Como fazer bateria de tablet, smartphone e notebook durar mais

Saiba por que as baterias duram menos do que antes e como fazê-las durar mais

como fazer durar mais a bateria de smartphone, celular, tablet e notebookVocê já deve ter notado que a bateria de seu celular novinho não dura (nem de perto!) tanto quando durava a daquele seu antigo tijolinho. Seu notebook, que deveria ser um equipamento portátil, vive de coleira na tomada. E seu tablet funciona perfeitamente, mas por um número de horas bastante limitado… Por que as baterias de hoje em dia duram menos do que antigamente? Como melhorar o desempenho da bateria de meu smartphone, tablet e notebook?

Leia também: “Aplicativos de rastreamento e seguro contra roubo de smartphones”

Baterias preguiçosas ou equipamentos gulosos?
Por que as baterias duram
menos?

A evolução de equipamentos eletrônicos como celulares (agora “smartphones”), notebooks e tablets tem se dado com velocidade impressionante, como pode se ver com a disseminação de recursos até então inexistentes, como o touchscreen. As baterias desses aparelhos, por outro lado, seguem numa trajetória bem mais lenta, de pouco progresso.

As inovações de todos esses aparelhos demandam mais e mais energia para funcionar: touchscreen, internet, GPS, cores e mais cores! As melhorias feitas nas baterias não são suficiente para suprir por muito tempo todos esses recursos de uma vez. Podemos dizer que hoje em dia as baterias duram menos porque os equipamentos são mais “gulosos” e as baterias, que antes eram um prato cheio, agora são como meros aperitivos.

Agravantes: poucas células de baterias

Além desse “lag” entre evolução das baterias e dos aparelhos eletrônicos, há ainda um outro agravante. Os dispositivos móveis como smartphones e tablets têm quantidade menor de células de bateria, diminuindo sua capacidade de funcionar por muito tempo sem carregador.

Células de bateria são um tipo de “reserva de energia”, que através do armazenamento de íon de lítio permite maior tempo de funcionamento da bateria. Quanto menores, menos tempo o aparelho é capaz de funcionar sem precisar de recarga.

Como essas células são muito frágeis, os fabricantes optam por colocar menos células em dispositivos móveis, mais sujeitos a quedas, esbarrões e movimentos bruscos.

Muquiranas, energia é dinheiro!
Como fazer para bateria durar mais?

Wi-fi: Ligue o Wi-fi somente quando for utilizá-lo. Quando ligado, ele procura constantemente por redes disponíveis, o que consome bastante energia.

3G: Desligue e use somente quando precisar usar a internet no aparelho. Deixar o 3G ligado consome energia desnecessária.

Brilho da tela: No geral, os aparelhos vem configurados com alta luminosidade, o que consome muita energia.Diminua o brilho da tela. Quanto maior a tela, maior o consumo de energia.

USB: Desligue o cabo USB quando não estiver utilizando. Ele também consome energia.

E-mails: Desligue a checagem automática de e-mails de seus gadgets, como smartphones e tablets. Ao utilizar seu e-mail nesses dispositivos móveis, opte por usar redes Wi-fi ao invés do 3G. Além de gratuitas, as redes Wi-fi deverão consumir menos energia que a 3G.

GPS: Nos smartphones e tablets com GPS, esse dispositivo de localização normalmente fica ligado o tempo todo, sem nem você estar precisando usar. Desligue e use apenas quando realmente precisar.

Durabilidade: As baterias de íon de lítio duram mais quando recarregadas com frequência, em vez de deixar descarregar até o fim.

Quanto mais aplicativos e recursos você utilizar de uma só vez, mais estará exigindo da bateria de seu aparelho. A imagem abaixo mostra isso.

quais aplicativos consomem mais energia da bateria de smartphones, tablets e notebooks

Fonte da Imagem: Revista Abril

 

E você, tem alguma dica para compartilhar? Conte para a gente! =)

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Como fazer bateria de tablet, smartphone e notebook durar mais

  1. Magno Ayres diz:

    O único problema de desabilitar o GPS é que vc não sabe quando poderá ter o celular roubado ou até mesmo perdido. Aí não adianta chorar. rsrsrs
    É melhor deixar o GPS ligado!!!
    Parabéns pelo conteúdo do blog. EXCELENTE!!!!!!!

    • Jessica diz:

      Magno, boa tarde!

      Concordo com você! Desligar o GPS pode custar caro. Acredito que seja o caso de desligá-lo somente em situações mais “urgentes” em que a prioridade é preservar o aparelho ligado e a bateria está por um fio.

      Obrigada pelo apoio, ficamos muito felizes em saber que gostou!
      Grande abraço

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *