o rapaz ligou e disse qie tinha que conserta e valor absurdo,E não tenho condições.
Como devo prosseguir?
Olá Daiane, tudo bom?
Recomendamos negociar com o terceiro, buscando por exemplo parcelar o valor. Caso não seja possível chegar a um acordo, recomendamos consultar um advogado.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc
Saudações muquiranas!
Eu estava subindo a serra aí os carros foram parando derrepente aí todos pararam aí oque que vi atrás de mim ,não conseguiu parar e empurrou meu carro no da frente eu sou culpado?
Olá David, tudo bom? :)
Quando um veículo (A) é empurrado por outro (B) contra os demais, aquele que empurrou (B) é considerado responsável pelo prejuízo de todos a frente que foram empurrados por ele.
Caso não haja acordo entre os envolvidos sobre a responsabilidade no engavetamento, recomendamos consultar um advogado.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A
Saudações muquiranas!
Olá me envolvi em um acidente e carro da frente alega q empurrei e por isso bateu no carro da frente . porém nas fotos eles não estão colados e meu ficou bastante afastado do dele ,so se tivessem colados q teria empurrado?
Migrau, boa noite!
Como não há consenso entre os envolvidos sobre a origem do engavetamento, é recomendável consultar um advogado.
Pode ocorrer de a colisão inicial ser forte o suficiente para impulsionar o carro da frente de modo que ele acabe ficando bem longe. Por isso sem maiores detalhes não temos como opinar. Um advogado poderá ajudá-los melhor.
Apoie nosso trabalho e se inscreva no canal da Muquirana Seguros Online no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo
Saudações de nosso equipe muquirana!
Boa noite eu estava em uma via de 50 km a 300 metros avia um farol que estava no vermelho e todos os caras estavam parando e de repente o motorista da minha frente sem freia bateu em um carro parado eu tentei parar o carro mas ele derrapou aculpa é do carro da frente que nao freiou ?
Rubens, bom dia!
Chamaremos o primeiro da fila de carro 1, o segundo de carro 2 e o último (o seu) de carro 3.
Se o carro 2 colidiu com o carro 1, em princípio ele é responsável pela traseira do carro 1 e pela dianteira do próprio carro 2.
Já o carro 3, por ter colidido depois, seria responsável pela traseira do carro 2 e dianteira do próprio carro 3.
Caso não haja acordo entre os envolvidos sobre a responsabilidade no engavetamento, recomendamos consultar um advogado ou as Pequenas Causas.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo
Atenciosamente,
Se o carro da frente freol o q veio a trás colidiu no veículo da frente e eu colidir no q ficou no meio quem assume o prejuízo
Ditiano, bom dia!
Pela sua descrição entendemos que houveram duas colisões, sendo o carro 2 responsável pela traseira do carro 1 e dianteira do seu próprio carro 2; é o carro 3 responsável pela traseira do carro 2 e dianteira do próprio carro 3.
Em princípio considera-se culpa presumida de quem colide na traseira, pelo Código de Trânsito prever que se mantenha distância de segurança. Mas existe jurisprudência para situações diferentes, sendo recomendável consultar um advogado se não houver acordo entre os envolvidos.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs
Atenciosamente,
Estava na castelo branco em um dia de chuva a via permitia 100 km por hora quando derrepente o carro da frente freio bruscamente por outro carro ter freiando bruscamente também é eu freiando meu carro foi derrapando e veio a colidir quem é culpado
Alberto, boa tarde!
Em princípio considera-se culpa presumida de quem colide na traseira, pelo Código de Trânsito determinar que se mantenha distância de segurança. Mas existe jurisprudência nas quais o veículo da frente foi considerado culpado.
Quando não existe acordo entre os envolvidos, é recomendável consultar um advogado.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs
Atenciosamente,
Bom dia a 40 dias atrás, eu estava em um restaurante com minha família, e deixei meu carro estacionado numa rua onde era permitido estaciona quando voltei para pegar o meu carro lá estava um outro carro batido em frente ao meu, Morais da história havia um outro carro que segundo informação foi quem bateu no carro que colidiu com o meu, neste caso quem é o culpado pelo prejuízo do meu carro?
Wellington, boa tarde!
Se o motorista do carro encontrado afirma que foi impulsionado por outro veículo, em princípio o motorista deste outro veículo é responsável.
Recomendamos verificar se há sinais que comprovem que houve colisão com outro veículo que indique que de fato ele foi empurrado.
Se não houver acordo sobre a responsabilidade na colisão, recomendamos consultar um advogado.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk
Atenciosamente,
Na rodovia o carro da frente bateu na mureta central e seu carro travou e eu bati de moto atrás dele. Nesse caso quem é o culpado?
Junior, boa noite!
No geral considera-se culpado quem colide na traseira, mas como nesse caso o fato gerador foi o carro da frente ter batido sozinho na mureta central e travado, creio haver margem para considerá-lo responsável por ter iniciado o acidente com sua primeira colisão sozinho. Recomendamos consultar um advogado para confirmar esta informação e lhe auxiliar.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I
Atenciosamente,
“Quem bate atrás é sempre culpado” Isso é mito não existe essa afirmação no CTB , existe somente a presunção de culpa , essa relativa ,que pode ser elidida por prova robusta.
Já existe casos transitado em julgado onde o responsável pelo acidente foi o motorista da frente.
Não se iludam …..
Estava trafegando um pouco abaixo da velocidade da via pois estava saindo de um condominio e veio um veiculo em alta velocidade na minha traseira e o mesmo derrapou na pista e foi para o acostamento evadindo a calçada de quem seria a culpa. Sendo que estava numa pista de 60 km.
José, boa tarde!
É difícil opinarmos, pois seria necessário verificar o croqui, as preferenciais etc.
Recomendamos checar de quem era a preferencial: se havia algum sinal de pare ou se a preferencial era de quem saia do condomínio. Será culpado aquele que não respeitou a preferencial.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I
Atenciosamente,