Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

Dicas para tirar riscos da tela de seu smartphone ou tablet sem grandes custos

A tecnologia touchscreen, na qual você interage com a aparelhos através do toque na tela, vem revolucionando o mercado de dispositivos móveis. Já virou regra em smartphones e ganhou novas formas com os tablets. A manutenção de suas telas é essencial para seu bom funcionamento, por isso é muito importante saber como tirar riscos e arranhões de sua superfície. Algumas técnicas e macetes simples podem ajudar!

Leia também: “Como proteger smartphones de danos por queda? Existe seguro?”

Não cuidar da tela de seu smartphone ou tablet pode levar a custos enormes e, muquiranas que somos, queremos passar longe desses custos (rs..)! Conheças os principais responsáveis por riscos na tela, dicas para evitá-los e algumas técnicas para tirá-los com materiais simples e de baixo custo.

O maior inimigo das telas e seus capangas: 

Areia, chaves, moedas

Situações comuns que escapam a nossa atenção podem causar riscos e arranhões na tela – principalmente de smartphones, o quais carregamos para lá e para cá. Levar o aparelho no bolso ou na bolsa sem estar vestido por um capinha de proteção é um erro comum, pois moedas e chaves podem gerar pequenos arranhões na tela.

Mas, diferente do que comumente se pensa, moedas e chaves não são os principais responsáveis por esses riscos. A sujeira, especialmente sob a forma de areia é a maior causadora de riscos na tela de smartphones e tablets.

Leia também: “Limpar digitais e marcas de gordura da tela de smartphones e tablets”

Daí a importância de manter a tela sempre limpa e protegida, e seguir algumas dicas simples de proteção, listadas abaixo….

Para evitar riscos e arranhões na tela: algumas prevenções

1-  Mantenha a tela de seus aparelhos sempre limpa, livre de poeira e areia;
2- Procure sempre carregar seu aparelho dentro de capinhas;
3- Não carregue seu smartphone ou tablet junto a moedas, chaves e objetos pontiagudos;
4- Se for carregá-lo no bolso, coloque a tela virada para seu corpo para protegê-la de possíveis choques e esbarrões;
5- Em bolsas e mochilas, carregue seu smartphone ou tablet em um compartimento separado dos demais, reservando esse bolso somente para isso. Cuidado com zíperes e detalhes metálicos;
6- Ao colocar o smartphone ou tablet sobre a mesa, sempre deixe a tela para cima e nunca virada para baixo em contato com a superfície;
7- Mulherada e violeiros: Nos dispositivos touchscreen, cuidado com a unha comprida;
8- Cuidado com adornos e cordões decorativos, especialmente os de plástico e materiais mais duros. Pessoal mais frufru, dê preferência a adornos fofões como pelúcias;
9- Não use canetas ou tampas para interagir com seu smartphone ou tablet, a não ser as canetas especiais que já acompanham os aparelhos;
10- Se for para a praia ou locais com muita areia e/ou poeira, não use seu smartphone ou tablet sem antes colocar películas protetoras na tela;
11- Manuseie seu smartphone ou tablet sempre com mãos limpas e mantenha-o limpo de digitais e marcas de gordura;
12- Não leve seu smartphone ou tablet solto em porta-luvas ou porta-treco do carro;
13- Ao ligar seu aparelho à tomada ou ao USB para descarregar arquivos no computador, certifique-se de que está numa superfície segura e de que ninguém vai tropeçar no fio, levando à queda.
 

Como tirar riscos e arranhões da tela: o que e como usar

Essas dicas foram recolhidas de vários artigos e vídeos da internet que não devem gerar danos ao aparelho se utilizadas corretamente. Não nos responsabilizamos pelo uso de materiais inadequados.

Começando pelo que não usar: não use materiais de limpeza, pois podem prejudicar seu aparelho e danificar uma película protetora que já vem de fábrica na tela. Deixe o Veja e o lustra móveis para seus móveis ;)

Para os muquiranas mais mão aberta: Produtos especializados

A começar pela solução mais careira, existem produtos especiais para tratamento de riscos e arranhões. Um exemplo é o Displex, uma pasta que serve de polidor para telas de smarpthones e tablets. Você aplica o produto sobre a área arranhada e com um algodão ou pano macio esfregue levemente até o arranhão desaparecer.

Caso faça opção por esse tipo de produto, antes de aplicá-lo leia atentamente o modo de uso, para evitar desgastes irreversíveis na sua tela.

Jura?! Pasta de dente!?!***

Para os mais muquiranas, dispostos a recorrer soluções menos classudas, a pasta de dente branca ajuda, e muito! Quem diria, né? Mas tem que ser a pasta de dente branca e não em gel. Com um algodão ou um cotonete, aplique a pasta de dente branca sobre a tela (contenha a empolgação: nada de grandes excessos rs!). Com movimentos leves e circulares, esfregue por alguns minutos. Depois limpe até tirar completamente os resíduos da pasta que possam permanecer.

Muquirana que se preze já terá usado pasta de dente para limpar correntinhas e jóias de prata. Poucos sabem que também serve para seus aparelhos eletrônicos, inclusive telas LCD!

Mas atenção: não aplique muitas vezes seguidas, pois isso pode remover a camada de verniz que protege essas telas, deixando-as com aspecto fosco.

***Importante:::: Eu, particularmente, testei na tela do meu smartphone, um Galaxy S2. Ele tinha vários risquinhos bem superficiais, e tela ficou bem melhor. Outros colegas testaram e funcionou também. Mas um usuário do blog nos contatou e disse que a tela ficou manchada. Ele não quis informar a marca do aparelho, mas antes de fazer no seu, procure saber se alguém com um aparelho da mesma marca já testou e funcionou. Acredito que alguma diferença na tela dos aparelhos influencie.

Eu hein! Vaselina?!

Para telas LCD a vaselina é uma ótima opção para tirar riscos e arranhões. A aplicação deve ser feita exatamente como descrevemos para a pasta de dente, usando algodão ou cotonete. A densidade ótica dessa substância se assemelha a das telas LCD, diminuindo muito os riscos de dano. 

Películas protetoras: como aplicar sem deixar bolhas?

A película protetora de tela é uma opção de prevenção contra riscos e arranhões, mas deve ser aplicada de maneira correta para não formar  bolhas que atrapalhem o uso de seu smartphone ou tablet. Neste vídeo curtinho você vê como aplicar sem fazer bolhas =)

Novas invenções para o futuro: 

película reparadora de riscos

Já existe uma película que repara riscos e arranhões em apenas 10 segundos. Desenvolvida pela companhia Toray, serve para notebooks. Logo deverá ser desenvolvida uma versão para smartphones e tablets.

Cuide de sua tela: Nem seguro cobre riscos na tela

O seguro para dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets cobre roubo, incêndio, danos elétricos. Mas não cobre danos estéticos superficiais, como riscos e arranhões, por isso para esse casos, o melhor mesmo é a prevenção e cuidado contínuo =)

FONTE: As dicas acima foram embasadas em artigo de canal especializado em tecnologia e gadgets, o Tecmundo. Para ver a matéria original, clique aqui. Ali você confere dezenas de comentários de pessoas que testaram as dicas e o que elas acharam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

119 respostas para Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

  1. Rafaela diz:

    Obs: vi o site que você passou um site de onde encontrar o Displex, mas estou sempre no celular e não consegui mexer no site ;-)

    • Jessica diz:

      Sem problemas! Na verdade sua dúvida serviu para eu dar uma pesquisada de novo, inclusive ligando para algumas lojas aqui de Campinas-SP. Pude confirmar que é um produto bem difícil de se encontrar no Brasil e talvez a única opção seja importar ou pedir para aquele amigo que sempre viaja para o exterior rs! De uma olhada no Amazon, como sugeri. Espero que dê certo!

      Abraços e feliz 2014!

  2. Rafaela diz:

    Olá Jessica, Boa tarde, eu observei e funcionou mesmo a pasta de dente Branca! Obrigada. Mas eu também tenho mais riscos não são profundos, eu poderia usar mesmo assim o Displex? Ou não? Onde eu acho esse Displex? Procurei em umas lojas de eletrônicos e não achei, poderia me ajudar? Muito obrigada =)

    • Jessica diz:

      Rafaela, boa tarde! Desculpe a demora em responder, eu estava de férias esse fim de ano rs!

      Fico feliz que a pasta branca tenha funcionado para você também. Para os demais riscos você pode usar o Displex sim, mas ressalto que eu particularmente nunca usei o produto. Li relatos que falaram que funciona bem, então não custa tentar.

      É realmente difícil achar o produto aqui no Brasil. Eu recomendo que você tente comprar em sites americanos como o Amazon. Lá encontrei várias opções como neste link (clique para ver). Várias opções constam como “free shiping” (precisaria confirmar se vale para países que não sejam os EUA) e talvez demore um pouco para chegar). O único problema é a recente elevação do IOF, que deve encarecer a compra online de produtos estrangeiros.

  3. Daniel diz:

    Ok Obrigado ! Mas Vou Colocar E Depoiis Com O Produto Eu Tiro A Pelicula E Limpo

  4. Daniel diz:

    Oi Jessica ! Boa Noite ! Tudo Bom ? Tenho Uma Duvida Meu Tablet Ta Com Um Arranhão Não Muito Penso Em Comprar pelicula Precisa Primeiro Tirar O Arranhão Ou Coloca A Pelicula Por Cima ? Obrigado no Aguardo

    • Jessica diz:

      Daniel, boa noite!
      A película protegerá a tela do seu aparelho de novos riscos e arranhões. Não é preciso necessariamente tirar o risco antigo antes de aplicar a película, mas se você conseguir tirar será melhor para seu manuseio e utilização.

      Mas cuidado ao tentar tirar o risco da tela. Nós não nos responsabilizamos por possíveis danos causados durante o procedimento.

      Boa sorte!

  5. Pingback:Tirar Riscos – As 7 Melhores Soluções (Celular, Computador, Tv) | SOS Solteiros

  6. Rafael Bueno diz:

    Olá Jessica , tenho um galaxy S4 e apareceu uns microriscos bem pequenos nele.
    Os riscos não são fundos não.Já tentei a pasta closeup branca mais ainda estão lá.Será que o displex funciona mesmo?

    • Jessica diz:

      Rafael, bom dia!

      Particularmente eu nunca testei o Displex.

      Do que li sobre o produto, existem diversos tipos de Displex, cada um para um tipo de risco e tela. Se você for tentar usar o produto, não deixe de comprar o apropriado para seu caso: deve ser próprio para tela touch screen e para riscos mais superficiais.

      Como não temos certeza se o produto funcionará ou não, eu particularmente recomendo que você fotografe ou filme o “antes e depois”. Se funcionar, maravilha! Mas se não funcionar, você já tem meios para reclamar e solicitar seu dinheiro de volta através de canais do consumidor.

  7. heder diz:

    Eu ja passei pasta branxa mais não funcuonou oque eu faço

  8. douglas diz:

    e quanto custa?

    • Jessica diz:

      Douglas, continuando rsrsrs

      Pelo link que te passei na resposta anterior, você pode conferir os preços. Variam bastante, de acordo com o que você procura.
      Observe as especificações e recomendações do produto, e escolha aquele que atende às suas necessidades.

      Tomara que dê certo! Compartilhe com a gente sua experiência!

  9. douglas diz:

    ola jessica onde posso encontrar o displex?

  10. davi diz:

    Quantos é esse produto Displex?kk Pk Aki em Casa Tem um gato ai eu acho q foi ele q Aranhou Oh risco é um Pouko Grande’

    • Jessica diz:

      Davi, também tenho gatinhos e eles são uma grande ameaça a todos meus aparelhos portáteis rsrsrs!
      Sobre o preço do Displex, é difícil ter um valor certinho para passar, mas no geral varia entre 15 e 20 reais. Clique para ver!” target=”_blank”>Nesse site dá para ter uma ideia.

      Boa sorte!

    • Richardson diz:

      Ola jessica eu queria saber se voce tem algum amigo que conheça um peoduto mais fácil de encontra do displex ou um produto mais barato seila ou uma dica boa sem ser o creme dental .

      • Jessica diz:

        Richardson, boa noite!

        Infelizmente o único produto especializado que conhecemos é o Displex. Ele é realmente difícil de encontrar no Brasil, por isso uma opção é comprá-lo através do Amazon, que é um site de vendas americano. Lá você encontra para importar.

        Sobre outras dicas, além da pasta de dente li relatos de pessoas que já usaram vaselina e outras que usaram cera automotiva. Mas recomendo que pesquise relatos de pessoas que usaram em modelo similar ao seu aparelho para ver se funcionou e se não causou nenhum problema. Ressalto que não nos responsabilizamos por possíveis danos à tela de seu aparelho.

        Outra opção também é levar a um estabelecimento especializo em manutenção de smartphones e tablets – talvez consigam tirar os riscos com outras técnicas ou instruí-lo melhor.

        Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *