Seguro franquia: o que é?

Saiba o que é a franquia nos diversos tipos de seguro: automóvel, residencial, empresarial, celular, entre outros!

A franquia é uma informação importante em todos os tipos de seguros de bens. Porém é muito comum o consumidor não saber o que é e como funciona esta obrigação. No post de hoje explicaremos o que é a franquia nos diversos tipos de seguro e mostraremos como ela aparece em alguns exemplos de contratos.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

O que é franquia no seguro?

A franquia é a parte dos prejuízos que deverá ser assumida pelo segurado. A seguradora cobrirá a diferença acima da franquia. Pode aparecer nos contratos com o nome “Participação Obrigatória do Segurado” ou abreviação “P.O.S”.

No seguro de automóvel existe uma franquia específica para o casco (conserto do carro em caso de perda parcial) e outras franquias específicas para vidros, faróis, retrovisores e lanternas (reparo ou troca dessas peças, especificamente).

Já nos demais seguros poderá haver franquia para cada cobertura especificamente. No seguro residencial e empresarial, por exemplo, é usual a existência de franquia na cobertura de danos elétricos. No seguro de smartphone é comum a franquia na cobertura de substração de bens.

Como cada tipo de seguro pode ter uma particularidade, é muito importante observar as franquias antes de contratá-lo.

Tipos de franquia

As franquias podem aparecer como números fixos ou percentuais da cobertura.

No seguro de automóvel é usual o uso de franquias fixas. Ou seja, a franquia é um número absoluto determinado em contrato. Ver exemplo 1 nas imagens abaixo.

Nos demais seguros (residencial, empresarial, smartphone, entre outros) é mais comum o uso de franquias percentuais com um valor mínimo. Ver exemplos 2 e 3 nas imagens abaixo.

Dúvidas frequentes na franquia do seguro de automóvel

Abaixo separamos outros posts que respondem as dúvidas mais frequentes sobre a franquia no seguro de automóvel:

Exemplos de franquia nos contratos

Nas figuras abaixo separamos contratos de seguros de automóvel, residência, empresarial e de smartphone para você ver como essa informação pode aparecer por aí. Veja que em alguns casos aparece como “franquia” e em outros como “participação obrigatória do segurado”, podendo ainda aparecer com a abreviação “P.O.S”.

Exemplo 1 – Franquia seguro automóvel – Seguradora Itaú – contrato de 2017

Exemplo 2 – Franquia seguro empresarial – Seguradora Tókio Marine – contrato de 2017

Exemplo 3 – Franquia seguro smartphone – Seguradora Porto Seguro – contrato de 2017

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

2 respostas para Seguro franquia: o que é?

  1. MARIANA diz:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE A UTILIZAÇÃO DO USO COMERCIAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *