5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

Confira 5 dicas indispensáveis que toda pessoa com deficiência precisa saber sobre seguro ao comprar seu primeiro carro com isenção de IPI e ICMS!

Se você está adquirindo seu primeiro carro com isenção de impostos para pessoas com deficiência, este post é especialmente dirigido para você! Ao longo do tempo nos especializamos no atendimento deste tipo de seguro e, por conta disso, recorrentemente ouvimos dúvidas comuns entre nossos segurados sobre a cobertura dos impostos, enquadramento do perfil de risco etc.

Abaixo você confere as 5 principais dicas do seguro para veículos com isenção que levantamos nos últimos anos de atendimento. Aproveite também para pedir sua cotação conosco – e não esqueça de informar que trata-se de veículo PCD com isenção ;)

Cotação Seguro Carro - 2

#1 Seguradoras com cobertura especial para impostos

Atualmente há três seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos: A pioneira foi Porto Seguro, seguida da Tókio Marine e, por fim, a Itaú.

  • Porto Seguro e Itaú oferecem uma cobertura adicional e especial para quitação dos impostos chamada “cláusula de despesas extraordinárias especial”. Esta cláusula garante que a seguradora quitará os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, o proprietário receberá o percentual contratado da Tabela FIPE que no geral é de 100%.
  • A Tokio Marine permite a contratação de até 30% adicionais sobre a Tabela FIPE, podendo portanto ser contratado até 130% . Contratando 125% ou 130%, por exemplo, o proprietário terá 25% ou 30% adicionais para quitar os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, continuar com 100% ou 105% em mãos.

Nas seguradoras sem estas coberturas especiais dos impostos, no caso de indenização integral será necessário que o proprietário quite os impostos para depois receber a indenização. Ou seja, os impostos são de responsabilidade do segurado. Isso significa que contratando 100% da Tabela Fipe, se os impostos representarem em torno de 25%, ao final o proprietário receberá uma indenização líquida do seguro de 100% – 25% = 75%.

Alerta: O grande problema é que o benefício da isenção só é concedido novamente a cada 2 anos. Por isso se o sinistro ocorrer neste meio tempo, esse diferença de 25% poderá atrapalhar os planos do proprietário em adquirir outro carro tão bom quanto o anterior. Aí a grande importância da cobertura especial.

#2 Carros que não constam na Tabela FIPE

Alguns modelos de veículo adquiridos com isenção de IPI e ICMS para PCD não constam na Tabela FIPE, como é o caso do Jeep Renegade 1.6 Automático, por exemplo.

Para esses casos a contratação do seguro não será feita por meio da cobertura de “valor referenciado” (Tabela Fipe), e sim pela cobertura de “valor determinado” (valor fixo).

Neste tipo de contratação, ao invés de usar a Tabela FIPE, estipula-se um valor fixo de cobertura, preferencialmente com base no valor de nota fiscal. Como o carro terá um valor de nota inferior devido à isenção dos impostos, deve-se considerar o valor de nota + impostos para determinação da importância segurada.

É importante nos enviar cópia na nota fiscal e descrição correta do modelo do carro para nossa equipe levantar este valor determinado corretamente, garantindo à você a cobertura mais adequada.

A contratação da cobertura especial não muda nos casos de valor determinado: Na Porto e Itaú a cláusula especial continuará garantindo a quitação dos impostos; na Tókio deverá acrescer o valor da nota em até 30% conforme o percentual de impostos em sua região.

Saiba mais em “Seguro auto PCD com isenção para carro sem Tabela FIPE”

#3 Segurado e Principal condutor

Outra dúvida comum nos seguros de automóvel PCD com isenção é sobre o enquadramento do segurado e do principal condutor.

Segurado: A isenção é concedida nominalmente ao portador de deficiência. Por isso é comum pais adquirirem veículo em nome do filho portador de deficiência. O seguro só pode ser feito em nome de pessoa maior de 18 anos. Por isso se este filho for criança for menor de 18 anos o seguro deverá ser feito em nome do responsável.

Contudo, vale uma observação importante: No caso de indenização integral o salvado do veículo é transferido para a seguradora – se o veículo estiver no nome de menor será necessário que os responsáveis chequem junto ao DETRAN se será exigida autorização judicial para transferência, pois em alguns Estados a mesma é obrigatória para compra e venda de veículo de propriedade de menor incapaz, independente de incapacidade relativa ou absoluta.

Principal condutor: O principal condutor no perfil de risco também não precisa ser necessariamente o proprietário para quem foi concedida a isenção. O enquadramento do principal condutor segue as mesmas regras do seguro de carros sem isenção, a qual você pode conferir neste vídeo: “Quem pode dirigir no seguro? Regras de condutor principal e secundários”

#4 Prazo de entrega do veículo pode influenciar preço do seguro 

Outra dica importantíssima é estar atento ao prazo de entrega do veículo, pois ele poderá influenciar indiretamente o preço do seu seguro.

Os veículos adquiridos com isenção de IPI e ICMS no geral não estão disponíveis imediatamente para retirada na concessionária. Por conta disso, para essas compras o carro costuma ser entregue em média após 30 dias da emissão da nota fiscal.

Nesse meio tempo entre a emissão da nota fiscal e a retirada do carro, o consumidor costuma pesquisar o seguro de automóvel, afinal, já quer tirar o carro da concessionária com seguro. A tabela de preços das seguradoras sofrem grande variação mensalmente, podendo cair ou subir o preço na virada do mês. Como o prazo para entrega do veículo muitas vezes ocorre em 30 dias, pode ocorrer de a tabela de preços do seguro virar nesse meio tempo.

Por isso é importante o consumidor estar atento à previsão de data de entrega do carro e checar se ocorrerá mudança na tabela do seguro para não contar com um preço que posteriormente poderá mudar.

#5 Cobertura de garantia zero km

A isenção de IPI e ICMS é concedida para compra de carros zero km. Por isso outro ponto fundamental para este consumidor é estar atento à cobertura de garantia zero km no seguro de automóvel.

Esta cobertura garante que em casos de perda total por colisão, roubo ou furto sem recuperação etc., a indenização integral a ser paga pelo seguro usará como referência  a Tabela FIPE de um zero km e não de um semi-novo ou usado.

A SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguros, determina que toda seguradora deve oferecer obrigatoriamente cobertura de garantia zero km de no mínimo 90 dias (~3 meses). Porém é possível estender este prazo para 180 dias (~6 meses) mediante contratação de cobertura adicional. Algumas seguradoras oferecem benefício de 180 dias gratuitamente.

Por isso a dica neste ponto é: dê prioridade às seguradoras que oferecem garantia zero km de 180 dias, afinal, é um proteção maior para você. Na Porto Seguro e Itaú a garantia zero km é oferecida gratuitamente. Na Tókio Marine opção de seguro “auto tradicional” também é de 180 dias, enquanto que na opção “auto clássico” é de 90 dias.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to 5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

  1. Rodrigo Neres diz:

    Boa tarde, e para Não condutor, como funciona? é o mesmo procedimento? Pois tenho uma filha de 9 anos e ja tenho o carro em nome dela, porém o valor na minha apólice esta de 100%

  2. Valdir de oliveira diz:

    Estou adquirindo um creta pcd ja fiz o pedido do carro o vendedor me garantiu que 40 dias eu pego o carro e eu gostaria de fazer um seguro total do carro e gostaria de saber qto fica. Se puder me responder agradeço .obrigado

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *