Seguro Creta PCD: não tem Tabela FIPE. Como fazer?

O modelo Creta para PCD não tem Tabela FIPE, o que deixa muita gente na dúvida sobre como fazer o seguro. Neste post explicamos!

O Hyundai Creta 1.6 automático tem sido um dos sucessos entre o público PCD. Como o modelo é destinado exclusivamente a pessoas com deficiência a montadora tem praticado preço diferenciado a nível de frotista. O preço tem saído praticamente tabelado e com descontos muito maiores que a média de mercado. Em função disso, o modelo não consta na Tabela FIPE, a qual traz mensalmente o valor de modelos de veículo por todo o Brasil. A contratação do seguro é diretamente afetada devido a essa diferença, sendo necessária a contratação da modalidade de cobertura de valor determinado.

No post de hoje explicaremos o que é a cobertura de valor determinado e como fazer o seguro do Hyundai Creta PCD de maneira correta, inclusive garantindo o valor dos impostos da isenção de IPI e ICMS para PCD.

Aproveite e faça sua cotação de seguro com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

Vídeo: Seguro para veículos PCD sem Tabela FIPE

No vídeo abaixo explicamos como funciona o seguro para modelos PCD sem Tabela FIPE. Se preferir assistir ao invés de ler o texto, as principais informações constam no vídeo ;)

Valor referenciado X Valor determinado

No seguro de automóvel existem basicamente duas modalidade de cobertura:

  • Valor referenciado: Garante cobertura aplicando um percentual sobre uma tabela de referência. Atualmente as seguradoras trabalham majoritariamente com a Tabela FIPE. Isso significa que na modalidade de valor referenciado é garantido um percentual aplicado sobre a Tabela FIPE. Como a Tabela FIPE varia mensalmente, no sinistro de indenização integral será usada a Tabela vigente no mês de liberação do pagamento da indenização.
  • Valor determinado: Garante cobertura conforme valor fixo estipulado na apólice, sem relação com tabelas de referência. O valor fixo poderá ser determinado conforme sugestão da seguradora ou conforme valor do veículo na nota fiscal.

Veículo PCD sem Tabela FIPE
Creta 1.6 Automático

Como o Hyundai Creta PCD não tem Tabela FIPE o seguro deverá obrigatoriamente ser feito na modalidade valor determinado, e não valor referenciado.

Para isso é necessário se atentar a alguns detalhes importantes:

Seguradoras com cobertura opcional para impostos IPI e ICMS

Atualmente três seguradoras oferecem cobertura opcional para quitação dos impostos IPI e ICMS para PCD – são elas: Porto Seguro, Itaú e Tókio Marine. Explicamos em detalhes como cada uma dessas seguradoras garante os impostos neste vídeo.

Se o consumidor optar por uma dessas seguradoras, a instrução é a seguinte:

  1. Na nota fiscal do veículo, verifique qual o valor do veículo COM OS IMPOSTOS. Atente-se que o valor base que consta na 1ª página da nota fiscal está SEM os impostos, portanto se este como referência, NÃO estará incluindo os impostos.
  2. Na Porto Seguro e Itaú: Escolha entre o valor sugerido pela seguradora ou o valor da nota com impostos IPI e ICMS. Escolhido este valor, não esqueça da cobertura de proteção complementar para isenção de IPI e ICMS para PCD.
  3. Na Tókio Marine: Escolha entre o valor base sugerido pela seguradora ou o valor da nota fiscal com impostos IPI e ICMS. Tendo escolhido qual valor usará, multiplique este valo por 125%. Este deverá ser o valor fixo de cobertura.

Seguradoras sem cobertura para impostos IPI e ICMS

Existe ainda a opção de contratar o seguro com as demais seguradoras, sem a cobertura dos impostos IPI e ICMS da isenção PCD. Nestes casos, o segurado terá garantido o valor determinado num sinistro de indenização integral. Porém deverá quitar os impostos com recursos próprios, sem opção de a seguradora fazer a quitação (conforme é feito pela Porto e Itaú) ou ter esses recursos repostos (conforme é feito pela Tókio).

A grande dificuldade para o Hyudai Creta PCD é que pelo fato de ele não ter Tabela FIPE, muitas seguradoras não tem este modelo incluso em seu sistema para contratação de valor determinado, exigindo que o corretor de seguros solicite aceitação caso a caso. Nós temos tido grande dificuldade em contratar o seguro do Creta PCD em seguradoras que não tem a cobertura dos impostos, de modo que a maioria dos clientes tem optado pela Porto, Itaú ou Tókio não apenas pela possibilidade de cobertura dos impostos, como também pela maior facilidade de enquadramento e aceitação.

Nossa equipe está pronta para lhe atender, fazendo todos esses trâmites para você. Faça sua cotação conosco e lhe instruiremos sobre todos esses pontos!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

6 respostas para Seguro Creta PCD: não tem Tabela FIPE. Como fazer?

  1. Tamara Pinho diz:

    olá.

    Estou adquirindo um veiculo com PCD, porém a corretora falou que não posso contratar mais 10% para indenização, antigamente contratava 110% da fipe, agora estou adquirindo um veiculo com pcd e adquiri também alguns acessorios.

    ela me falou que posso contratar a cobertura para acessorios e tem franquia.
    caso roubem meu carro, por exemplo, minha nota é de 54.000,oo
    meus acessorios são de 10,000,00 vao me indenizar em 64.ooo,oo? tenho que pagar franquia do acessorio?

    E caso ocorra um sinistro

    • Jessica diz:

      Olá Tamara, tudo bom? :)

      Podemos lhe ajudar com a cotação e também a ler a Nota Fiscal para nos certificarmos de que esses itens entrariam como acessório ou dentro da cobertura de casco (do carro).
      O seguro de automóvel PCD tem alguns detalhes que devem ser observados com cuidado. Não deixe de falar com a gente para nossos especialistas lhe ajudarem do começo ao fim ;)

      Enviei e-mail para você. Se preferir tratar por telefone ou whatsapp, por gentileza nos passe seu número com DDD.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/muquiranaseguros
      Abraços!

  2. Francisco diz:

    Bom dia!

    O que significa PCD?

    Grato.

  3. Roberto Rocha diz:

    Boa tarde. Como fica o ATO DECLARATORIO INERPRETATIVO SRF N 15 , de 28 de maio de maio de 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *