Seguro cobre troca de barra de volante e caixa de direção?

Saiba se existe cobertura no seguro de automóvel para troca de barra de volante ou caixa de direção!

Recebemos a seguinte questão de nossa visitante Débora:

“Olá! Meu carro está apresentando um barulho quando viro totalmente o volante para manobrar. O mecânico avaliou e disse que a barra de direção está frouxa e precisa ser trocada. Contudo, o valor da troca da barra ficaria bem acima da minha franquia de seguro. Há a possibilidade de acionar o meu seguro para trocar essa barra de direção?”

Confira nossa resposta:

Olá Débora, tudo bom? :)

O seguro de automóvel garante cobertura para danos decorrentes de fatos externos, por exemplo colisão, incêndio, alagamento, pedras, buracos, entre outros.

Se o problema na barra de direção ou caixa de direção são decorrentes de desgaste pelo uso ou defeito de fábrica, não há cobertura no seguro. Para poder ser coberto, seria necessário a constatação de algum incidente externo o qual poderia ter ocasionado esse problema (por exemplo, uma colisão).

Recomendamos verificar se o veículo ainda encontra-se no período de garantia de fábrica. Se sim, leve o veículo em oficina concessionária para fazer a troca dentro da garantia.

Se já tiver passado o período de garantia mas o veículo tiver sido fabricado há no máximo 05 anos, é possível tentar pleitear com o fabricante a cobertura deste prejuízo com base no Código do Consumidor:

Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria”

(Lei 8.078, seção IV)

É recomendável primeiramente negociar amigavelmente conversando no SAC e guardando o protocolo. Se não der certo, buscar a Ouvidoria e também guardar protocolo. Não resolvendo nessas esferas administrativas, procure orientação de um advogado para tentar judicialmente.

Se já tiver passado 05 anos da fabricação, em princípio desconhecemos outra alternativa, a não ser arcar com a troca particularmente.

Faça cotação do seu seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *