Seguro de carro novo é mais barato que seguro de carro usado

Saiba por que o seguro de carro novo é relativamente mais barato do que o seguro de carro usado.

seguro de carro novo é mais barato que seguro de carro usadoSe você já teve o gostinho de contratar o seguro para um carro novo, certamente percebeu que o corretor insistiu bastante em saber se o carro era novo mesmo; se ainda não tinha sido tirado da concessionária; se podia lhe enviar a nota fiscal etc. Tudo isso não é à toa: O seguro de carro novo é relativamente mais barato que o seguro de carro usado, e por isso é muito importante você tomar alguns cuidados na hora de contratar seu novo seguro, para não perder dinheiro à toa (afinal, de muquirana para muquirana, ninguém quer perder dinheiro de bobeira!).

Leia também:
“Seguro de carro novo: quais os benefícios?”
“Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção?”

Neste artigo vamos explicar por que o seguro de carro novo é relativamente mais barato que o seguro de carro usado, e que procedimentos você deve seguir para não perder esse benefício no seu seguro de automóvel. Em caso de dúvidas, nos contate nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Por que o seguro de carro novo é relativamente mais barato?

O carro novo, ou “zero km”, é sempre um lançamento. Isso tem diversas consequências positivas para o seguro, tais quais as elencadas abaixo:

  • Há menos veículos iguais circulando na rua, o que diminui as chances de todos os tipos de sinistro no curto prazo. Por sinistro queremos dizer colisão, roubo, furto etc.
  • Como o veículo é novo, a chance de ele apresentar problemas mecânicos é (esperamos!) menor.
  • Alguns veículos novos tem menos problemas de reposição de peças originais.
  • É nula a chance de complicadores como chassi remarcado ou de ser carro de leilão, que são situações que podem encarecer o seguro ou até inviabilizá-lo.

Todos essas aspectos positivos fazem com que as taxas de precificação do seguro dos carros novos seja menor que a de carros usados. Isso faz com que, no geral, o seguro de carro novo seja relativamente mais barato que o seguro de carro usado.

Cotação Seguro Carro - 2

Dizemos “relativamente” porque não necessariamente o seguro de carro novo será mais barato em preço absoluto. Vamos explicar: No seguro de carro novo a importância segurada (o valor do veículo) pode ser maior e, com isso, o seguro encarece em número absoluto. Porém, por ter taxas de precificação melhores que o de um carro usado, o seguro de carro novo será proporcionalmente mais em conta que o seguro de um carro usado. Para uma importância segurada maior terá taxas menores.

Leia também: “O que é perda total do veículo no seguro de automóvel?”

Vale ressaltar que as taxas de precificação do seguro dão conta de diversos pontos relativos ao modelo do veículo, como taxa de sinistralidade (roubo, furto, colisão etc.), custo de reposição de peças, disponibilidade de peças originais no mercado etc. O preço também depende do perfil do principal condutor e das coberturas desejadas. Tudo isso faz com que o preço do seguro varie muito de pessoa para pessoa, por isso ao comparar seu preço com de outras pessoas é importante levar tudo isso em conta.

Atenção!
Para o seguro o carro é novo até ser tirado da concessionária
…então segura a ansiedade!

A partir do momento em que você tira o carro novo da concessionária, ele já é considerado como semi-novo dentro do seguro de automóvel. Ou seja, se você tirar o carro zero km da concessionária antes de contratar o seguro, você contratará o seguro para um carro “usado” e, por isso, pagará um pouco mais caro.

Então segura a ansiedade! Nada de tirar o carro novo da concessionária sem antes consultar a Muquirana Seguros hein!? Tirando antes, você perderá o benefício do seguro para carros novos, e outros benefícios como este abaixo.

Benefícios do seguro de carro novo: Garantia de zero km

Além de o seguro de carro novo ser mais barato que o do mesmo carro usado, há outros benefícios que você pode ganhar ou contratar no seguro. Um deles, e o mais procurado, é a garantia de zero km.

A garantia de zero km garante que, dentro do período especificado (3 meses ou 6 meses) o valor de indenização que você receberá em caso de perda total ou roubo do veículo, você receberá o valor de um veículo zero km equivalente ao seu, de acordo com a Tabela Fipe do mês do incidente. Ou seja, você não perderá com depreciação do carro por conta de ter se tornado semi-novo, mas receberá o valor de mercado presente de um veículo novo.

Leia também:
“Tabela Fipe: O que é e para que serve no seguro de automóvel?”
“Indenização do seguro pode ser diferente da Tabela Fipe?”

Algumas seguradoras oferecem essa garantia como benefício gratuito no seguro, podendo ser de 90 dias, 3 meses ou até 6 meses. Outras seguradoras oferecem a garantia de zero km como uma cobertura opcional, a qual você tem que contratar como uma cobertura adicional dentro do seu seguro de automóvel.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Seguro de carro novo é mais barato que seguro de carro usado

  1. Marcelle diz:

    Gostaria de saber o valor aproximado de um Ford Ka2009, pois não tenho ainda a placa para fazer a consulta. Obrigada

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *