Seguro franquia: o que é?

Saiba o que é a franquia nos diversos tipos de seguro: automóvel, residencial, empresarial, celular, entre outros!

A franquia é uma informação importante em todos os tipos de seguros de bens. Porém é muito comum o consumidor não saber o que é e como funciona esta obrigação. No post de hoje explicaremos o que é a franquia nos diversos tipos de seguro e mostraremos como ela aparece em alguns exemplos de contratos.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

O que é franquia no seguro?

A franquia é a parte dos prejuízos que deverá ser assumida pelo segurado. A seguradora cobrirá a diferença acima da franquia. Pode aparecer nos contratos com o nome “Participação Obrigatória do Segurado” ou abreviação “P.O.S”.

No seguro de automóvel existe uma franquia específica para o casco (conserto do carro em caso de perda parcial) e outras franquias específicas para vidros, faróis, retrovisores e lanternas (reparo ou troca dessas peças, especificamente).

Já nos demais seguros poderá haver franquia para cada cobertura especificamente. No seguro residencial e empresarial, por exemplo, é usual a existência de franquia na cobertura de danos elétricos. No seguro de smartphone é comum a franquia na cobertura de substração de bens.

Como cada tipo de seguro pode ter uma particularidade, é muito importante observar as franquias antes de contratá-lo.

Tipos de franquia

As franquias podem aparecer como números fixos ou percentuais da cobertura.

No seguro de automóvel é usual o uso de franquias fixas. Ou seja, a franquia é um número absoluto determinado em contrato. Ver exemplo 1 nas imagens abaixo.

Nos demais seguros (residencial, empresarial, smartphone, entre outros) é mais comum o uso de franquias percentuais com um valor mínimo. Ver exemplos 2 e 3 nas imagens abaixo.

Dúvidas frequentes na franquia do seguro de automóvel

Abaixo separamos outros posts que respondem as dúvidas mais frequentes sobre a franquia no seguro de automóvel:

Exemplos de franquia nos contratos

Nas figuras abaixo separamos contratos de seguros de automóvel, residência, empresarial e de smartphone para você ver como essa informação pode aparecer por aí. Veja que em alguns casos aparece como “franquia” e em outros como “participação obrigatória do segurado”, podendo ainda aparecer com a abreviação “P.O.S”.

Exemplo 1 – Franquia seguro automóvel – Seguradora Itaú – contrato de 2017

Exemplo 2 – Franquia seguro empresarial – Seguradora Tókio Marine – contrato de 2017

Exemplo 3 – Franquia seguro smartphone – Seguradora Porto Seguro – contrato de 2017

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *