Saiba se o o seguro de câmera fotográfica também cobre acessórios como lentes, flashs, tripés etc.!
Quem vê um fotógrafo profissional trabalhando logo olha para a câmera e pensa “Nossa, deve ser cara!”. Para o observador leigo, no geral, é inimaginável que muitas vezes a câmera não é necessariamente o item mais caro entre os acessórios carregados pelo fotógrafo. O preço de lentes e flashs profissionais ou semi-profissionais muitas vezes ultrapassa o valor da própria câmera. Outros itens aparentemente simples, como tripés e cartões de memória, também não são lá tão baratos quanto aparentam.
Exatamente por conta disso, ao contratar um seguro de câmera fotográfica é importante incluir cobertura também para os acessórios, especialmente lentes e flashs. No post de hoje falaremos como funciona a cobertura de acessórios e mostraremos sua influência no preço final do seguro.
Confira e aproveite para fazer sua cotação e contratação online do seguro de câmera + acessórios!
Como funciona a cobertura de acessórios no seguro de câmera?
Antes de começarmos, importante ressaltar que as informações abaixo são referentes ao seguro de equipamentos portáteis da Porto Seguro, com condições gerais vigentes até a data de hoje. Em outras seguradoras o funcionamento pode ser diferente. Vamos lá:
Não existe diferença entre o funcionamento da cobertura da câmera em si e dos acessórios. Tanto câmera quanto acessórios são considerados equipamentos portáteis, bastando inserir o tipo de equipamento e as coberturas desejadas para cada equipamento especificamente.
Antigamente o seguro de câmera da Porto exigia que se colocasse a câmera como item principal e posteriormente selecionasse opção de estender as coberturas para acessórios. Isso era complicado, pois algumas coberturas da câmera não fazem sentido para alguns acessórios. Com esta nova forma de contratação, é possível contratar diferentes coberturas conforme cada acessório, formatando um seguro mais adequado a cada item individualmente.
Neste outro post explicamos o quanto a cobertura de acessórios influencia no preço total do seguro de câmera.
Quais acessórios tem aceitação no seguro?
Atualmente há aceitação para os seguintes acessórios de câmera fotográfica:
- bateria recarregável
- cartão de memoria
- filtro
- flash
- lente
- maleta (bag)
- microfone
- pen drive
- pilha recarregável
- refletor
- retroprojetor
- tela de projeção
- tripé
Para outros tipos de acessório é necessário consultar aceitação na seguradora.
Importante reforçar que a seguradora exige que o segurado tenha nota fiscal do item em seu nome. Se a câmera foi adquirida no exterior, veja neste post como proceder. Se você não tem nota fiscal ou Invoice em seu nome, fale com a gente para checarmos seu caso.
Quais as coberturas disponíveis para os acessórios?
As coberturas disponíveis para acessórios são as mesmas disponíveis para a câmera:
- Cobertura básica de danos físicos ao bem
- Danos elétricos
- Subtração de bens (roubo qualificado ou furto com indícios)
- Danos por água / Líquido
- Garantia internacional (entende demais coberturas fora do Brasil)
- Perda de aluguel
Maiores detalhes sobre cada cobertura neste outro post.
Há franquia para cobertura de acessórios?
Pode haver franquia de acordo com o tipo de cobertura. No geral as franquias para o seguro de câmera são bem acessíveis, mas é importante se atentar ao valor da franquia antes de contratar o seguro, para se certificar que está dentro do que você espera.
Neste outro post falamos em mais detalhes sobre a franquia das coberturas de câmera fotográfica.