Cálculo de cobertura proporcional no seguro automóvel

Faça download de planilha para fazer cálculo de cobertura proporcional pela Tabela de Prazo Curto no seguro de automóvel!

Quando o segurado esquece de pagar as parcelas do seguro, se as parcelas não forem colocadas em dia, o seguro é cancelado por falta de pagamento. Porém há casos quando o segurado já pagou grande parte do seguro, portanto ele terá determinados dias de cobertura garantidos pelo valor pago antes do cancelamento. Neste post explicaremos como funciona o cálculo desta cobertura proporcional e onde estão previstas estas regras.

Aproveite e peça sua cotação de seguros com a gente :)

Cotação Seguro Carro - 2

Planilha para fazer cálculo de cobertura proporcional

Antes de você começar a ler este post, temos uma excelente notícia para você. Preparamos uma planilha onde você preenche dados simples e ela faz o cálculo de cobertura proporcional com base nas regras da Tabela de Prazo Curto.

A planilha serve para o cálculo nos casos de seguros de duração de 365 dias (01 ano), não servindo para o cálculo nos casos de seguros plurianuais. Se houverem sido feito endossos com cobrança ao longo do ano, é preciso fazer alguns ajustes para usar a planilha (se você tiver feito endossos, escreva nos comentários para lhe ajudarmos).

Faça download da planilha aqui

Clicando acima, a planilha será baixada conforme tela abaixo. Clique no arquivo baixado para abri-lo.

passo-a-passo2-download-planilha-calculo-cobertura-proporcional-tabela-prazo-curto-seguro-automovel

Onde estão previstas as regras da Tabela de Prazo Curto
para cálculo de cobertura proporcional?

A Circular SUSEP 239/2003 dispõe sobre as regras de pagamento em seguros de danos, do qual o seguro de automóvel faz parte. Para os casos de falta de pagamento por parte do segurado ela prevê:

“Art. 6o No caso de fracionamento do prêmio [quando o seguro é parcelado] e configurado a falta de pagamento de qualquer uma das parcelas subsequentes à primeira, o prazo de vigência da cobertura será ajustado em função do prêmio efetivamente pago, observada, no mínimo, a fração prevista na tabela de prazo curto constante do anexo II desta Circular.”

Traduzindo do “segurês”, o que este artigo diz é que quando um seguro de automóvel é cancelado por falta de pagamento da 2ª parcela em diante, o cálculo de cobertura proporcional a que o segurado tem direito deverá ser feito usando a Tabela de Prazo Curto. Essa regra também deve obrigatoriamente constar nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais do seu seguro.

O segurado deve calcular quanto ele pagou e quanto o seguro custava no total, tirando o imposto IOF de 7,38%. Com este percentual em mãos, ele deverá achar a proporção na Tabela de Prazo Curto. Se o valor não constar na Tabela, deverá ser usado o percentual imediatamente superior.

EXEMPLO 1

exemplo-1-2-calculo-de-cobertura-proporcional-tabela-prazo-curto

EXEMPLO 2

exemplo-2-calculo-de-cobertura-proporcional-tabela-prazo-curto

Espero que a planilha e os exemplos acima ajudem você ;)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Cálculo de cobertura proporcional no seguro automóvel

  1. João Vinícius Barbosa Roberto diz:

    Olá…por favor me ajudem!!! Estou desesperado por uma informação que me ajude neste caso… O meu seguro foi dividido em parcelas, para serem pagas na fatura do cartão. Porém, tive este cartão roubado e tive que cancela-lo. Só que a última parcela do seguro ficou sem ser paga, por conta que o cartão foi cancelado. Existe uma forma de pagar esta parcela, pra poder não perder o seguro? Houve um sinistro com o carro, há como a seguradora receber o valor da parcela que ficou faltando pagar e assim se regularizar o seguro??

    Desde já agradeço!!!

    • Jessica diz:

      João, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor de seguros para levar essas informações à seguradora.
      Alguns procedimentos que podem ajudá-lo é solicitar à Administradora do cartão o protocolo de atendimento no qual ela formaliza essa situação que o senhor nos contou (cartão cancelado por roubo/furto) e que deseja regularizar a parcela que estava em aberto.

      Tanto a regularização da parcela quanto à garantia de cobertura dependerão da análise da seguradora. Por isso é importante a ajuda do corretor para buscar argumentar sobre o que ocorreu.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo

      Atenciosamente,

  2. Rodrigo Andrade diz:

    Paguei 3 parcelas Janeiro Fevereiro março. Duas ficaram em aberto abril e maio. Porém houve sinistro no carro dia 16 desse mes maio. Como fica minha situação serei coberto? Pelo que perito falou e perda total. Meu seguro e do banco Brasil.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *