Seguro cobre direção hidráulica se atingir franquia?

Saiba se seguro cobre defeitos ou manutenção em direção hidráulica do veículo segurado!

Nosso visitante Lucas nos enviou a seguinte questão:

“Boa tarde! Alguns meses após contratar o seguro meu carro apresentou problemas na direção hidráulica. O valor do reparo ficou acima da franquia. Gostaria de saber se a seguradora cobre este tipo de problema? Obrigado”

Confira nossa resposta:

Olá Lucas, tudo bom?

Excelente questão para o tira-dúvidas. Obrigada pela participação!

A cláusulas contratuais dos seguros de automóvel em geral excluem cobertura para vícios ou defeitos de fábrica, assim como para manutenção. Essa exclusão de cobertura ocorre mesmo nos casos em que os custos para reparo do defeito ou manutenção ultrapassem a franquia.

Exemplo 1: Imagine que o custo para reparo da direção hidráulica ficou em 5 mil reais. A franquia é de 1.500 reais. Ainda que os reparos ultrapassem a franquia, por se tratar de risco não segurável, o seguro não garantirá cobertura neste caso. O proprietário precisará fazer o serviço particularmente ou dentro da garantia do veículo na concessionária.

Considera-se que falhas e defeitos mecânicos são de responsabilidade do fabricante (quando dentro da garantia) ou do próprio proprietário (passada a garantia).

Abaixo separamos dois exemplos de cláusula de uma seguradora onde aparecem essas exclusões. Nas demais seguradoras aparecerá de forma semelhante.

Exemplo 2: Coberturas excluídas nas condições gerais Azul – versão 2017

Aproveite e faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *