Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

se airbag abre dá perda total no seguro ou nãoDescubra se quando o airbag abre obrigatoriamente dá perda total (PT)!

Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes e visitantes do blog é se obrigatoriamente dá perda total quando o airbag abre em uma colisão.

Neste artigo responderemos esse questão, focando nos critérios de perda total do seguro de automóvel.

Aproveite e peça também uma cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro – 2

Abrir airbag não dá perda total
Critério de perda total independe do airbag

Existe um boato popular de que quando o airbag abre, necessariamente será considerado perda total do veículo. Mas não é bem assim.

Tratando-se de veículo segurado, a seguradora garantirá o que está previsto no contrato. Lá, o critério para perda total no seguro de automóvel é que os custos de reparo ultrapassem 75% do valor do veículo previsto pela Tabela Fipe (para maiores detalhes, clique aqui).  Portanto, em princípio, critério de perda total independe de o airbag ser acionado ou não.

Se o airbag abrir e os custos de reparação atingirem 75%, será considerado perda total. Se o airbag abrir e os custos de reparação não atingirem 75%, será considerado perda parcial e não total.

A confusão em torno do uso airbag e da perda total se dá porque na maioria dos casos o custo de reparação do airbag é bem alto. Acidentes que acionam o airbag geralmente são mais brutos, e geram outros danos ao veículo que, se somados à reparação do airbag, acabam atingindo os 75% estipulados como perda total. Porém, nos casos em que o airbag abre e, mesmo assim não atinge o 75% do valor do veículo, então não será perda total.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre o assunto. É um vídeo beeem antigo, de quando eu estava começando. Por isso perdoem a péssima qualidade de gravação e áudio. Os vídeos mais recentes do canal são bem melhores, dá um pulo lá!

O mesmo vale para danos na longarina ou eixo do veículo

A mesma coisa vale para danos na longarina ou eixo do veículo. Da mesma forma que o airbag, acredita-se que uma vez danificado o eixo do veículo obrigatoriamente ocorrerá perda total no seguro de carro.

O critério de perda total em todos os casos é que os custos do conserto atinjam 75% do valor do veículo. Se o airbag, longarina ou eixo forem afetados, mas o custo de reparação não atingir os 75%, então não será perda total.

É seu direito receber o carro consertado em perfeito estado

Geralmente quem tem o airbag, longarina ou eixo do carro afetados, sofreu uma colisão mais forte. A maior preocupação das pessoas nessas horas é que, não ocorrendo perda total com indenização integral, o conserto do carro sinistrado fique ruim e ele não volte a ser como antes.

É uma preocupação importante! A seguradora deve necessariamente repor o bem danificado em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou defeito, e com garantia de segurança e qualidade.

Em casos de danos nos quais não é possível fazer os reparos com garantia de segurança, pode haver perda total sem atingir os 75%.

Veículos de terceiros

Vale ressaltar que as informações acima valem para veículos que acionam o próprio seguro. Para os casos de veículos de terceiros em atendimento por meio da cobertura de danos a terceiros do seguro do causador, o cenário muda bastante.

Não há vínculo contratual entre terceiro e seguradora – portanto, o critério de 75% de danos para dar PT, não é taxativo. Portanto, há maior margem para negociação nesses casos. Para maiores detalhe recomendamos a leitura deste outro post: “Cobertura Danos a Terceiros: com funciona?”.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

139 respostas para Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

  1. Pingback:Bateram no meu carro e ele desvalorizou. Quem processar? | Muquirana Corretora de Seguros

  2. Simone Felix diz:

    Tive um sinistro de uma colisão traseira onde um caminhão bateu no meu carro pois perdeu o freio na praça de pedágio. A Sul América consertou meu carro em uma concessionário Chevrolet porem agora na venda do veiculo as concessionarias me pedem uma avaliação do veiculo em empresa especializada e o mesmo é reprovado portanto meu carro ficou desvalorizado ele é novo ano 2013 e não conseguirei usar o mesmo na troca por um okm. Posso acionar a seguradora e a concessionaria na justiça? Obridada

  3. Bernardete diz:

    No dia 13/08/2015 um carro que seguia em sua mão a direita perdeu a direção quando tentaram assaltá-lo e colidiu com meu carro que também seguia corretamente na direção contrária. è uma rua de mão dupla.
    Na colisão que foi muito forte explodiu os dois pneus da frente do meu carro.e amassou a frente.
    Na colisão o air bag não foi acionado. E fiquei com o peito muito dolorido e lesões deixadas pelo cinto de segurança. O meu seio direito também ficou muito roxo na direção do cinto.
    Pergunto é normal o air bag não ter sido acionado?
    Isso foi uma falha?
    O que devo fazer?
    Aguardo breve retorno.
    Desde já agradeço.
    Bernardete – São Paulo/Capital

    • Jessica diz:

      Bernadete, bom dia!

      Primeiramente desejamos que você se recupere bem.

      Peço desculpas mas não temos como lhe ajudar com essa questão, pois ela foge ao escopo do seguro, sendo concernente ao fabricante. Recomendamos que faça uma vistoria de qualidade no veículo pois eles poderão verificar se houve alguma falha.

      Ficamos a disposição!

  4. Felippe Marques diz:

    Olá, boa tarde Jéssica
    minha irmã bateu o carro e acionou o airbag, porém não tinha seguro, sugerimos então, que ela consertasse o carro sem adicionar o airbag, só com as tampas de acabamento.
    Pergunta: Há problemas com a legislação referente a falta do airbag? Pode-se rodar com o carro normalmente? Queremos cotar seguro, a ausencia do equipamento implica na hora de fazer a vistoria do seguro?
    Honda Fit ano 2009.

    Saudações

    • Jessica diz:

      Felippe, boa tarde!

      Se houver falta do airbag ou não estiver funcionando corretamente a seguradora poderá negar o seguro no momento da vistoria prévia, estando dentro do que determina as Condições Gerais do seguro de automóvel.

      Com relação a problemas com legislação, infelizmente não sabemos informar pois foge ao escopo do seguro.

      Ficamos a disposição!

  5. LUIZ ABREU diz:

    Bateram na traseira do meu veículo, marca Honda Civic 2013/2014. o esberg não foi acionado, pergunta-se: É falha do esberg.
    Na bastida acabou com o para choque traseiro total, lado esquerdo lateral, tendo até que ser trocada.

    • Jessica diz:

      Luiz, boa noite!

      Peço desculpas, mas não temos como lhe ajudar com esta informação. Atuamos na área de seguro e não possuímos informações sobre falhas técnicas no acionamento do airbag. Para confirmar esta suspeita o ideal é procurar fazer uma vistoria de qualidade na qual os profissionais avaliarão toda a estrutura e segurança do seu veículo.
      Se esta vistoria comprovar que houve falha no acionamento do airbag, será necessário buscar explicação do fabricante.

      Ficamos à disposição!

  6. Gabriel H Santos diz:

    Sofri um acidente mais só danificou um pouco da frente do carro, só que os dois air bags da frente estouraram, provavelmente não será PT ? Obrigado

    • Jessica diz:

      Gabriel, bom dia!

      A única forma de saber é fazendo o orçamento do conserto na oficina.
      Para que seja considerado perda total é necessário atingir 75% do valor do carro na Tabela FIPE e somente com o orçamento é possível verificar se este percentual foi atingido.

      Em alguns casos, quando o airbag tem alto valor, pode chegar a atingir esse percentual. Mas também há casos em que não chega a atingir os 75% e neste caso é considerado perda parcial, com o conserto do veículo.

      Quando for renovar seu seguro, faça uma cotação conosco: clique aqui!

      Ficamos a disposição!

  7. Carol diz:

    Olá, tive perda total no meu carro e a seguradora alega q irá me indenizar pelo valor da FIPE na data do pagamento, apenas, mês que a tabela já foi atualizada para um valor menor. Está certo esse procedimento?
    Não deveria ser pago o valor pela FIPE quando fiz o seguro?

  8. Pingback:Como saber se o carro deu perda total ou não? | Muquirana Corretora de Seguros

  9. Teorges Torres diz:

    Uma duvida. Sofri um acidente e entrei como TERCEIROS. Minha moto é 0 KM (emplaquei no mesmo dia do acidente), porem no orçamento da concessionaria, o valor ultrapassou os 75%. A seguradora ira ao local avaliar. Mas enfim, a Moto eu paguei 16.000 a vista, mas a NF veio de 15 mil (diferença no repasse da loja). Na tabela fipe esta confuso, primeiro que manda 15 mil ano 2016, mas se eu colocar 0km aponta 16 mil. Qual o valor de fato irei receber por direito?

    • Jessica diz:

      Teorges, bom dia!

      No caso de terceiros a seguradora pode optar por usar a Tabela FIPE ou então fazer uma pesquisa de mercado com orçamentos de motos equivalentes à sua.
      Se a seguradora optar pela Tabela FIPE, ela se baseará no valor de semi-novo e não de zero km. Para receber o valor de zero km seria necessário ter um seguro próprio, pois para o próprio segurado as seguradoras são obrigadas a dar garantia de zero km por 90 dias.
      Se a seguradora optar por fazer uma pesquisa de mercado, você pode solicitar para ver os orçamentos e checar se estão de acordo com sua moto.

      Se você não concordar com a opção sugerida pela seguradora, como terceiro você pode fazer uma contra-proposta. Para isso faça um levantamento de 3 orçamentos de motos equivalentes a sua e apresente à seguradora.

      É necessário haver acordo entre ambas as partes.

      Ficamos a disposição!

  10. Eduardo sousa diz:

    Boa noite,
    Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao air bag. sou associado pisom (associação de benefícios) e lendo a respeito de acionamento de airbag, perda total etc me deparei com a seguinte informação que em caso de acionamento do airbag na colisão a pisom apenas recoloca o volante do carro no lugar não repondo outro kit airbag. Mesmo argumentando que meu carro possui 7 eles são categóricos em dizer não fazem a reposicao. Isso é legal ? Me sinto enganado apesar do meu carro está em perfeitas condições.

    • Jessica diz:

      Eduardo, boa noite!
      Nos não trabalhamos com Associações de seguros, pois não são regulamentadas pela SUSEP, estando muito sujeitas a fraudes.
      Infelizmente essa informação ainda é pouco difundida, deixando muitos consumidores expostos.

      Trabalhamos somente com seguradoras cadastradas Na SUSEP e que por isso estão sujeitas as normas e leis de seguro. Nessas seguradoras, se o airbag é acionado em um sinistro, o seguro deve cobrir a reposição do mesmo e não apenas a troca do volante. Neste caso é considerado perda parcial e o carro deve ser devolvido ao segurado em perfeito estado (ou seja, com os airbags).
      O seguro não cobre apenas quando o airbag é acionado sozinho (“do nada”) por falha mecânica, pois aí é de responsabilidade do fabricante. As únicas determinações para que o seguro cubra o airbag é que ele seja acionado dentro de um sinistro coberto da apólice e que os custos atinjam a franquia.

      Caso na Associação não funcione desta forma e o senhor se sinta lesado como consumidor, recomendamos que abra uma reclamação não apenas no PROCON como também na SUSEP.

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *