Descubra se quando o airbag abre obrigatoriamente dá perda total (PT)!
Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes e visitantes do blog é se obrigatoriamente dá perda total quando o airbag abre em uma colisão.
Neste artigo responderemos esse questão, focando nos critérios de perda total do seguro de automóvel.
Aproveite e peça também uma cotação conosco :)
Abrir airbag não dá perda total
Critério de perda total independe do airbag
Existe um boato popular de que quando o airbag abre, necessariamente será considerado perda total do veículo. Mas não é bem assim.
Tratando-se de veículo segurado, a seguradora garantirá o que está previsto no contrato. Lá, o critério para perda total no seguro de automóvel é que os custos de reparo ultrapassem 75% do valor do veículo previsto pela Tabela Fipe (para maiores detalhes, clique aqui). Portanto, em princípio, critério de perda total independe de o airbag ser acionado ou não.
Se o airbag abrir e os custos de reparação atingirem 75%, será considerado perda total. Se o airbag abrir e os custos de reparação não atingirem 75%, será considerado perda parcial e não total.
A confusão em torno do uso airbag e da perda total se dá porque na maioria dos casos o custo de reparação do airbag é bem alto. Acidentes que acionam o airbag geralmente são mais brutos, e geram outros danos ao veículo que, se somados à reparação do airbag, acabam atingindo os 75% estipulados como perda total. Porém, nos casos em que o airbag abre e, mesmo assim não atinge o 75% do valor do veículo, então não será perda total.
O vídeo abaixo fala um pouco sobre o assunto. É um vídeo beeem antigo, de quando eu estava começando. Por isso perdoem a péssima qualidade de gravação e áudio. Os vídeos mais recentes do canal são bem melhores, dá um pulo lá!
O mesmo vale para danos na longarina ou eixo do veículo
A mesma coisa vale para danos na longarina ou eixo do veículo. Da mesma forma que o airbag, acredita-se que uma vez danificado o eixo do veículo obrigatoriamente ocorrerá perda total no seguro de carro.
O critério de perda total em todos os casos é que os custos do conserto atinjam 75% do valor do veículo. Se o airbag, longarina ou eixo forem afetados, mas o custo de reparação não atingir os 75%, então não será perda total.
É seu direito receber o carro consertado em perfeito estado
Geralmente quem tem o airbag, longarina ou eixo do carro afetados, sofreu uma colisão mais forte. A maior preocupação das pessoas nessas horas é que, não ocorrendo perda total com indenização integral, o conserto do carro sinistrado fique ruim e ele não volte a ser como antes.
É uma preocupação importante! A seguradora deve necessariamente repor o bem danificado em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou defeito, e com garantia de segurança e qualidade.
Em casos de danos nos quais não é possível fazer os reparos com garantia de segurança, pode haver perda total sem atingir os 75%.
Veículos de terceiros
Vale ressaltar que as informações acima valem para veículos que acionam o próprio seguro. Para os casos de veículos de terceiros em atendimento por meio da cobertura de danos a terceiros do seguro do causador, o cenário muda bastante.
Não há vínculo contratual entre terceiro e seguradora – portanto, o critério de 75% de danos para dar PT, não é taxativo. Portanto, há maior margem para negociação nesses casos. Para maiores detalhe recomendamos a leitura deste outro post: “Cobertura Danos a Terceiros: com funciona?”.
Boa noite Jéssica, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho aqui prestado, gostaria de tirar uma duvida, estou para comprar um veiculo no qual conta no documento sinistro reparado, o mesmo sofreu uma colisão na parte lateral esquerda pegando parte da traseira, e assim acionou os airbags, após eu fazer a troca dos mesmo qual a media de chance de uma seguradora recusar o seguro, visto que o dano da colisão não foi de grande consequência estrutural?
Felipe, bom dia!
Muito obrigada pelos parabéns, é muito bacana ter esse feedback :)
Quando consta no documento do veículo que o mesmo foi sinistrado, essa informação fica vinculada ao número do chassi do carro.
Algumas seguradoras fazem a decodificação deste chassi, de modo que no momento da própria cotação já informam se recusam ou se aceitação com restrições.
As que não trabalham com decodificação do chassi no momento da cotação, tem acesso a essa informação após a contratação do seguro, na vistoria prévia (obrigatória para veículos usados). Nesses casos, o seguro pode vir a ser recusado na vistoria prévia ou gerar uma pendência a qual solicita a correção do percentual de cobertura da Tabela FIPE para um percentual aceito pela seguradora, geralmente entre 70% e 90%.
Não temos como informar quais as chances de as seguradoras recusaram seu caso específico. Como as normas variam muito entre as seguradoras, a única forma é fazer as cotações e verificar quais tem aceitação e se há alguma restrição/limitação.
Ficamos a disposição!
bom dia estou com um veiculo na oficina credenciada a mais de 40 dias por motivo de sinistro e o carro nao esta ficando de acordo e eles nao querem dar perda total como proceder
Andrea, bom dia!
É necessário verificar junto a oficina qual o motivo da demora na entrega do veículo:
Caso seja decorrente de falta de peças, tanto a seguradora quanto a oficina não tem responsabilidade pela falta de peças. A responsabilidade é do fabricante e será necessário cobrar o mesmo para que forneça as peças o quanto antes.
Caso seja decorrente de demora da própria oficina, recomendamos que a senhora contate seu corretor de seguros, informe o que está ocorrendo e peça para ele abrir uma reclamação junto a sua seguradora.
Quando o veículo é levado a uma oficina credenciada a seguradora também é responsável, devendo dar garantia do serviço. Por isso, se a demora continuar ela deverá intervir, assim como se o carro for entregue com defeitos o serviço deverá ser refeito até que ele seja entregue em perfeito estado. Cada novo conserto deve ser somado ao anterior e, se a soma desses consertos atingir 75% do valor do carro, deverá ser considerado perda total com indenização integral.
Ficamos a disposição!
Assunto: Air Bag, após acionamento do veículo inflou sem colisão
Prezado (a), boa noite!
Possuo um veículo Punto Essence 1.6, fabricante FIAT, o mesmo teve os Air Bag´s frontais inflados após acionamento (ligar) do veículo, não ocorreu nenhum tipo de colisão frontal, o mesmo estava estacionado na garagem longe de qualquer situação inesperada. Entretanto o detalhes do dia do ocorrido foi o seguinte: o veículo no período da manhã no intervalo de umas 05:00hs a 07:30hs da manhã esteve em contato com um volume de água até o assoalho do carro, não mais que isso. O veículo foi removido do local onde estava em contato com este volume de agua, para que não ocorresse um aumento da quantidade de água no entorno do veículo, o mesmo foi removido sem ligar para que não ocasionasse ou danificasse a parte elétrica e/ou mecânica. O veículo foi levado para uma garagem, longe de contato direto com qualquer coisa que pudesse ocasionar uma avaria no mesmo, no final da tarde por volta das 16:30hs fui ligar o veículo para sair e após girar acionar (ligar) o mesmo, em seguida os air bag´s frontais acionaram. Ressalto que toda a parte elétrica, no que tange a luz, setas, alarme, acionamento dos limpadores, faróis, vidros elétricos, som e dentre outros estão funcionando corretamente, a exceto o airbag.
O veículo por ser novo, com apenas um 01 ano de comprado, encontra-se na garantia o qual fui orientado acionar o seguro (CONFIAT) da fabricante, pois se trata de um problema ao qual a fabricante tem que se responsabilizar, analisar, emitir parecer e consertar. Após o período de 30 (trinta) dias, recebe um contato de uma pessoal que se reportou como funcionário da Fabricante FIAT, e informalmente via telefone informou entre ligas o seguinte: após análise e perícia de funcionários qualificados da fabricante para este tipo de problema, constatou-se que o problema que ocasionou que os “Air Bag´s frontais” inflassem, foi uma molhação no determinado modulo e/ou central na qual ocorreu um curto no sistema, chegando a inflar os mesmos. Me informaram um prazo máximo de 10 dias para recebimento da parecer formal em minha residência.
Segue abaixo algumas perguntas e duvidas:
1. Diante do relato acima, gostaria de obter um melhor entendimento e/ou parecer, sobre de quais formas e situações possíveis um “Air Bag”, pode vim a ser acionado (inflar), sem ter ocorrido nenhum tipo de colisão frontal e brusca, caracterizando uma desaceleração do veículo, conforme prever no manual do veículo?
2. Existem empresas e/ou especialistas que atuam no mercado analisando e emitam parecer referente a itens de segurança do veículo, na qual possam relata o que realmente pode ocasionar a abertura (inflar) os Air bag´s?
3. Devo acionar o meu seguro visando o reparo e/ou perda total?
4. Devo acionar juridicamente, visando o reconhecimento por parte do fabricante ou seguradora o reparo, troca ou indenização? Peco-lhes uma ajuda na parte técnica, pois estou analisando a possibilidade de acionar a instância Jurídica para tentar reparar o prejuízo de tudo que estou sendo lesado.
Atenciosamente,
Amauri Mascarenhas
Amauri, boa tarde!
1. Não temos como passar informações mais técnicas, pois foge ao escopo do seguro. Como relato pessoal, já tive um caso de cliente cujo airbag acionou sem motivos, enquanto ele dirigia, sem nenhuma parada brusca que pudesse ocasionar isso. No caso dele se constituiu em falha de fabricação e inclusive coloquei ele e o filho pequeno em risco, pois o susto fez com que colidisse o carro. No caso dele, orientamos a buscar um advogado para processar o fabricante em razão do risco que correu e dos danos corporais sofridos pelo filho.
2. Existem empresas especializadas em vistoria de qualidade que podem fazer o serviço que o senhor deseja. Eles irão cobrar uma taxa pelo serviço, mas poderão fazer um check up completo no carro inclusive identificando a origem dos problemas mencionados. O laudo dessa vistoria pode ser usado como prova caso o senhor opte por processar o fabricante.
3. O seguro poderá ser acionado, pois há cobertura para inundação/enchente e os danos gerados pela mesma. Será necessário argumentar com o seguro que o airbag foi acionado em decorrência da inundação num curto circuito. Se por um acaso a seguradora contra-argumentar que a falha de acionamento do airbag é de responsabilidade do fabricante, recomendamos que peça ajuda a seu corretor para enviar os laudos e cartas que comprovem que, a despeito de falha do fabricante, a causa inicial do acionamento foi a inundação, que se constitui em sinistro coberto pelas Condições Gerais.
Vale ressaltar que neste caso é possível acionar o seguro por conta da inundação que desencadeou o acionamento do airbag. Se não tivesse ocorrido inundação e o airbag tivesse acionado sozinho, sem nenhum outro fato (colisão, enchente etc.), por exemplo enquanto o senhor dirigia normalmente, então não seria possível acionar seu seguro. Foi o que ocorreu no exemplo que dei na questão 1: como o airbag acionou totalmente sozinho, não se constitui em risco coberto pelo seguro, e a única via era acionar o fabricante.
4. A respeito de dúvidas jurídicas, recomendamos que contate um advogado, pois ele poderá instruí-lo melhor, já que não prestamos assessoria jurídica. Como mera opinião pessoal, entendo que se o senhor se sentir lesado e não conseguir resolver á situação através de um acordo com o fabricante, tem direito de tentar receber seus prejuízos na justiça.
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Ficamos a disposição!
Boa noite
Aconteceu um sinistro com meu carro, depois disso só tive problemas, a seguradora nao aceitou que os reparos fossem feitos na concessionaria, obrigando a ser feito em uma oficina credenciada, o sinistro ocorreu no dia 08/03/15 e até agora não terminaram os reparos, me disseram que faltava apenas uma peça para terminar o serviço mas que não havia essa peça disponivel no mercado, fui a concessionaria e para a minha surpresa encontrei a peça, comprei e levei a oficina, agora falta outra peça que sabe se la quando vai chegar.
O que posso fazer nesse caso?
Paulo, bom dia!
Nas oficinas credenciadas a garantia do serviço é dada tanto pela própria oficina quanto pela seguradora. A prazo para conclusão do conserto depende da complexidade dos danos e da disponibilidade de peças.
Se a demora for decorrente da falta de peças:
Segundo as Condições Gerais do seguro as seguradoras não tem responsabilidade por atrasos por falta de peças. Nessas situações é necessário recorrer ao fabricante e seus representantes e argumentar com base no Código de Defesa do Consumidor o qual prevê “Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.”
Se a demora for decorrente de atraso por parte da própria oficina ou de falhas na procura de peças:
Recomendamos que peça ajuda a seu corretor de seguros e solicite que o mesmo faça uma reclamação formal sobre a demora do serviço e/ou falha, pressionando por maior agilidade no conserto. Informe também que deseja um prazo para entrega do carro em perfeito estado e não se esqueça de ter essa informação registrada por parte da seguradora de alguma forma (protocolo, e-mail etc.).
Ficamos a disposição!
ola querida to comprando u carro c4 pallas e o airbag abriu e to com medo de compralo por ter dado perca total poderia me ajuda
Priscila, bom dia!
Infelizmente não temos como ajudar neste caso, pois foge ao escopo do seguro.
O que podemos é lhe passar algumas dicas de como proceder para evitar transtornos. Exitsem sites e empresas especializadas que fazem consultas sobre todo o histórico do veículo, a partir de informações como chassi e placa. Recomendamos que procure uma dessas empresas na internet ou em sua cidade. O serviço é pago, mas geralmente não é nada absurdo.
Outra dica é fazer as cotações de seguro para o carro especificando placa e chassi. Algumas seguradoras trabalham com decodificação do chassi e podem pontuar alguma restrição sobre o carro se houver algum problema. Além disso, fazendo a cotação você também já tem uma ideia do custo do seguro e confere se está dentro do seu orçamento.
Ficamos a disposição!
Olá, estou comprando um carro usado e gostaria de saber se o mesmo já foi sinistrado ou já passou por leilão de seguradora ou do Detran… há alguma forma de fazer essa pesquisa? há ferramentas gratuitas na internet?
Grato.
Roberto, bom dia!
Sempre que alguém vai comprar um carro, nós recomendamos que faça a cotação do seguro antes, por duas razões:
1) Para ter uma ideia se o custo do seguro será viável. Alguns carros podem ter o seguro muito caro, valendo a pena checar outras opções de modelos.
2) Para ajudar a checar se o veículo tem algum problema registrado no chassi. Para isso é necessário ter o nº de chassi e placa. Algumas seguradoras como Tókio e Porto Seguro costumam apontar se há alguma restrição no veículo. Elas não nos dizem qual a restrição (se é veículo de leilão, s sofreu sinistro de grande monta etc.) mas caso haja algum problema ela não aceitará ou restringirá a contratação um percentual mais baixo da Tabela FIPE, geralmente de 70% ou 80%. Isso já ajuda a ter uma pista sobre o carro.
Porém, para ter acesso a todas as informações é necessário fazer uma consulta mais aprofundada.
Desconheço ferramentas gratuitas que façam este tipo de consulta. Conheço opções pagas, em que o usuário paga por consulta.
Segue um exemplo: https://www.carcheck.com.br/
Já usei o serviço uma vez, por curiosidade, mas não sei dizer qual a garantia da procedência das informações, sendo importante checar com o fornecedor deste serviço.
Ficamos a disposição!
BOA TARDE!
Meu carro foi dado como Perda total, porém arrumei e está em perfeito estado, porém agora a seguradora não quer renovar. Eu tenho direito à indenização??? É correto não renovarem?
Priscilla, bom dia!
Quando ocorre perda total e o veículo é consertado, geralmente fica marcado na documentação que o carro sofreu sinistro de grande monta. Dependendo das normas de aceitação das seguradoras, pode ser que algumas recusem o seguro do veículo por ser de grande monta, ter chassi remarcado ou fatores assim.
Segundo as normas da SUSEP as seguradoras não são obrigadas a aceitar riscos que considerem demasiadamente grandes, por isso dificilmente haverá como exigir que renovem seu seguro.
O que nós recomendamos é que solicite uma cotação de renovação em outras seguradoras, pois podem haver outras que aceitam veículos com sinistro de grande monta, por terem normas de aceitação diferentes. Dependendo de cada caso, existem algumas seguradoras com normas mais flexíveis.
Entendi exatamente a questão sobre ter direito à indenização. Por isso vou responder as duas coisas que entendi (por favor me corrija se não foi esta a pergunta):
Se a senhora deseja saber se o seguro não deve lhe pagar uma indenização por estar recusando seu seguro, a resposta é que não existe indenização por recusa.
Se a senhora deseja saber se o seguro deveria lhe pagar uma indenização pelo fato de o carro ter sido consertado ao invés de dar a perda total, depende das circunstâncias. Se o veículo havia dado perda total, a senhora acionou o seguro e por sua conta preferiu fazer o conserto, a seguradora não tem responsabilidade sobre o fato de o carro agora ser de grande monta. Se o veículo havia dado perda total, a senhora acionou o seguro e a seguradora que optou pelo conserto ao invés da indenização integral, então a senhora pode tentar acioná-los juridicamente para receber os prejuízos.
Ficamos a disposição!
Comprei um suzuki sx4 n leilão,ele é recuperado e não tenho air bag,pois não acho pra comprar.Eu consigo Seguresmo assim?
Eridan, bom dia!
Depende das normas de cada seguradora, mas pela nossa experiência acreditamos que você possa ter um pouco de dificuldade para contratar o seguro para este veículo, por suas razões:
1) Como se trata de veículo de leilão, provavelmente ele sofreu sinistro de monta significativa, foi recuperado e, após vistoria de qualidade e regularização da documento, foi autorizado a voltar a circular, sendo colocado em leilão. Todas essas informações ficam vinculadas ao chassi do veículo. Por isso, quando você for cotar seu seguro de automóvel, as seguradoras verão através do chassi que o veículo já foi sinistrado e poderão ou negar a contratação ou então aceitar mas com percentual segurado entre 70% e 80% da Tabela FIPE, ao invés de 100%.
2) Supondo que o veículo seja aceito pela seguradora conforme mencionamos acima. Para fazer seguro novo de qualquer veículo usado (independente de ser ou não de leilão) o seguro exige a realização de uma vistoria prévia. O carro só terá cobertura após a vistoria. Se nela constatarem a falta do airbag ou outros itens originais de fábrica que comprometam a segurança do automóvel, podem vir a negar o seguro.
Ficamos a disposição!
boa tarde
recebi este site através de meu advogado estou com meu carro no seguro a longarina foi afetada e os air bag acionados os dois o carro foi arrumado mas voltou para a oficina por conta da longarina vocês podem me indicar um lugar de confiança para fazer uma revisão no meu carro para saber se o seguro está entregando meu carro em perfeito estado e com todas as peças originais meu carro é um onix 2013 grata aguardo retorno
Elaine, boa tarde!
Agradecemos a indicação de seu advogado e sua visita em nosso blog!
Recomendamos que leve seu carro a uma oficina credenciada da seguradora, pois assim você terá garantia do serviço tanto da oficina quanto da seguradora.
Em oficinas não credenciadas a garantia é dada somente pela oficina e a seguradora fica isenta de responsabilidade sobre a qualidade do conserto.
Peça a seu corretor de seguros atual para lhe indicar as oficinas credenciadas mais procuradas de sua cidade e informe que deseja que verifiquem se os danos à longarina não foram totalmente reparados no primeiro conserto pelo seguro. Caso seja necessário refazer o serviço, o valor adicional do novo conserto será somado ao conserto anterior, até que o carro fique em perfeito estado. Se está somatória atingir 75% do valor do carro na Tabela FIPE será considerado perda total.
Após os consertos, caso deseje, a senhora pode levar seu carro a uma vistoria de qualidade. Essas vistorias são pagas particularmente.
Ficamos a disposição!
Bom dia,
Cai em um buraco gigante e no susto ao sair dele a parte de baixo do carro foi empurrada um pouco e nisso acionou o airbag. Não tenho seguro, gostaria de tirar uma dúvida. Posso consertar o carro e deixa-lo sem air bag? Isso acarreta algum tipo de multa ou possíveis problemas futuros?
Obrigado!
Guilherme, boa tarde!
Não temos informações referentes à multa. Recomendamos que consulte um despachante sobre esse assunto.
Em relação ao airbag, caso o mesmo não seja reposto, posteriormente não será possível fazer o seguro do automóvel pois o mesmo não passará na vistoria. A seguradora exige que o carro possua todos os itens originais de fábrica em ordem para liberar a contratação do seguro.
Ficamos a disposição!