Saiba como funciona a escolha de oficina quando ocorre sinistro com terceiro no seguro de automóvel!
Um dos impasses mais comuns nos sinistros de terceiros em seguros de automóvel é a escolha da oficina onde será feito orçamento do reparo. No post de hoje trataremos deste assunto.
Atenção: Este post é voltado para pessoas que foram vítima e estão entrando com terceiro no seguro do causador. Se você é causador ou vítima e acionará seu próprio seguro, o post indicado para você é este aqui.
Terceiro SEMPRE tem
livre-escolha sobre oficina
Há casos nos quais o causador-segurado, por falta de informação, diz ao terceiro que ele é obrigado a levar o veículo em oficina referenciada já que entrará como terceiro no seguro dele. Essa informação não procede.
O terceiro sempre tem liberdade para escolher em qual oficina deseja levar seu veículo. O fato de estar sendo atendido como terceiro não influencia nisso, por uma série de motivos:
- Não existe relação contratual entre terceiro e seguradora: A cobertura de terceiros que está sendo acionada trata de um contrato (apólice de seguro) entre causador-segurado e seguradora dele. As previsões contratuais dizem respeito a essas duas partes e não ao terceiro.
- O próprio segurado tem livre-escolha de oficina e não faria sentido restringir essa possibilidade para o terceiro.
É necessário acordo entre
Oficina e Seguradora
Apesar de o terceiro pode escolher a oficina que desejar, isso não obriga a seguradora a acatar todo e qualquer orçamento.
Sempre que o terceiro escolhe uma oficina não referenciada, o sinistro passará por alguns passos:
- Oficina receberá o veículo sinistrado do terceiro;
- Processo de sinistro de terceiro é aberto pelo causador com seu corretor;
- Seguradora enviará seu vistoriador para avaliar o veículo sinistrado;
- Oficina fará o orçamento;
- Oficina enviará o orçamento para análise da seguradora;
- Seguradora informa se está de acordo com:
- Serviços previstos no orçamento;
- Peças previstas no orçamento;
- Valores do orçamento.
- Estando de acordo, seguradora libera reparos (no caso de perda parcial) ou dá início ao processo de indenização integral (no caso de perda total).
Se não houver acordo entre oficina e seguradora sobre algum dos três pontos acima, eles negociarão até chegarem a um ponto comum. Essa negociação é normal e no geral ocorre de forma tranquila.
Nas exceções em que ocorre algum entrave no qual oficina e seguradora não chegam a um acordo, as recomendações são:
- Pedir ajuda do corretor da apólice para ajudar na intermediação da negociação;
- Se continuar não havendo acordo:
- Sugere-se levar a uma segunda oficina. Solicite autorização da seguradora para que a remoção seja feita sem custos para o terceiro.
- Compare os orçamentos duas oficinas para chegar a um consenso e aprovar o serviço na nova oficina.
O que muda entre oficina
livre-escolha e referenciada?
Neste outro post explicamos quais as vantagens de escolher oficinas referenciadas. Essas informações não mudam entre segurado e terceiro. Recomendo fortemente a leitura.
O impasse de veículos
em garantia de fábrica
Neste mesmo outro post pontuamos cuidados indispensáveis nos casos de sinistros com veículo dentro da garantia de fábrica. Não deixe de ler.
Pingback:Quem escolhe a oficina: segurado ou seguradora? – Muquirana Corretora de Seguros