Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro - 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Ezequiel diz:

    Bom dia estava parado no farol vermelho antes q eu saísse ao abrir do farol um carro colidiu com minha traseira e outro com a traseira dele

    Muito forte a pancada

    Disse q não vai pagar o concerto do meu

    A lei me ampara nesse caso ?

    Afinal eu estava parado devido farol vermelho?

    • Jessica diz:

      Ezequiel, boa noite!

      O Código Civil prevê responsabilidade civil pelos danos e prejuízos causados por uma pessoa a outra, ainda que acidentalmente.
      No caso de colisões, existe a responsabilidade civil de quem causou a colisões sobre os prejuízos da colisão.

      Caso não haja acordo com o causador, recomendamos buscar as Pequenas Causas ou um advogado para tentar reaver os prejuízos via acordo extrajudicial e, se necessário, ação judicial.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  2. Vitor diz:

    Estava andando na minha pista quando um cara foi mudar de pista repentinamente de pista, a minha pista até então está fluindo, o carro bateu em mim e eu perdi o controle não consegui freiar e bati no carro da frente que bateu em outro da frente.

    De quem é a culpa ? Do cara que bateu em mim e provocou as outras batidas ou eu devo arcar com os custos dos outros carros?

    Obrigado

    • Jessica diz:

      Vitor, bom dia!

      Pela sua descrição entendemos que o veículo que mudou de pista gerou todas as colisões ao empurrá-lo contra os demais veículos. Sendo este o caso, trata-se de um único evento com mesmo fato gerador, sendo a responsabilidade do veículo que fez a mudança de pista sem o devido cuidado.
      Caso não haja acordo entre os envolvidos sobre a responsabilidade nas colisões, recomendamos acionar seu próprio seguro para fazer seus reparos e depois buscar as pequenas causas para reaver este valor. Também é recomendável consultar um advogado se os demais carros estiverem lhe cobrando.

      Quando for renovar seu seguro, peça uma cotação com a gente ;)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  3. Jane diz:

    Numa via uma moto colidiu atrás de um carro(não sei quem foi o culpado), mas nós numa via molhada e a moto já no chão, mesmo freando, batemos na moto. Nesse caso quem paga o prejuízo?

    • Jessica diz:

      Jane, bom dia!

      Entendemos que o segundo carro a colidir com a moto é responsável por parte dos danos à moto, por se tratar de colisão independente da primeira batida. A dificuldade está em discriminar quais danos foram decorrentes da primeira batida e quais foram da segunda. Se a primeira colisão foi na parte dianteira e a segunda na parte traseira, é possível propor a separação dos danos desta maneira.
      Recomendamos primeiramente conversar com o proprietário da moto e buscar um acordo. Se não houver acordo sobre a responsabilidade no acidente e/ou valores a serem indenizados, é recomendável buscar conciliação nas Pequenas Causas ou instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  4. Marcelo Andrade diz:

    Boa noite!
    Um acidente entre um caminhão e um carro numa pista de mão dupla provocou a parada de vários carros em um dia de chuva numa estrada em péssimas condições de sinalização, iluminação e acostamento, estava anoitecendo. Nisso o cara que estava na minha frente freou e bateu no que estava na frente dele eu tbm não consegui segurar, apesar da distância, pois chovia e deu aquaplanagem. Bati atras dele, já me ofereci para arrumar a traseira, mas ele insiste em dizer que eu p empurrei e por isso ele bateu no da frente e eu sou culpada por todo o prejuízo, inclusive alegando que deu P.T. no carro dele. Como posso provar que ele bateu antes no carro da frente?

    • Jessica diz:

      Marcelo, bom dia!

      Como não existe consenso entre as partes sobre como ocorreu a colisão, recomendamos consultar um advogado. Creio que o relato do primeiro veículo da fila dos 03 junto a outras testemunhas possam ajuda na argumentação, mas o advogado poderá lhe instruir se existem caminhos além deste.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  5. Ari Moises Rodrigues diz:

    Boa noite,numa via urbana formou-se uma fila,uma mulher descuidada bateu na traseira do meu carro e consequentemente bati na traseira de outro.Pela marca da freada ela deveria vir muito rápido.Quem paga o que?

    • Jessica diz:

      Ari, bom dia!

      Em princípio quem bate na traseira é considerado culpado. Se o último da fila colidiu e empurrou os demais uns contra os outros, ele é considerado responsável pelos danos a seu próprio veículo e ao demais que foram empurrados.
      Se não houver acordo entre os envolvido sobre quem foi culpado, é recomendado consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  6. graziely diz:

    O engavetamento foi causado pela polícia em perseguição devo processar o estado? Que tipo de ação devo ajuizar?

    • Jessica diz:

      Grazeiely, boa tarde!

      Entendemos que é se a polícia foi causadora, o Estado pode ser processado. Porém não atuamos na área jurídica, sendo importante consultar um advogado para se certificar sobre este ponto e também como funciona a jurisprudência nessa situação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  7. Teresa diz:

    O carro do meu filho,nao conseguiu frear devido a pista estar com lama, entro acidentalmente na faixa de rolamento de outro carro que colidiu na lateral esquerda dele, tanta força que o carro colidido capotou, meu filho é culpado?

    • Jessica diz:

      Teresa, boa tarde!

      Em princípio entendemos que seu filho pode ser considerado responsável na medida em que o carro dele invadiu a outra pista. Recomendamos verificar com um advogado se não é possível acionar a concessionária que administra a rodovia já que as condições da pista eram adversas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  8. Gerson diz:

    No meu caso um veículo velho sem seguro bateu em um outro e afetou a traseira do meu. É correto cobrar a indenização do veículo do meio já que o causador não tem condições de pagar?

    • Jessica diz:

      Gerson, boa tarde!

      Se o veículo do meio foi empurrado pelo detrás, o do meio não pode ser responsabilizado pelos prejuízos. Tanto o primeiro da fila quanto o do meio devem solicitar o ressarcimento dos prejuízos ao último da fila mediante acordo ou, se necessário, ação judicial.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  9. Hoje eu sofri um acidente um engavetamento! Sendo que fui a ultima dessa colisão! Sendo que estavamos em uma rua que é proibido a parada pois o trafego é intenso!
    Sabemos que a causa de uma freagem brusca foi de um caminhao sendo que este mesmo nao ficou no local!
    O carro seguinte seria um alpala que conseguiu frear sendo bruscamente e teve que jogar a frente do carro na direção contraria e sussivamente o corsa que estava atras nao conseguiu parar e nem eu bati no corsa e o corsa bateu no alpala! Gostaria de saber de quem é a culpa pois meu carro nao reve dano algum que bateu na traseira do corsa sendo que o corsa a frente teve bastante prejuizo junto com a trazeira do alpala que tambem ficou com estrago!
    Por favor me informe quem esta errado nesta colisao ou se nao tem algum culpado

    • Jessica diz:

      Gislaine, boa noite!

      Se todos envolvidos estiverem de acordo que a culpa foi do caminhão, pode fazer um acordo de cada qual arcar com seu próprio prejuízo. Se houver divergência e não for possível chegar a um acordo, é recomendável consultar um advogado.

      No geral considera-se culpado quem colide na traseira e, se a colisão inicial empurrou os demais, o último da fila é responsável pelos demais à frente.
      Contudo como a senhora mencionou que toda a colisão ocorreu devido ao caminhão ter invadido a pista (ou parado em local proibido, não entendi ao certo) creio que ele pode ser considerado responsável. Por ser uma situação de difícil interpretação, é difícil dar uma opinião definitiva, mas fica api nossa interpretação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  10. wilton diz:

    meu caso é exatamente de acordo com o primeiro exemplo,no B.O o veiculo que estava atrás do meu esta descrito como causador do engavetamento,porem o dono do veiculo que estava na minha frente esta me processando junto com o veiculo que causou o acidente.Existe possibilidade de eu ter de indeniza-lo.O que faço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *