Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!]

BÔNUS DE SEGURO - O QUE ÉVeja passo a passo ilustrado de como funciona o bônus do seguro auto!

O bônus do seguro é assunto que interessa a todos que prezam pela economia, sendo muito importante para você na hora de renovar seu seguro de automóvel.  Neste artigo vamos tratar das principais dúvidas sobre o assunto, mostrando passo a passo ilustrado sobre como funciona o bônus do seguro e sua influência no dia à dia do segurado.

Também recomendamos a leitura deste outro post sobre o assunto: “Bônus no seguro de automóvel: posso transferir?”.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Peça também sua cotação, sem compromisso ;)

Cotação Seguro Carro - 2

O que é bônus de seguro?

Bônus de seguro é um indicador da experiência do seguro, usado na formação do preço do seguro.

Traduzindo do “segurês” para o português, a ideia do bônus de seguro é bonificar aqueles que contrataram o seguro mas não precisaram utilizá-lo ao longo da vigência. É um tipo de “premiação” progressiva à quem teve um experiência positiva para o seguro, não tendo sinistros.

De quanto é o desconto da classe de bônus?

Cada classe de bônus equivale a um desconto percentual no preço do seguro. Não há um valor exata para o desconto de “uma unidade” de bônus, pois há seguradoras que atribuem mais peso e outras que atribuem menos peso ao bônus na composição do preço do seguro. Porém podemos dizer que, na média, cada classe bônus tende a valer 5% de desconto.

Em alguns casos pode ocorrer de mesmo a classe de bônus subindo, o preço do seguro também subir. Neste outro post  explicamos por que isso pode ocorrer.

Passo a passo ilustrado

Abaixo você confere o passo a passo ilustrado e explicação em texto de como funciona o bônus de seguro.

bônus de seguro como funciona - imagem

Como funciona o bônus de seguro?

Se você quer um “resumão”, assista o vídeo abaixo. Se preferir, o texto traz as informações detalhadas ;)

O funcionamento do bônus de seguro é bastante simples. Abaixo você confere as explicações de cada ponto do passo a passo ilustrado que você viu acima.

  • Se você não tiver sinistro ao longo da vigência do seguro, você ganha uma classe bônus.
  • Para  cada sinistro que você sofre ao longo da vigência, você perde uma classe de bônus.

Vamos ver cada um desses pontos brevemente.

Quando ganho classe de bônus no seguro?
“Não usou, ganhou”

Você ganha uma classe de bônus sempre que renova seu seguro no vencimento da renovação, sem ter tido sinistro ao longo da vigência.

Antecipação de renovação: Para ganhar a classe de bônus é necessário respeitar a vigência de 1 ano do seguro. Se a renovação for antecipada, ou seja, feita antes do vencimento, você não ganha a classe de bônus mesmo que não tenha tido sinistro. Em renovações antecipadas você mantém a classe de bônus atual.

Por exemplo: Imagine que você tem um seguro com vigência de 01/jan/2014 à 01/jan/2015. Se por algum motivo você decidir refazer esse seguro em outro lugar no meio da vigência, por exemplo em 30/outubro/2014, você não ganhará uma classe de bônus mesmo que não tenha utilizado o seguro ao longo desses 10 meses de seguro.

Quebra de vigência: Outro detalhe importante, é renovar o seguro até a data do vencimento. Se o seguro não for renovado em dia, ocorre o que chamamos de “quebra de vigência”, o que pode gerar perda de bônus. As seguradoras dão o prazo de até 30 dias, contando a partir do vencimento, para fazer a renovação ganhando a classe de bônus. Após os 30 dias você perde uma classe de bônus e poderá perder classes adicionais a cada mês.

Quando perco classe de bônus no seguro?

Você perde uma classe bônus na renovação quando precisa acionar o seguro para:

  • Consertar seu veículo (perda parcial)
  • Consertar veículos de terceiros (cobertura de terceiros)
  • Indenização integral por colisão, roubo/furto, incêndio etc. (perda total)

Você também pode perder seus bônus gradualmente quando não renova seu seguro dentro do prazo, conforme explicamos acima.

É importante se atentar a alguns detalhes sobre a regras de perda de bônus. Confira as mais importantes abaixo:

  • Mudar de seguradora não influencia em nada. Se na renovação do seu seguro você optar por uma nova seguradora, você continuará ganhando os bônus que ganharia na outra. O mesmo vale para a perda de bônus: Se você sofreu sinistro ao durante a vigência do seguro e mudar de seguradora na renovação, continuará tendo seu bônus descontado na nova seguradora.
  • Você não perde todo seu bônus de uma só vez. Por exemplo: Se você tem classe de bônus 5 e sofre um sinistro, na renovação você terá bônus 4 e não zero.
  • Para cada sinistro você perde uma classe de bônus. Por exemplo: Imagine que você sofre um sinistro em fevereiro. Dois meses depois você sofre outro sinistro. Na renovação do seguro você perderá duas classes de bônus – ou seja, uma para cada sinistro.

Situações em que você usa seu seguro mas não perde bônus

Algumas situações em que você usa seu seguro de carro não acarretam perda de bônus na renovação, pois não são consideradas “sinistro”, mas serviços de assistência e benefício do seguro. Abaixo você confere que situações são essas:

  • Assistência 24h: Guincho, chaveiro, troca de pneus, assistência para pane seca ou pane elétrica etc., são serviços enquadrados dentro da Assistência 24h do seguro. Se você precisar usar algum dos serviços dessas assistências você não perderá classe de bônus.
  • Vidros, faróis, retrovisores e lanternas: Se você precisar a cobertura de vidros, faróis, retrovisores e lanternas do seu seguro de carro você também não perde bônus na renovação.
  • Benefícios: Alguns seguros de automóvel oferecem benefícios como por exemplo serviços residenciais básicos. Se você utilizar esses benefícios não perderá classe de bônus.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

33 Responses to Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!]

  1. Patricia Carvalho diz:

    No meu contrato do seguro não discrimina o valor do desconto referente ao bônus, isso é correto?
    Só diz que estou na classe 4 mas não fala qual a porcentagem de desconto que isso significa. Como posso saber se o desconto de bônus realmente está sendo aplicado?

    • Jessica diz:

      Patrícia, bom dia!

      Os contratos de Seguro trazem apenas a classe de bônus, sem relações percentuais. A conferência pode ser feita realizando um cálculo sem bônus para checar quanto ficaria o seguro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. Junior diz:

    Boa tarde,

    Quando há perda total de um veículo o seguro será automaticamente cancelado; logo, sua classe de bônus será zerada. Não?

    • Jessica diz:

      Jorge, boa noite!

      A apólice é cancelada mas a classe de bônus é mantida com desconto de uma classe.
      O segurado tem até 30 dias para fazer novo seguro aproveitando os bônus remanescentes.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  3. LEONARDO diz:

    Boa tarde!

    Bateram em meu carro. Abri o sinistro porém o valor do conserto ficou abaixo da franquia, sendo assim fiz o reparo por fora do seguro, pagando pessoalmente as despesas.

    Vou perder classe de bônus?

    • Jessica diz:

      Leonardo, boa tarde!

      Não há perda de bônus quando o reparo é feito particularmente e não por meio do seguro.
      Recomendamos apenas solicitar ao corretor responsável pela apólice para encerrar o sinistro. A seguradora deverá cancelar de toda forma já que não atingiu a franquia, mas é importante se certificar para o processo não ficar em aberto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  4. Ricardo Silva diz:

    Olá, não consegui sanar minha dúvida.
    É o seguinte, tenho seguro do meu automóvel e há muito tempo sou bônus classe 10. O bônus é meu correto, não do carro? Agora comprei uma moto e a minha corretora disse que não tenho bônus para fazer o seguro dela.
    Tá certo isso?

    • Jessica diz:

      Ricardo, bom dia!

      O bônus é vinculado ao CPF, contudo é específico para cada apólice.
      Por exemplo: se o senhor tem bônus 10 na apólice “A”, esse bônus não pode ser compartilhado com outra apólice “B”. O senhor terá que escolher entre:
      1) manter os bônus 10 na apólice A e iniciar com bônus zero na apólice B, ou
      2) transferir os bônus 10 de A para B, cancelando apólice A. Será necessário fazer nova apólice C no lugar de A com bônus zero, enquanto a apólice B ficará com bônus 10.

      Também não é possível dividir os bônus entre apólices, por exemplo dividir o bônus 10 em bônus 05 para A e B.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  5. Daniel Silva diz:

    Boa Tarde,

    Muito legal e completo o texto, mas acho que alguns casos específicos podem gerar dúvidas interessantes.
    Como é o meu caso!
    Renovei (Classe 7, HDI) meu seguro em 17/02/2016 e tive um sinistro que acabou em indenização integral (menos uma classe de bônus).
    No dia 07/04/2016 entreguei toda a documentação do carro para o pagamento da indenização. Ela deve ser depositada até dia 15/04/2016.
    Agora vem a dúvida: Fui informado que sendo indenização integral, o contrato do seguro é cancelado.Então, quanto tempo eu tenho para comprar um novo carro e contratar um novo seguro para não perder mais nenhuma classe de bônus? E esse prazo passa a contar de que data? (Recebimento da indenização / comunicação do sinistro / definição de que foi perda total?)

    Obrigado,

    Daniel

  6. Amauri diz:

    Bom Dia!!!
    Todos os seguros tem CI?
    Exemplo: Seguro Residencial, Seg Vida etc.
    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Amauri, boa tarde!

      A C.I. é o “Código de Identificação” ou “Chave de Identificação” do bônus. Ela serve para confirmar a classe de bônus junto a seguradora anterior.
      Ela existe para todos os seguros de automóvel. No seguro residencial, algumas seguradoras trabalham com bônus, mas são minoria e por isso nem sempre há C.I. para seguro residencial. Já para outros tipos de seguro geralmente não há bônus e por isso não há C.I.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *