Saiba se o seguro de carro cobre danos exclusivamente à pintura!
No post de hoje explicaremos como funciona a garantia de cobertura para danos a pintura no seguro de automóvel. Mostraremos onde consta a informação de exclusão de cobertura para danos exclusivos à pintura e como funciona caso ocorra danos a pintura junto a outros danos. Mostramos também as opções de cobertura de vidros que incluem cobertura para reparo de arranhões superficiais.
Faça sua cotação de seguro auto com a gente!
Seguro (no geral) não cobre
danos exclusivos à pintura
As seguradoras não cobrem reparos exclusivos à pintura do carro. Podem haver exceções pois cada seguradora tem suas próprias regras, porém desconheço uma que trabalhe com regra diferente neste ponto.
Caso o veículo sofra arranhões profundos cujo único dano seja à pintura, é necessário fazer o reparo por conta própria, sem acionamento do seguro.
Haverá cobertura para danos a pintura quando os mesmos estiverem associados a outros danos, por exemplo uma colisão, queda de árvore, enchente etc. que danifique não apenas a pintura, mas também funilaria e/ou motor. Sendo este o caso, é necessário que o custo do reparo ultrapasse o valor da franquia obrigatória para que o seguro possa ser acionado. O segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.
Onde constam essas informações?
Essa informação deverá constar na cláusula de prejuízos não indenizáveis do contrato de seguro. As chamadas “Condições Gerais” trazem as cláusulas detalhadas das apólices e podem ser encontradas nos sites das seguradoras e/ou área do cliente em via digital.
Abaixo separamos dois exemplos desta cláusula para você ver como ela costuma aparecer.
Cobertura opcional
para reparo de arranhões
Há algumas (poucas) seguradoras que oferecem cobertura opcional para reparo de arranhões. Essa opção geralmente vem dentro da cobertura de vidros mais top disponível. Abaixo coloco exemplo da seguradora Tokio Marine, onde há garantia para reparo de arranhões dentro da cobertura de Vidros VIP (nome da cobertura top de vidros desta companhia especificamente).
Veja que o foco está em arranhões superficiais. Para arranhões cujo reparo exija pintura convencional, não há cobertura.
O que fazer?
Sabendo que não há garantia de cobertura para danos exclusivos a pintura, o que fazer se isso ocorrer?
O proprietário deverá fazer o reparo particularmente, sem acionamento do seguro. Caso não tenha um prestador de sua confiança, é possível solicitar indicações de oficinas e/ou funilarias referenciadas da sua seguradora. Contudo, mesmo sendo referenciado, não haverá cobertura por meio do seguro se não tiver cobertura especial para este tipo de dano.
Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!