Seguro cobre sinistro se outra pessoa estiver dirigindo?

SEGURO COBRE OU NÃO SINISTRO SE OUTRA PESSOA ESTIVER DIRIGINDODescubra se o seguro de automóvel cobre sinistro quando você empresta o carro para outra pessoa!

Uma dúvida muito recorrente entre quem contrata seguro de automóvel é se pode ou não emprestar o carro para outra pessoa sem comprometer a cobertura do seguro. Essa informação é extremamente importante para não ter surpresas desagradáveis quando um familiar ou amigo estiver dirigindo seu carro.

Neste artigo você confere vídeo com as regras mais comuns entre as seguradoras para cobertura quando outra pessoa, que não o principal condutor, está dirigindo.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite também para pedir sua cotação de seguro auto com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Regras de cobertura para condutores secundários

Como este assunto é bastante complexo, preparamos um vídeo no qual explicamos as principais regras de cobertura para condutores secundários no seguro de automóvel. Nele explicamos quando pessoas de 18 a 25 anos ou acima desta faixa etária podem ou não dirigir.

Ensinamos também, com exemplos de seguradoras reais, como encontrar e ler corretamente essa informação na apólice do seu seguro. Para mais detalhes, após assistir continue lendo o texto abaixo.

As regras de cobertura do seguro para outros motoristas
variam de seguradora para seguradora

No seguro de automóvel é obrigatório especificar o principal condutor, ou seja,  a pessoa que dirige a maior parte do tempo. O perfil dessa pessoa (por exemplo faixa etária, sexo, estado civil, CEP de circulação etc.) junto aos dados do veículo (por exemplo: modelo, índice de roubo, índice de sinistralidade, reposição de peças etc.) é o que determinará o preço do seguro.

Se outras pessoas além do principal condutor dirigirem o carro esporadicamente, além das informações do principal condutor e do veículo, será necessário informar alguns dados desses demais condutores ao seguro, a fim de não comprometer a cobertura do seguro.

Nesses casos as regras variam muito de seguradora para seguradora, sendo necessário saber qual sua seguradora para saber qual a regra no seu caso. Contudo, de maneira geral as seguradoras trabalham dentro de alguma das seguintes regras:

  • Residentes jovensAtualmente a grandíssima maioria das seguradoras exigem que seja informado se o principal condutor reside com pessoas jovens na faixa de 18 à 25 anos, independente de essas pessoas dirigirem ou não. Uma vez respondido se reside com menores de 25 anos, é preciso especificar se quer ou não estender a cobertura do seguro para esses residentes. Se ocorrer sinistro com algum jovem que resida com o principal condutor e isso não constar na apólice, a cobertura do seguro será comprometida. Para seguradoras com este tipo de questão, jovens entre 18 e 25 anos que não residam com o principal condutor não precisam ser mencionados e portanto podem dirigir até 02 vezes na semana. Pessoas com 26 anos ou mais também.
  • Condutores jovens: O segundo modelo mais comum sobre condutores secundários é o de seguradoras exigem somente que seja informado se pessoas jovens, de 18 a 25 anos, podem vir a utilizar o veículo, independente de residirem ou não com o principal condutor. Veja que é uma pergunta mais ampla que a acima. Se houver eventuais condutores nesta faixa etária, a seguradora questionará de qual sexo. Nesse tipo de regra, não haverá cobertura para nenhum condutor menor de 25 anos se não constar respondido corretamente na apólice. Já pessoas com 26 anos ou mais podem dirigir até 02 vezes na semana.
  • Lista de condutores secundários: Algumas seguradoras costumavam exigir que fossem especificadas todas as pessoas que possam usar o veículo esporadicamente e quantas vezes por semana. Atualmente são raras as seguradoras que pedem este “lista”.

Importante ressaltar que algumas seguradoras consideram a faixa de maior risco a de 18 a 26 anos (e não 18 a 25). Conforme ensinamos no vídeo, verifique em sua apólice qual a faixa etária utilizada por sua seguradora.

Conclusão:
Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo
…mas dentro da regra da seguradora!

Como as regras podem variar bastante, a dica nº 1 é perguntar a seu corretor de seguros qual a regra para sua seguradora e conferir a informação no perfil de risco de sua apólice.

Respeite a regra do seguro para evitar transtornos! Por exemplo: Se no seu seguro estiver especificado que pessoas menores de 25 anos não tem cobertura, evite emprestar o carro para pessoas nessa faixa etário, pois se algo acontecer o seguro não cobrirá.

A dica nº 2 é sempre se manter atualizado quando mudar de seguradora. Na renovação do seu seguro pode acontecer de você fechar negócio com uma seguradora diferente da anterior. Isso significa que a regra em relação a outros condutores pode mudar.

O corretor de seguros profissional e especializado está aí para instruí-lo e garantir seus direitos! A Muquirana Seguros Online procura sempre informar seus clientes (tal como fazemos neste blog rsrsrsrs!), garantindo transparência ao consumidor de seguros.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

284 respostas para Seguro cobre sinistro se outra pessoa estiver dirigindo?

  1. Edio marquetti diz:

    Nosso carro está NOME minha esposa, seguro também, ela é condutora número 1, leva carro pro trabalho, quando saímos juntos EU sou o condutor, se por acaso acontecer um sinistro haverá problema com a seguradora?
    Obrigado!

    • Jessica diz:

      Olá Edio, tudo bom? :)

      Condutores eventuais podem dirigir eventualmente, até 25% da semana, sem comprometer a cobertura.
      Caso o senhor tenha de 18 à 25~26 anos, recomendamos assistir este vídeo.

      É sempre recomendável consultar o corretor da apólice para checar se o enquadramento do perfil de risco está adequado.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  2. Claudiney Pinho diz:

    Boa tarde!

    Sou o Principal condutor do veículo e minha esposa tem 30 anos, porém ela acabou de tirar a CNH (Permissão), se ocorrer um Sinistro com ela o seguro Cobre? Meu seguro é o Tokio Marine.

    • Jessica diz:

      Olá Claudiney, tudo bom?

      Recomendamos consultar o corretor da apólice para se certificar que o enquadramento do principal condutor no perfil de risco está correto.
      Em princípio, há cobertura normalmente desde que ela dirija ocasionalmente e esteja devidamente habilitada (a CNH provisória serve, até o vencimento). Caso ela passe a dirigir mais que o senhor, é necessário fazer alteração do perfil de risco. Quando a carteira provisória vencer, ela deve tirar a CNH definitiva para que possa dirigir regularmente sem comprometer a cobertura.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc

      Saudações muquiranas!

    • Jessica diz:

      Cláudiney, aproveitando, escrevi um post sobre o assunto. Veja aqui: “CNH provisória tem cobertura no seguro?”

  3. gustavo diz:

    Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida.
    Um sobrinho de um amigo meu, menor de idade pegou o carro dele escondido e sofreu um acidente vindo a falecer. a seguradora recusou o sinistro pois ele além de não ter CNH era menor de idade, até ai tudo bem. A minha pergunta é com relação a cobertura de APP se ele tem direito a essa cobertura, afinal de contas ele faleceu.

    • Jessica diz:

      Olá Gustavo, tudo bom?

      Meus pêsames pela perda deste jovem.

      O seguro exclui todas as garantias de cobertura no caso de o veículo segurado estar sendo dirigido por motorista não habilitado.
      Se o jovem tinha 15 anos ou mais, nossa recomendação é a família dele dar entrada no seguro obrigatório DPVAT por sinistro de morte. Maiores detalhes aqui.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  4. Jeronimo G. Ruth diz:

    Olá estou em duvida para fazer um seguro. Em uma questão a uma pergunta :Residem com pricipal condutor pessoas de 18 a 25 anos…..
    Eu tenho o dobro da idade,eu posso dirigir este veiculo,não sendo o principal condutor,15% por semana ? Obrigado

    • Jessica diz:

      Olá Jeronimo, tudo bom? :)

      Cote com a gente e lhe instruiremos sobre todas as questões e coberturas! Acesse http://www.muquiranaseguros.com.br ou nos passe telefone/whatsapp de contato.

      Com relação a sua pergunta, condutores residentes fora desta faixa etária de 18 a 25 anos podem dirigir ocasionalmente (até 02 vezes na semana) normalmente. Caso passem a dirigir mais vezes que o antigo condutor, deve ser feito endosso de alteração de perfil alterando o principal-condutor.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  5. Renato Ribeiro diz:

    No meu caso, tenho 28 anos, se eu dirijo o veículo por mais de 03 vezes na semana, mas na apólice o condutor principal é o meu pai, isso pode implicar em algum problema?
    Porque meu pai não tem utilizado muito o carro.

    • Jessica diz:

      Renato, bom dia!

      Se o veículo é usado pelo por você do que pelo seu pai durante a semana, é recomendável alterar o perfil de risco colocando você como principal condutor.
      Se ocorrer sinistro w for verificado que o senhor usa mais o carro que seu pai, pode ocorrer recusa por divergência de perfil.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  6. Alexandre diz:

    Boa Tarde Jessica,
    Mas em todos os casos do condutor segurado residir com jovem na faixa entre 18 e 25 anos a comunicação à Seguradora só é obrigatória se o mesmo jovem já tiver carteira de habilitação tirada, correto?
    Grato.

    • Jessica diz:

      Alexandre, boa noite!

      O questionário das seguradoras que perguntam sobre residentes (e não condutores em geral) tem opção “residem e dirigem” e “residem e não dirigem”. Não há menção a possuir ou não habilitação, por isso em princípio a maneira correta de responder neste caso seria “residem e não dirigem”.

      Reforço que o perfil de risco pode variar entre as seguradoras, sendo necessário checar caso a caso. Se desejar fazer uma cotação, podemos orientar pontualmente nas seguradoras de seu interesse.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  7. Eden silva pinto diz:

    Meu seguro e zurich, deseja cobertura do seguro p condutores (habilitados)com menos de 25 anos? Respondi q sim, nesse caso minha filha tem 21 ela pode ir trabalhar todos os dias com o carro?

    • Jessica diz:

      Eden, boa tarde!

      Recomendamos conversar com o corretor responsável pela apólice para verificar como foi respondido o perfil de risco e as restrições relacionadas ao uso. Como não temos acesso à apólice não podemos passar orientação pontual.

      O que podemos instruir é que se a condutora de 21 anos irá dirigir todos os dias para ir ao trabalho, em princípio ela deve ser enquadrada como principal condutora. Se ela utiliza o veículo todos os dias e for colocado outro principal condutor, poderá ocorrer recusa de cobertura mesmo se tiver sido respondido que há eventuais condutores de 18 a 25 anos. Essa questão garante cobertura somente quando o condutor de 18 a 25 anos dirige eventualmente, não todos os dias.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  8. Hyngrid diz:

    Bom dia. Mas todas essas perguntas a respeito do condutor principal e secundário encarece muito o seguro? Se o carro fica na rua ou estacionamento? Encarece quanto mais ou menos em reais?

    • Jessica diz:

      Hyngrid, boa tarde!

      Quando há residentes de 18 a 25 anos que dirigem a diferença de preço pode ser significativa. A precificação é dada por cada seguradora, por isso seria necessário cotarmos para saber o quanto varia no seu caso especificamente. Mas como referência, há casos em que varia de R$100 à R$400 reais.
      A questão de estacionamento funciona da mesma maneira.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  9. Serralheria Sales diz:

    Bom dia!

    Tenho seguro com uma seguradora, no qual principal condutor sou eu, porem também consta meu esposo.
    Essa semana meu cunhado me pediu o carro emprestado para viajar, eu tenho 25 anos e ele 31 anos.
    No questionário, coloquei que eu não residia com pessoas de 18 a 24 anos (informação verídica).
    Se ele Bater o carro, o seguro cobre? e se por acaso o carro for roubado, no perido que estiver com ele, o seguro cobre?

    • Jessica diz:

      Serralharia, bom dia!

      Recomendamos solicitar ao corretor responsável pela apólice para verificar qual a recomendação da seguradora neste caso. Não podemos opinar sem ter acesso à apólice pois podemos lhe instruir incorretamente.

      Em linhas gerais, se o perfil questiona sobre RESIDENTES de 18 a 24 anos (e não 18 à 25) e ele não mora com o principal condutor, poderá dirigir eventualmente. Mas como ele estará em viagem, se forem muitos dias pode ser que a seguradora oriente a fazer um endosso de correção de perfil para o período da viagem, que deverá ser refeito depois de terminada a viagem. Por isso é importante solicitar ao corretor responsável para verificar qual é a orientação da seguradora especificamente.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  10. Bruna diz:

    Boa noite, como saber se a pessoa dirigi eventualmente, só duas vezes na semana e não 3, como eles tem base nisso? Para aceitarem o sinistro caso o principal condutor não esteja dirigindo e sim no caso o dono do seguro? Obrigada

    • Jessica diz:

      Bruna, boa noite!

      Se o perfil de risco tiver sido respondido incorretamente propositalmente, ocorrer sinistro com o condutor informado como eventual e a seguradora constatar que ele na verdade era o principal, poderá haver recusa. A seguradora deverá verificar essa informação com provas contundentes, geralmente levantadas em processo de sindicância. No geral, quando o perfil está preenchido incorretamente, os relatos são contraditórios e os indícios de que o principal condutor era outro são bem evidentes.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *