Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

Dicas para tirar riscos da tela de seu smartphone ou tablet sem grandes custos

A tecnologia touchscreen, na qual você interage com a aparelhos através do toque na tela, vem revolucionando o mercado de dispositivos móveis. Já virou regra em smartphones e ganhou novas formas com os tablets. A manutenção de suas telas é essencial para seu bom funcionamento, por isso é muito importante saber como tirar riscos e arranhões de sua superfície. Algumas técnicas e macetes simples podem ajudar!

Leia também: “Como proteger smartphones de danos por queda? Existe seguro?”

Não cuidar da tela de seu smartphone ou tablet pode levar a custos enormes e, muquiranas que somos, queremos passar longe desses custos (rs..)! Conheças os principais responsáveis por riscos na tela, dicas para evitá-los e algumas técnicas para tirá-los com materiais simples e de baixo custo.

O maior inimigo das telas e seus capangas: 

Areia, chaves, moedas

Situações comuns que escapam a nossa atenção podem causar riscos e arranhões na tela – principalmente de smartphones, o quais carregamos para lá e para cá. Levar o aparelho no bolso ou na bolsa sem estar vestido por um capinha de proteção é um erro comum, pois moedas e chaves podem gerar pequenos arranhões na tela.

Mas, diferente do que comumente se pensa, moedas e chaves não são os principais responsáveis por esses riscos. A sujeira, especialmente sob a forma de areia é a maior causadora de riscos na tela de smartphones e tablets.

Leia também: “Limpar digitais e marcas de gordura da tela de smartphones e tablets”

Daí a importância de manter a tela sempre limpa e protegida, e seguir algumas dicas simples de proteção, listadas abaixo….

Para evitar riscos e arranhões na tela: algumas prevenções

1-  Mantenha a tela de seus aparelhos sempre limpa, livre de poeira e areia;
2- Procure sempre carregar seu aparelho dentro de capinhas;
3- Não carregue seu smartphone ou tablet junto a moedas, chaves e objetos pontiagudos;
4- Se for carregá-lo no bolso, coloque a tela virada para seu corpo para protegê-la de possíveis choques e esbarrões;
5- Em bolsas e mochilas, carregue seu smartphone ou tablet em um compartimento separado dos demais, reservando esse bolso somente para isso. Cuidado com zíperes e detalhes metálicos;
6- Ao colocar o smartphone ou tablet sobre a mesa, sempre deixe a tela para cima e nunca virada para baixo em contato com a superfície;
7- Mulherada e violeiros: Nos dispositivos touchscreen, cuidado com a unha comprida;
8- Cuidado com adornos e cordões decorativos, especialmente os de plástico e materiais mais duros. Pessoal mais frufru, dê preferência a adornos fofões como pelúcias;
9- Não use canetas ou tampas para interagir com seu smartphone ou tablet, a não ser as canetas especiais que já acompanham os aparelhos;
10- Se for para a praia ou locais com muita areia e/ou poeira, não use seu smartphone ou tablet sem antes colocar películas protetoras na tela;
11- Manuseie seu smartphone ou tablet sempre com mãos limpas e mantenha-o limpo de digitais e marcas de gordura;
12- Não leve seu smartphone ou tablet solto em porta-luvas ou porta-treco do carro;
13- Ao ligar seu aparelho à tomada ou ao USB para descarregar arquivos no computador, certifique-se de que está numa superfície segura e de que ninguém vai tropeçar no fio, levando à queda.
 

Como tirar riscos e arranhões da tela: o que e como usar

Essas dicas foram recolhidas de vários artigos e vídeos da internet que não devem gerar danos ao aparelho se utilizadas corretamente. Não nos responsabilizamos pelo uso de materiais inadequados.

Começando pelo que não usar: não use materiais de limpeza, pois podem prejudicar seu aparelho e danificar uma película protetora que já vem de fábrica na tela. Deixe o Veja e o lustra móveis para seus móveis ;)

Para os muquiranas mais mão aberta: Produtos especializados

A começar pela solução mais careira, existem produtos especiais para tratamento de riscos e arranhões. Um exemplo é o Displex, uma pasta que serve de polidor para telas de smarpthones e tablets. Você aplica o produto sobre a área arranhada e com um algodão ou pano macio esfregue levemente até o arranhão desaparecer.

Caso faça opção por esse tipo de produto, antes de aplicá-lo leia atentamente o modo de uso, para evitar desgastes irreversíveis na sua tela.

Jura?! Pasta de dente!?!***

Para os mais muquiranas, dispostos a recorrer soluções menos classudas, a pasta de dente branca ajuda, e muito! Quem diria, né? Mas tem que ser a pasta de dente branca e não em gel. Com um algodão ou um cotonete, aplique a pasta de dente branca sobre a tela (contenha a empolgação: nada de grandes excessos rs!). Com movimentos leves e circulares, esfregue por alguns minutos. Depois limpe até tirar completamente os resíduos da pasta que possam permanecer.

Muquirana que se preze já terá usado pasta de dente para limpar correntinhas e jóias de prata. Poucos sabem que também serve para seus aparelhos eletrônicos, inclusive telas LCD!

Mas atenção: não aplique muitas vezes seguidas, pois isso pode remover a camada de verniz que protege essas telas, deixando-as com aspecto fosco.

***Importante:::: Eu, particularmente, testei na tela do meu smartphone, um Galaxy S2. Ele tinha vários risquinhos bem superficiais, e tela ficou bem melhor. Outros colegas testaram e funcionou também. Mas um usuário do blog nos contatou e disse que a tela ficou manchada. Ele não quis informar a marca do aparelho, mas antes de fazer no seu, procure saber se alguém com um aparelho da mesma marca já testou e funcionou. Acredito que alguma diferença na tela dos aparelhos influencie.

Eu hein! Vaselina?!

Para telas LCD a vaselina é uma ótima opção para tirar riscos e arranhões. A aplicação deve ser feita exatamente como descrevemos para a pasta de dente, usando algodão ou cotonete. A densidade ótica dessa substância se assemelha a das telas LCD, diminuindo muito os riscos de dano. 

Películas protetoras: como aplicar sem deixar bolhas?

A película protetora de tela é uma opção de prevenção contra riscos e arranhões, mas deve ser aplicada de maneira correta para não formar  bolhas que atrapalhem o uso de seu smartphone ou tablet. Neste vídeo curtinho você vê como aplicar sem fazer bolhas =)

Novas invenções para o futuro: 

película reparadora de riscos

Já existe uma película que repara riscos e arranhões em apenas 10 segundos. Desenvolvida pela companhia Toray, serve para notebooks. Logo deverá ser desenvolvida uma versão para smartphones e tablets.

Cuide de sua tela: Nem seguro cobre riscos na tela

O seguro para dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets cobre roubo, incêndio, danos elétricos. Mas não cobre danos estéticos superficiais, como riscos e arranhões, por isso para esse casos, o melhor mesmo é a prevenção e cuidado contínuo =)

FONTE: As dicas acima foram embasadas em artigo de canal especializado em tecnologia e gadgets, o Tecmundo. Para ver a matéria original, clique aqui. Ali você confere dezenas de comentários de pessoas que testaram as dicas e o que elas acharam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

119 respostas para Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

  1. ERICK... diz:

    será que funciona no galaxy Pocket plus??? tem vários riscados superficiais

    • Jessica diz:

      Erick, bom dia!
      Desculpe a demora em responder!

      Então, eu não tenho como te garantir. Troquei de smartphone recentemente, e agora estou com um Galaxy SII. Como não tem riscos na tela ainda (e espero que continue assim rsrsrs!), não tive como testar nenhuma das técnicas nele.

      Antes eu tinha um Sony Ericsson, e nele funcionou legal com a pasta branca SEM ser em gel, bem pouquinho (pouquinho mesmo), e com cotonete.

  2. Olá Jessica adorei as suas dicas e tenho uma dúvida que estou muito preocupado a respeito da tela do meu tablet. Eu limpei ele com sabão e uma esponja bem macia, e percebi que ele não está mais sensível como era antes ta bem duro ao toque não é mais aquela coisa molinha quando tocava e bem sensível como posso dar a sensibilidade a ele de volta?

    abraços

    att

    Anderson

    • Jessica diz:

      Anderson, muito obrigada! Fico muito feliz que as dicas tenham ajudado de alguma maneira.

      Sobre sua dúvida, fiz uma pesquisa para ver se encontrava informações que pudesse ajudar. Procurei inclusive em sites e fóruns americanos, que tem uma cultura maior de dividir informações como essa. Mas mesmo assim não encontrei uma resposta certa sobre o que fazer para consertar por conta própria a tela.

      Por conta disso, primeiramente eu recomendo que você procure um local de assistência especializada. No manual do aparelho deve haver algumas indicações de assistência da própria marca. Como o problema surgiu devido a utilização de sabão na tela, não estará coberto pela garantia do aparelho, mas você poderá pagar pelo conserto e garantir que funcionará novamente.

      Caso tente consertar a tela por conta própria (o que particularmente eu não recomendo), seguem alguns pontos a se considerar:

      – Existem dois tipos de tela touchscreen. A tela resistiva funciona como um “resistor”: quando você pressiona a tela, a primeira camada entra em contato com a segunda camada, formando uma corrente elétrica cuja resistência determina a posição do toque no aparelho. Nesse caso, o touchscreen funciona na base da pressão. Já a tela capacitiva (que acredito que seja o tipo do seu tablet) funciona como capacitor, onde o contato do dedo com a tela gera um acúmulo de cargas elétricas, e faz com que o touchscreen funcione sem ser necessário fazer força. Nesse tipo de tela, danos à tela geram danos diretamente ao controlador responsável por essa maior sensibilidade, de modo que a única solução seria trocar a tela do aparelho.
      (li sobre isto nesta fonte – clique aqui– caso deseje se aprofundar)
      Sabendo disso, acredito que a melhor recomendação seja trocar a tela do aparelho.

      – Você disse que o touch screen funciona, mas não tão bem quanto antes. Buscando alguns tutoriais de como melhorar isso, encontrei este artigo que ensina a reconfigurar os comandos da tela para melhorar seu funcionamento. Eu, particularmente, ressalto que é uma opção arriscada, principalmente porque aparentemente o problema não está nas configurações do aparelho, mas no dano sofrido após a lavagem. Como não sou muito boa em programação, não tenho como garantir que as dicas desse artigo funcionem bem, por isso tentá-las seria um risco.

      Se eu encontrar mais alguma informação que possa ajudar, envio para você por e-mail, ok?
      Boa sorte! Espero que consiga resolver!

      • erick diz:

        o meu tablet tem vários aranhões mas só aparecem quando eu esta virado pra luz pro sol ou alguma claridade a marca dele e navcity posso passar pasta de dente para ñ aparecer manchas?.

        • Jessica diz:

          Erick, boa tarde!

          Antes de usar a pasta branca procure saber se alguém com aparelho da mesma marca que o seu já usou e teve sucesso.

          Se for tentar usar a pasta de dente, lembre-se que tem que ser pasta branca e nunca em gel. Utilize bem pouca pasta e passe com um cotonete, levemente e com movimentos circulares.

          Nós não nos responsabilizamos por quaisquer danos sofridos no aparelho durante o procedimento.

  3. Rafaela Gomes diz:

    Usei a pasta de dente branca como falado, em pequeníssima quantidade e super rápido, me arrependi desde o dia de ter nascido, piorou muito, deixou a tela fosca e os arranhões que eram superficiais ficaram ainda mais aparente… nunca mais sigo as dicas desse blog, primeira e ultima vez…

    • Jessica diz:

      Rafaela, essas dicas foram levantadas a partir de canais especializados em tecnologia como o TecMundo, que eu e diversos outros usuários que curtem gadgets costumamos seguir. Como você pode ver neste artigo de outro blog, nos comentários centenas de internautas usaram a dica da pasta de dente e afirmaram que funcionou sem problemas. Antes de compartilharmos informações como essa, pesquisamos bastante e testamos em nossos próprio aparelhos. Eu, particularmente, já usei a pasta branca e não aconteceu isso.

      Realmente não sei o que pode ter acontecido, mas continuamos a disposição para o que precisar.

  4. Dion Kennedy diz:

    Ótimas dicas…
    Funcionaram muito bem,
    Obrigado…

    “Jessica”

    E Parabens pelo Blog.

  5. higor pereira barbosa diz:

    eu usei um oleo de criança de passar no cabelo resolveu muito porque meu irmão tinha pegado uma lixa de unha e passo na tela e o oléo resolveu muito

  6. mailson diz:

    Eu uso lustra movei no meu tablet! Isso pode danifica-lo? Passo bem , pouco e tiro na hora!

    • Jessica diz:

      Mailson, bom dia! =)
      Olha, eu particularmente não recomendo o uso de lustra móvel na tela de tablets ou smartphones.

      O lustra móvel é feito para lustrar móveis de madeira. Sua composição, além de óleo, tem outros componentes químicos que podem prejudicar os móveis de madeira no longo prazo, corroendo a pintura, por exemplo. O mesmo efeito pode acontecer com a tela de seu tablet no longo prazo.

      É importante lembrar que as telas touchscreen são extremamente sensíveis, por isso vem com uma película protetora de fábrica. A química do lustra móvel pode agredir essa película. Mas deverá ser um dano no longo prazo, por isso que aparentemente está tudo em ordem agora.

      Recomendo que para desengordurar a tela, use apenas uma flanela lisinha um pouco umedecida. E para tirar riscos mais profundos, procure produtos especializados como o Displex.

      Espero ter ajudado! =D
      Abraçooos e obrigada pela participação!!

  7. Jefferson diz:

    Já testei pasta de dente e cera automotiva…não funcionou nenhum dos dois, pois os arranhões são um pouco profundos.
    Vou comprar o displex e fazer o teste…

  8. Ricardo diz:

    Sera que se utilizar cera de polir carro tambem não tira? talves ate uma cera mais grossa em risco mais fundo tipo massa granulação 100

    • Jessica diz:

      Olá, Ricardo!
      Na verdade eu nunca testei a cera de polir carro. Minha maior dúvida é se ela tem algum componente que possa agredir a tela, mas não sei dizer. Acho que se ela for neutra, como é o caso da vaselina, talvez funcione.

      Você já testou alguma vez? Se souber que funciona, não deixe de me contar =)

      O que posso dizer é para sempre se lembrar de aplicar os produtos com um cotonete ou algo assim, porque panos podem riscar mais.

      Valeu pela contribuição!!

  9. thiago diz:

    Eu usei creme dental e naum resovel nada

    • Jessica diz:

      Thiago, bom dia!
      Acredito que pasta de dente resolve apenas para riscos mais superficiais. Para riscos um pouco mais profundos talvez seja o caso de experimentar produtos especializados, como o Displex.

      Qualquer coisa, contate-nos novamente. Obrigada pela participação!

  10. gabriel diz:

    a vasilina pode ser em pasta

    • Jessica diz:

      Ótima observação, Gabriel! A vaselina sólida (em pasta) serve como lubrificante para diversos materiais industriais e também serve para preservar de corrosões. No caso de telas de smartphones e outros gadgets acaba sendo uma opção bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *