Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

Dicas para tirar riscos da tela de seu smartphone ou tablet sem grandes custos

A tecnologia touchscreen, na qual você interage com a aparelhos através do toque na tela, vem revolucionando o mercado de dispositivos móveis. Já virou regra em smartphones e ganhou novas formas com os tablets. A manutenção de suas telas é essencial para seu bom funcionamento, por isso é muito importante saber como tirar riscos e arranhões de sua superfície. Algumas técnicas e macetes simples podem ajudar!

Leia também: “Como proteger smartphones de danos por queda? Existe seguro?”

Não cuidar da tela de seu smartphone ou tablet pode levar a custos enormes e, muquiranas que somos, queremos passar longe desses custos (rs..)! Conheças os principais responsáveis por riscos na tela, dicas para evitá-los e algumas técnicas para tirá-los com materiais simples e de baixo custo.

O maior inimigo das telas e seus capangas: 

Areia, chaves, moedas

Situações comuns que escapam a nossa atenção podem causar riscos e arranhões na tela – principalmente de smartphones, o quais carregamos para lá e para cá. Levar o aparelho no bolso ou na bolsa sem estar vestido por um capinha de proteção é um erro comum, pois moedas e chaves podem gerar pequenos arranhões na tela.

Mas, diferente do que comumente se pensa, moedas e chaves não são os principais responsáveis por esses riscos. A sujeira, especialmente sob a forma de areia é a maior causadora de riscos na tela de smartphones e tablets.

Leia também: “Limpar digitais e marcas de gordura da tela de smartphones e tablets”

Daí a importância de manter a tela sempre limpa e protegida, e seguir algumas dicas simples de proteção, listadas abaixo….

Para evitar riscos e arranhões na tela: algumas prevenções

1-  Mantenha a tela de seus aparelhos sempre limpa, livre de poeira e areia;
2- Procure sempre carregar seu aparelho dentro de capinhas;
3- Não carregue seu smartphone ou tablet junto a moedas, chaves e objetos pontiagudos;
4- Se for carregá-lo no bolso, coloque a tela virada para seu corpo para protegê-la de possíveis choques e esbarrões;
5- Em bolsas e mochilas, carregue seu smartphone ou tablet em um compartimento separado dos demais, reservando esse bolso somente para isso. Cuidado com zíperes e detalhes metálicos;
6- Ao colocar o smartphone ou tablet sobre a mesa, sempre deixe a tela para cima e nunca virada para baixo em contato com a superfície;
7- Mulherada e violeiros: Nos dispositivos touchscreen, cuidado com a unha comprida;
8- Cuidado com adornos e cordões decorativos, especialmente os de plástico e materiais mais duros. Pessoal mais frufru, dê preferência a adornos fofões como pelúcias;
9- Não use canetas ou tampas para interagir com seu smartphone ou tablet, a não ser as canetas especiais que já acompanham os aparelhos;
10- Se for para a praia ou locais com muita areia e/ou poeira, não use seu smartphone ou tablet sem antes colocar películas protetoras na tela;
11- Manuseie seu smartphone ou tablet sempre com mãos limpas e mantenha-o limpo de digitais e marcas de gordura;
12- Não leve seu smartphone ou tablet solto em porta-luvas ou porta-treco do carro;
13- Ao ligar seu aparelho à tomada ou ao USB para descarregar arquivos no computador, certifique-se de que está numa superfície segura e de que ninguém vai tropeçar no fio, levando à queda.
 

Como tirar riscos e arranhões da tela: o que e como usar

Essas dicas foram recolhidas de vários artigos e vídeos da internet que não devem gerar danos ao aparelho se utilizadas corretamente. Não nos responsabilizamos pelo uso de materiais inadequados.

Começando pelo que não usar: não use materiais de limpeza, pois podem prejudicar seu aparelho e danificar uma película protetora que já vem de fábrica na tela. Deixe o Veja e o lustra móveis para seus móveis ;)

Para os muquiranas mais mão aberta: Produtos especializados

A começar pela solução mais careira, existem produtos especiais para tratamento de riscos e arranhões. Um exemplo é o Displex, uma pasta que serve de polidor para telas de smarpthones e tablets. Você aplica o produto sobre a área arranhada e com um algodão ou pano macio esfregue levemente até o arranhão desaparecer.

Caso faça opção por esse tipo de produto, antes de aplicá-lo leia atentamente o modo de uso, para evitar desgastes irreversíveis na sua tela.

Jura?! Pasta de dente!?!***

Para os mais muquiranas, dispostos a recorrer soluções menos classudas, a pasta de dente branca ajuda, e muito! Quem diria, né? Mas tem que ser a pasta de dente branca e não em gel. Com um algodão ou um cotonete, aplique a pasta de dente branca sobre a tela (contenha a empolgação: nada de grandes excessos rs!). Com movimentos leves e circulares, esfregue por alguns minutos. Depois limpe até tirar completamente os resíduos da pasta que possam permanecer.

Muquirana que se preze já terá usado pasta de dente para limpar correntinhas e jóias de prata. Poucos sabem que também serve para seus aparelhos eletrônicos, inclusive telas LCD!

Mas atenção: não aplique muitas vezes seguidas, pois isso pode remover a camada de verniz que protege essas telas, deixando-as com aspecto fosco.

***Importante:::: Eu, particularmente, testei na tela do meu smartphone, um Galaxy S2. Ele tinha vários risquinhos bem superficiais, e tela ficou bem melhor. Outros colegas testaram e funcionou também. Mas um usuário do blog nos contatou e disse que a tela ficou manchada. Ele não quis informar a marca do aparelho, mas antes de fazer no seu, procure saber se alguém com um aparelho da mesma marca já testou e funcionou. Acredito que alguma diferença na tela dos aparelhos influencie.

Eu hein! Vaselina?!

Para telas LCD a vaselina é uma ótima opção para tirar riscos e arranhões. A aplicação deve ser feita exatamente como descrevemos para a pasta de dente, usando algodão ou cotonete. A densidade ótica dessa substância se assemelha a das telas LCD, diminuindo muito os riscos de dano. 

Películas protetoras: como aplicar sem deixar bolhas?

A película protetora de tela é uma opção de prevenção contra riscos e arranhões, mas deve ser aplicada de maneira correta para não formar  bolhas que atrapalhem o uso de seu smartphone ou tablet. Neste vídeo curtinho você vê como aplicar sem fazer bolhas =)

Novas invenções para o futuro: 

película reparadora de riscos

Já existe uma película que repara riscos e arranhões em apenas 10 segundos. Desenvolvida pela companhia Toray, serve para notebooks. Logo deverá ser desenvolvida uma versão para smartphones e tablets.

Cuide de sua tela: Nem seguro cobre riscos na tela

O seguro para dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets cobre roubo, incêndio, danos elétricos. Mas não cobre danos estéticos superficiais, como riscos e arranhões, por isso para esse casos, o melhor mesmo é a prevenção e cuidado contínuo =)

FONTE: As dicas acima foram embasadas em artigo de canal especializado em tecnologia e gadgets, o Tecmundo. Para ver a matéria original, clique aqui. Ali você confere dezenas de comentários de pessoas que testaram as dicas e o que elas acharam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

119 respostas para Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

  1. layla da silva lima diz:

    ola!! sou layla estou com uma duvida. funciona com um tablet quebrado por dentro?

  2. Caroline diz:

    No meu estava pouquíssimos rabiscos, mais fiz mesmo assim e agora ficou pior, ficou bem notável .
    Meu celular é da motorola – moto g

  3. Eder diz:

    Eu sou muquirana? O fato de ler este post me da o status de muquirana?

    • Jessica diz:

      Olá Eder!

      Certamente não. É só uma brincadeira mesmo, pelo fato de nosso blog chamar Muquirana e ter foco no atendimento (bem humorado) de consumidores que procuram bom preço.

      Pedimos desculpas se se ofendeu de alguma forma. Tenha certeza que não é esta a intenção.

      Grande abraço!

  4. Maria Eduarda diz:

    adoreii !! estava com uma mancha enorme de caneta no meu tablet , resolvi passar a pasta de dente branca e ele esta novinho em folha !!!

  5. emanuel diz:

    a vaselina funciona mesmo serve para cel motorola moto g 2??

  6. Henrique Cardoso diz:

    Muito interessante a matéria, Jessica,
    Eu tinha um celular que caiu e arranhou a tela, depois acabei trocando de aparelho e resolvi pesquisar na internet, sobre arranhões e quedas, foi quando encontrei esse site: https://www.gorilashield.com.br/ onde fazem venda de películas de vidro para celulares e tablets. Além disso, a película que eles disponibilizam deixa a tela bem mais resistente e caso quebre, tem ressarcimento com uma nova tela. Estou usando já e tenho gostado.

  7. hayla diz:

    Eu quebrei minha tela , fez um risco nela . Se eu por uma película por cima irá tampa o risco ?

    • Jessica diz:

      Hayla, bom dia!
      Acredito que não, pois a película e transparente.
      Recomendo que leve a um local de assistência técnica e faça um orçamento para trocar a tela.
      Abraços!

  8. carla diz:

    Fiz no meu tablet Gênesis tava bem judiado e me arrependi ficou mais evidente os arranhados.

  9. Leticia diz:

    Muito legal! Ótimo post :D

  10. No Meu Tablet Lenoxx TB-7000 Tem Algum Risco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *