Seguro Creta PCD: não tem Tabela FIPE. Como fazer?

O modelo Creta para PCD não tem Tabela FIPE, o que deixa muita gente na dúvida sobre como fazer o seguro. Neste post explicamos!

O Hyundai Creta 1.6 automático tem sido um dos sucessos entre o público PCD. Como o modelo é destinado exclusivamente a pessoas com deficiência a montadora tem praticado preço diferenciado a nível de frotista. O preço tem saído praticamente tabelado e com descontos muito maiores que a média de mercado. Em função disso, o modelo não consta na Tabela FIPE, a qual traz mensalmente o valor de modelos de veículo por todo o Brasil. A contratação do seguro é diretamente afetada devido a essa diferença, sendo necessária a contratação da modalidade de cobertura de valor determinado.

No post de hoje explicaremos o que é a cobertura de valor determinado e como fazer o seguro do Hyundai Creta PCD de maneira correta, inclusive garantindo o valor dos impostos da isenção de IPI e ICMS para PCD.

Aproveite e faça sua cotação de seguro com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

Vídeo: Seguro para veículos PCD sem Tabela FIPE

No vídeo abaixo explicamos como funciona o seguro para modelos PCD sem Tabela FIPE. Se preferir assistir ao invés de ler o texto, as principais informações constam no vídeo ;)

Valor referenciado X Valor determinado

No seguro de automóvel existem basicamente duas modalidade de cobertura:

  • Valor referenciado: Garante cobertura aplicando um percentual sobre uma tabela de referência. Atualmente as seguradoras trabalham majoritariamente com a Tabela FIPE. Isso significa que na modalidade de valor referenciado é garantido um percentual aplicado sobre a Tabela FIPE. Como a Tabela FIPE varia mensalmente, no sinistro de indenização integral será usada a Tabela vigente no mês de liberação do pagamento da indenização.
  • Valor determinado: Garante cobertura conforme valor fixo estipulado na apólice, sem relação com tabelas de referência. O valor fixo poderá ser determinado conforme sugestão da seguradora ou conforme valor do veículo na nota fiscal.

Veículo PCD sem Tabela FIPE
Creta 1.6 Automático

Como o Hyundai Creta PCD não tem Tabela FIPE o seguro deverá obrigatoriamente ser feito na modalidade valor determinado, e não valor referenciado.

Para isso é necessário se atentar a alguns detalhes importantes:

Seguradoras com cobertura opcional para impostos IPI e ICMS

Atualmente três seguradoras oferecem cobertura opcional para quitação dos impostos IPI e ICMS para PCD – são elas: Porto Seguro, Itaú e Tókio Marine. Explicamos em detalhes como cada uma dessas seguradoras garante os impostos neste vídeo.

Se o consumidor optar por uma dessas seguradoras, a instrução é a seguinte:

  1. Na nota fiscal do veículo, verifique qual o valor do veículo COM OS IMPOSTOS. Atente-se que o valor base que consta na 1ª página da nota fiscal está SEM os impostos, portanto se este como referência, NÃO estará incluindo os impostos.
  2. Na Porto Seguro e Itaú: Escolha entre o valor sugerido pela seguradora ou o valor da nota com impostos IPI e ICMS. Escolhido este valor, não esqueça da cobertura de proteção complementar para isenção de IPI e ICMS para PCD.
  3. Na Tókio Marine: Escolha entre o valor base sugerido pela seguradora ou o valor da nota fiscal com impostos IPI e ICMS. Tendo escolhido qual valor usará, multiplique este valo por 125%. Este deverá ser o valor fixo de cobertura.

Seguradoras sem cobertura para impostos IPI e ICMS

Existe ainda a opção de contratar o seguro com as demais seguradoras, sem a cobertura dos impostos IPI e ICMS da isenção PCD. Nestes casos, o segurado terá garantido o valor determinado num sinistro de indenização integral. Porém deverá quitar os impostos com recursos próprios, sem opção de a seguradora fazer a quitação (conforme é feito pela Porto e Itaú) ou ter esses recursos repostos (conforme é feito pela Tókio).

A grande dificuldade para o Hyudai Creta PCD é que pelo fato de ele não ter Tabela FIPE, muitas seguradoras não tem este modelo incluso em seu sistema para contratação de valor determinado, exigindo que o corretor de seguros solicite aceitação caso a caso. Nós temos tido grande dificuldade em contratar o seguro do Creta PCD em seguradoras que não tem a cobertura dos impostos, de modo que a maioria dos clientes tem optado pela Porto, Itaú ou Tókio não apenas pela possibilidade de cobertura dos impostos, como também pela maior facilidade de enquadramento e aceitação.

Nossa equipe está pronta para lhe atender, fazendo todos esses trâmites para você. Faça sua cotação conosco e lhe instruiremos sobre todos esses pontos!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Seguro Creta PCD: não tem Tabela FIPE. Como fazer?

  1. Roberto Rocha diz:

    Boa tarde. Como fica o ATO DECLARATORIO INERPRETATIVO SRF N 15 , de 28 de maio de maio de 2004.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *