Segurado e proprietário diferentes: tem cobertura?

“Sou proprietário do carro, mas o seguro está em nome de outra pessoa. Tem cobertura?” Confira resposta!

Nosso visitante Daniel nos enviou a seguinte questão:

“O meu pai renovou o seguro no nome dele. Aí eu comprei o carro dele. Se eu bater ou roubarem o carro eu recebo? Tenho 41 anos. Obrigado”

Confira nossa resposta:

Olá Daniel, tudo bom?

Existem três “figuras” principais no seguro de automóvel: o segurado (proponente do contrato), o proprietário do veículo (que consta no documento do carro) e o principal condutor (quem dirige a maior parte do tempo). Há diversos casos em que essas três figuras são pessoas diferentes.

Para essas situações recomendamos seguir o passo a passo a seguir:

Passo nº 1: A seguradora tem regra que segurado e proprietário sejam a mesma pessoa?

A primeira dica nessas situações é verificar se a seguradora onde foi feito o seguro tem ou não alguma regra determinando que segurado, proprietário e principal condutor sejam a mesma pessoa.

A grandíssima maioria das seguradoras não tem este tipo de regra, de modo que o segurado pode ser diferente do proprietário, assim como o principal condutor pode ser diferente do segurado e do proprietário. Porém, há seguradoras que requerem necessariamente que sejam a mesma pessoa ou que, sendo pessoas diferentes, haja vínculo familiar entre eles (pais, filhos, cônjuge etc.)

Por conta dessas diferentes regras entre as seguradoras, é importante checar qual a regra da sua:

  • Se não houver restrições por parte da seguradora, o senhor poderá deixar o seguro no nome de seu pai normalmente, atualizando apenas o perfil de risco e dados do principal condutor.
  • Já se houver restrição por parte da seguradora quanto a segurado e proprietário serem pessoas diferentes, recomendamos fazer novo seguro em seu nome e cancelar o seguro anterior no nome de seu pai. Para isso o seu pai poderá transferir os bônus do seguro dele para seu nome.

Passo nº 2: Confira o perfil de risco e os dados do principal condutor

Um vez conferido as regras acima nas seguradoras de seu interesse, o próximo passo é verificar como constam as informações do perfil de risco do principal condutor.

Se a pessoa que dirige a maior parte do tempo antes era seu pai e, após a compra do veículo, passou a ser você, será necessário atualizar o perfil de risco colocando o senhor como principal condutor. As demais perguntas do perfil também precisarão ser atualizadas, como CEP de pernoite, tipo de utilização do veículo etc.

Se ocorrer sinistro e o principal condutor estiver preenchido incorretamente, poderá comprometer a cobertura.

Já sobre condutores secundários, que dirigem apenas esporadicamente, recomendamos assistir este vídeo.

Em linhas gerais esses são os principais pontos a se observar quando segurado e proprietário são pessoas diferentes. Para maiores detalhes temos este outro post também: “Seguro de automóvel em nome de outra pessoa: pode ou não pode?”

Quando for renovar seu seguro, aproveite e faça uma cotação com a gente! :)

Cotação Seguro Carro - 2

 

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *