Proprietário do carro faleceu. Quem recebe indenização do seguro?

O carro está em nome de um parente que já faleceu. Em caso de perda total ou roubo/furto, quem receberá a indenização integral do seguro? Veja resposta!

Recebemos a seguinte dúvida de nosso visitante Thyago:

“O dono do veículo faleceu era o meu avô, o seguro do carro sempre foi no meu nome. Em caso de sinistro recebo o valor do seguro, recebe a minha avó ou ninguém recebe e estou pagando o seguro em vão?”

Leia nossa resposta:

Thyago, boa tarde! Tudo bom?

Primeiramente, meus pêsames pela morte de seu avô.

Quando o documento de propriedade do veículo (CRV – Certificado de Registro do Veículo) está em nome de uma pessoa que faleceu, este bem entra em inventário. Por conta disso, se este carro possui seguro e vier a sofrer perda total ou roubo/furto sem recuperação, a indenização integral também entrará em inventário.

O valor de indenização é sim garantido, de modo que o seguro não está sendo pago em vão. Contudo, a liberação do dinheiro e para quem ele será destinado dependerá da liberação do inventário e de quem e quantos são os herdeiros legais do falecido.

A seguradora não tem autonomia para pagar a indenização a um ou alguns dos herdeiros, sendo obrigatória a entrada deste valor no inventário.

Mesmo nos casos em que segurado e proprietário são pessoas diferentes, não é possível liberar a indenização para o segurado se o proprietário tiver falecido.

Esperamos que essas informações lhe ajudem!

Cotação Seguro Carro - 2

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

29 respostas para Proprietário do carro faleceu. Quem recebe indenização do seguro?

  1. Paulo diz:

    Boa tarde, sou taxista ,uma mulher bateu no meu táxi e deu perda total, tenho uma procuração no cartório alegando que o táxi (autorização e carro) é meu, só que tá no nome de um falecido e quem me vendeu foi a ex mulher (viúva) do dono, posso entrar em negociação com a seguradora levando o contrato e a inventariante, e explicar a situação e o valor do carro ser depositado diretamente na minha conta , preciso trabalhar o quanto mais rápido o inventário estar em processo e irá demorar ainda mais se a seguradora fazer o depósito e ir pra inventário ,qual a solução melhor pra esse procedimento?

    • Jessica diz:

      Paulo, boa tarde!

      Como o veículo encontra-se em inventário, em princípio a indenização integral paga pelo seguro iria para inventário também. Será necessário consultar um advogado para saber se é possível algum procedimento diferente, pois em princípio desconhecemos outra alternativa.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo

      Atenciosamente,

  2. mirian furtado diz:

    Boa noite.
    Meu pai paga im seguro de carro deade 1988 infelizmente em faleceu infartou em casa . Gostaria de saber se minha mae tem algum direito sobte este seguro.Pois nao gostariamos mais de estar pagando por ser valor muito alto.me esclarece por favor temos algum direito de resarcimento?

    • Jessica diz:

      Mirian, boa noite!

      O seguro de automóvel pode ser cancelado a qualquer momento a pedido do segurado. Recomendamos contatar o corretor de seguros responsável pela apólice ou diretamente a seguradora.
      Se já tiver pago alguma parcela da vigência atual, a devolução será calculada com base na Tabela de Prazo Curto. Explicamos como usá-la neste post.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  3. solange gomes diz:

    Boa tarde,
    Houve uma colisão no carro que está no nome do meu pai( sento terceiro, tendo em vista que meu pai já faleceu a 7 anos, não foi feito nenhum inventário pois o carro é de 1990, e eu gataria mais no inventário do que o valor do carro.
    Sendo assim eu continuei a paga o IPVA, inclusive os comprovantes estão todos no me nome pois pago pela internet e costuma vim o nome do pagador.
    Será feito um acordo e gostaria de saber se eu posso receber o valor do acordo?
    Att
    Solange Gomes

    • Jessica diz:

      Solange, boa tarde!

      A indenização integral é paga ao proprietário que consta no documento.
      Como o proprietário é falecido, em princípio não é possível liberar a indenização fora do inventário. Será necessário consultar diretamente a seguradora ou um advogado para checar se é possível indenizarem diretamente a senhora, sem que vá para inventário, mesmo o documento estando em nome do falecido.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *