Como diminuir prejuízo com PT de carro zero km com seguro?

“Há alguma forma de proteger o segurado de prejuízos pela perda total de carro zero km?” – Confira nossa resposta!

Recebemos a seguinte dúvida do visitante Maicon:

“Jéssica, já sanei muitas duvidas no teu site sobre seguros. porém tenho a seguinte dúvida: comprei meu carro zero km em abril de 2015 e o sinistro que deu PT ocorreu em dezembro de 2015. Ainda sim receberei apenas o valor da FIPE? Nào há nenhum mecanismo que proteja o segurado em um situação desta, para que não seja absurdamente lesado?”

Confira nossa resposta:

Fico feliz que utilize nosso blog para tirar dúvidas :)
Se puder compartilhar nosso canal com seus amigos, fico muito grata.

Vamos a sua dúvida:

Segundo norma da SUSEP todas as seguradoras são obrigadas a dar garantia de zero km por mínimo de 90 dias. Essa garantia diz que se ocorrer perda total do veículo no prazo de 90 dias, o segurado receberá o percentual contratada da Tabela FIPE com base de um modelo zero km. Sem essa garantia o valor de referência, ao invés de ser de zero km, seria de um semi novo.

Existe o opcional de ampliar esta garantia de zero km para um período maior, de até 180 dias, que gera acréscimo no seguro mas vale a pena pela proteção.

Infelizmente no seu caso nem a garantia zero km de 90 dias (3 meses) nem a de 180 dias (6 meses) dariam conta, na medida em que o sinistro ocorreu 9 meses depois da vigência inicial.

Para situações assim uma forma alternativa de proteção é contratar percentuais maiores que 100% da Tabela FIPE (por exemplo 105% ou 110%) e/ou também cobertura de despesas extraordinárias (geralmente de 10% do valor de indenização integral, limitado a um fixo que pode variar em 1.000 e 2.500 reais conforme a seguradora). São coberturas opcionais que influenciam o preço do seguro no momento da contratação.

Espero ter ajudado e ficamos a disposição caso precise de uma cotação ;)

Abraços!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *