Aplicativos de Android e iPhone contra enchentes e o seguro de automóvel

Saiba como funciona o seguro contra enchentes e confira lista de aplicativos de iPhone e Android para identificar pontos de alagamento em sua cidade

Aplicativos de Android e iPhone contra enchentes e o seguro de automóvel

Os alagamentos e enchentes, infelizmente, já fazem parte da rotina de muita gente. Pequenas e grandes cidades são recorrentemente assoladas por esse problema, com cidadãos ilhados em automóveis ou nos telhados de suas residências. No trânsito, muitas vezes somos surpreendidos por pontos de alagamento e, não bastasse ficar preso por horas no congestionamento, o automóvel pode sofrer danos custosos. Saiba como funciona a cobertura contra enchentes do seguro de automóvel, caso seu carro seja levado por São Pedro (rs!).  E, como ninguém quer calhar por aí, conheça aplicativos para seu smartphone que mostram em tempo real pontos de alagamento em sua cidade.

Confira nossas dicas, e diga o que você acha. Já usou algum desses aplicativos? Já sofreu com seu carro num alagamento? Conte pra gente! =)

 Leia também: “Aplicativos de rastreamento e seguro contra roubo de celular”

Aplicativos informam
pontos de alagamento em tempo real.
Enchentes, alagamentos e congestionamentos… Tô fora!

 

Para fugir dos pontos de alagamento, existem aplicativos para smartphones que mostram os pontos de alagamento em tempo real. A maioria deles é gratuito e ajuda bastante nessas situações. Confira se eles servem para sua cidade e escolha o seu! Existem opções para iPhones e dispositivos Android.

Aplicativos
Os aplicativos abaixo trazem informações prontas sobre o trânsito, extraídas de órgãos governamentais ou outras fontes. 

Mapa Link: para iPhone e para Android. Além de imagens em tempo real de câmeras e rodovias de cidade ele traz descrição das áreas de rodízio. Você também pode favoritar cidades, ruas e rodovias.

Olho na Estrada: para iPhone e para Android . Também mostra a condição de trânsito por meio de imagens em tempo real.

Alaga SPpara iPhone e para Android. Específico para a cidade de São Paulo, tem mais de 34 pontos monitorados com atualizações a cada 5 minutos. Usa informações do Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo.

 Aplicativos colaborativos
Os aplicativos abaixo são alimentados com informações disponibilizadas pelos próprios usuários. As próprias pessoas informam o que está acontecendo em determinados pontos. Por isso são considerados “colaborativos”.

Cotação Seguro Carro – 2

Para Android:
Trânsito colaborativo
Lei Seca Mobile
Waze GPS Trânsito
Wabbers Trânsito Agora 

Para iPhone:
Waze GPS Social Trânsito

Alguns projetos no Google Maps
Além dos aplicativos acima, alguns projetos vem sendo desenvolvidos a partir do Google Maps, como os exemplos abaixo.

Enchentes.org : Projeto para a cidade de Blumenau, em que se mantém controle sobre o nível do Rio Itajaú-Açu. No mapa é possível encontrar abrigos, hospitais, polícia, bombeiros, hoteis, supermecados, postos de gasolina.

Mapa Link – Mesmo daquele dos aplicativos, mas na internet.

Chama o Seguro… e o Aquaman!
Seguro de automóvel cobre enchentes

seguro de automóvel cobre enchentes

Por definição do órgão regulador do mercado de seguros, a SUSEP, todos os seguros de automóvel deverão passar a cobrir (obrigatoriamente!) danos totais ou parciais ao veículo devido a enchentes e alagamentos. A grande maioria das seguradoras já trabalha assim, mas aquelas que ainda não seguem essa norma, por lei, deverão se adaptar.

Alguns exemplos: Se seu automóvel for pego por uma enchente (na rua ou na garagem de sua residência) levando à perda total, a seguradora deverá pagar o veículo. Se sofrer danos parciais como, por exemplo, quebra de vidros ou inutilização dos carpetes e bancos, o seguro também deverá cobrir.

Coberturas opcionais que podem fazer a diferença:
Higienização do veículo em caso de alagamento

Em alguns casos os danos causados pela enchente não fazem necessária a troca dos bancos e carpetes. Um prejuízo a menos, mas o cheirinho… Vixi! Fica aquele cheiro xexelento. Aí surgem todas as ideias possíveis: Deixar uma maçã para absorver o odor. Você leva a quitanda inteira e não adianta. Colocar um “bom ar” para dar uma aliviada. Mas fica mesmo é com cheiro de flores do além!

Para não sofrer nessas horas, vale a pena contratar no seguro de seu automóvel a cobertura opcional de higienização em caso de alagamento. Ao usar a cobertura obrigatória de enchentes, seu carro será limpo, mas não higienizado. Com a higienização, os bancos, carpetes e toda a parte interna do automóvel ficam novinhos e cheirosos novamente.

A adição dessa cobertura opcional gera uma acréscimo mínimo no preço do seguro, muito (muito mesmo) abaixo do preço de uma higienização.

Não dê trela ao azar… Se agravar o risco, o seguro não cobre

Lembre-se: seu carro não é nem barco nem submarino! Se você estiver diante de uma rua completamente alagada e resolver “arriscar” atravessá-la, você estará agravando o risco de danos. Neste caso, qualquer problema que seu automóvel venha a ter por essa tentativa, o seguro não cobrirá.

Espero que gostem das dicas! Se já tiver usado algum desses aplicativos, deixe sua opinião para ajudar os demais na melhor escolha =)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para Aplicativos de Android e iPhone contra enchentes e o seguro de automóvel

  1. Pingback:Seguro cobre danos por chuva de granizo? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *