Segurado e proprietário diferentes: tem cobertura?

“Sou proprietário do carro, mas o seguro está em nome de outra pessoa. Tem cobertura?” Confira resposta!

Nosso visitante Daniel nos enviou a seguinte questão:

“O meu pai renovou o seguro no nome dele. Aí eu comprei o carro dele. Se eu bater ou roubarem o carro eu recebo? Tenho 41 anos. Obrigado”

Confira nossa resposta:

Olá Daniel, tudo bom?

Existem três “figuras” principais no seguro de automóvel: o segurado (proponente do contrato), o proprietário do veículo (que consta no documento do carro) e o principal condutor (quem dirige a maior parte do tempo). Há diversos casos em que essas três figuras são pessoas diferentes.

Para essas situações recomendamos seguir o passo a passo a seguir:

Passo nº 1: A seguradora tem regra que segurado e proprietário sejam a mesma pessoa?

A primeira dica nessas situações é verificar se a seguradora onde foi feito o seguro tem ou não alguma regra determinando que segurado, proprietário e principal condutor sejam a mesma pessoa.

A grandíssima maioria das seguradoras não tem este tipo de regra, de modo que o segurado pode ser diferente do proprietário, assim como o principal condutor pode ser diferente do segurado e do proprietário. Porém, há seguradoras que requerem necessariamente que sejam a mesma pessoa ou que, sendo pessoas diferentes, haja vínculo familiar entre eles (pais, filhos, cônjuge etc.)

Por conta dessas diferentes regras entre as seguradoras, é importante checar qual a regra da sua:

  • Se não houver restrições por parte da seguradora, o senhor poderá deixar o seguro no nome de seu pai normalmente, atualizando apenas o perfil de risco e dados do principal condutor.
  • Já se houver restrição por parte da seguradora quanto a segurado e proprietário serem pessoas diferentes, recomendamos fazer novo seguro em seu nome e cancelar o seguro anterior no nome de seu pai. Para isso o seu pai poderá transferir os bônus do seguro dele para seu nome.

Passo nº 2: Confira o perfil de risco e os dados do principal condutor

Um vez conferido as regras acima nas seguradoras de seu interesse, o próximo passo é verificar como constam as informações do perfil de risco do principal condutor.

Se a pessoa que dirige a maior parte do tempo antes era seu pai e, após a compra do veículo, passou a ser você, será necessário atualizar o perfil de risco colocando o senhor como principal condutor. As demais perguntas do perfil também precisarão ser atualizadas, como CEP de pernoite, tipo de utilização do veículo etc.

Se ocorrer sinistro e o principal condutor estiver preenchido incorretamente, poderá comprometer a cobertura.

Já sobre condutores secundários, que dirigem apenas esporadicamente, recomendamos assistir este vídeo.

Em linhas gerais esses são os principais pontos a se observar quando segurado e proprietário são pessoas diferentes. Para maiores detalhes temos este outro post também: “Seguro de automóvel em nome de outra pessoa: pode ou não pode?”

Quando for renovar seu seguro, aproveite e faça uma cotação com a gente! :)

Cotação Seguro Carro - 2

 

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *