Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

Dicas para tirar riscos da tela de seu smartphone ou tablet sem grandes custos

A tecnologia touchscreen, na qual você interage com a aparelhos através do toque na tela, vem revolucionando o mercado de dispositivos móveis. Já virou regra em smartphones e ganhou novas formas com os tablets. A manutenção de suas telas é essencial para seu bom funcionamento, por isso é muito importante saber como tirar riscos e arranhões de sua superfície. Algumas técnicas e macetes simples podem ajudar!

Leia também: “Como proteger smartphones de danos por queda? Existe seguro?”

Não cuidar da tela de seu smartphone ou tablet pode levar a custos enormes e, muquiranas que somos, queremos passar longe desses custos (rs..)! Conheças os principais responsáveis por riscos na tela, dicas para evitá-los e algumas técnicas para tirá-los com materiais simples e de baixo custo.

O maior inimigo das telas e seus capangas: 

Areia, chaves, moedas

Situações comuns que escapam a nossa atenção podem causar riscos e arranhões na tela – principalmente de smartphones, o quais carregamos para lá e para cá. Levar o aparelho no bolso ou na bolsa sem estar vestido por um capinha de proteção é um erro comum, pois moedas e chaves podem gerar pequenos arranhões na tela.

Mas, diferente do que comumente se pensa, moedas e chaves não são os principais responsáveis por esses riscos. A sujeira, especialmente sob a forma de areia é a maior causadora de riscos na tela de smartphones e tablets.

Leia também: “Limpar digitais e marcas de gordura da tela de smartphones e tablets”

Daí a importância de manter a tela sempre limpa e protegida, e seguir algumas dicas simples de proteção, listadas abaixo….

Para evitar riscos e arranhões na tela: algumas prevenções

1-  Mantenha a tela de seus aparelhos sempre limpa, livre de poeira e areia;
2- Procure sempre carregar seu aparelho dentro de capinhas;
3- Não carregue seu smartphone ou tablet junto a moedas, chaves e objetos pontiagudos;
4- Se for carregá-lo no bolso, coloque a tela virada para seu corpo para protegê-la de possíveis choques e esbarrões;
5- Em bolsas e mochilas, carregue seu smartphone ou tablet em um compartimento separado dos demais, reservando esse bolso somente para isso. Cuidado com zíperes e detalhes metálicos;
6- Ao colocar o smartphone ou tablet sobre a mesa, sempre deixe a tela para cima e nunca virada para baixo em contato com a superfície;
7- Mulherada e violeiros: Nos dispositivos touchscreen, cuidado com a unha comprida;
8- Cuidado com adornos e cordões decorativos, especialmente os de plástico e materiais mais duros. Pessoal mais frufru, dê preferência a adornos fofões como pelúcias;
9- Não use canetas ou tampas para interagir com seu smartphone ou tablet, a não ser as canetas especiais que já acompanham os aparelhos;
10- Se for para a praia ou locais com muita areia e/ou poeira, não use seu smartphone ou tablet sem antes colocar películas protetoras na tela;
11- Manuseie seu smartphone ou tablet sempre com mãos limpas e mantenha-o limpo de digitais e marcas de gordura;
12- Não leve seu smartphone ou tablet solto em porta-luvas ou porta-treco do carro;
13- Ao ligar seu aparelho à tomada ou ao USB para descarregar arquivos no computador, certifique-se de que está numa superfície segura e de que ninguém vai tropeçar no fio, levando à queda.
 

Como tirar riscos e arranhões da tela: o que e como usar

Essas dicas foram recolhidas de vários artigos e vídeos da internet que não devem gerar danos ao aparelho se utilizadas corretamente. Não nos responsabilizamos pelo uso de materiais inadequados.

Começando pelo que não usar: não use materiais de limpeza, pois podem prejudicar seu aparelho e danificar uma película protetora que já vem de fábrica na tela. Deixe o Veja e o lustra móveis para seus móveis ;)

Para os muquiranas mais mão aberta: Produtos especializados

A começar pela solução mais careira, existem produtos especiais para tratamento de riscos e arranhões. Um exemplo é o Displex, uma pasta que serve de polidor para telas de smarpthones e tablets. Você aplica o produto sobre a área arranhada e com um algodão ou pano macio esfregue levemente até o arranhão desaparecer.

Caso faça opção por esse tipo de produto, antes de aplicá-lo leia atentamente o modo de uso, para evitar desgastes irreversíveis na sua tela.

Jura?! Pasta de dente!?!***

Para os mais muquiranas, dispostos a recorrer soluções menos classudas, a pasta de dente branca ajuda, e muito! Quem diria, né? Mas tem que ser a pasta de dente branca e não em gel. Com um algodão ou um cotonete, aplique a pasta de dente branca sobre a tela (contenha a empolgação: nada de grandes excessos rs!). Com movimentos leves e circulares, esfregue por alguns minutos. Depois limpe até tirar completamente os resíduos da pasta que possam permanecer.

Muquirana que se preze já terá usado pasta de dente para limpar correntinhas e jóias de prata. Poucos sabem que também serve para seus aparelhos eletrônicos, inclusive telas LCD!

Mas atenção: não aplique muitas vezes seguidas, pois isso pode remover a camada de verniz que protege essas telas, deixando-as com aspecto fosco.

***Importante:::: Eu, particularmente, testei na tela do meu smartphone, um Galaxy S2. Ele tinha vários risquinhos bem superficiais, e tela ficou bem melhor. Outros colegas testaram e funcionou também. Mas um usuário do blog nos contatou e disse que a tela ficou manchada. Ele não quis informar a marca do aparelho, mas antes de fazer no seu, procure saber se alguém com um aparelho da mesma marca já testou e funcionou. Acredito que alguma diferença na tela dos aparelhos influencie.

Eu hein! Vaselina?!

Para telas LCD a vaselina é uma ótima opção para tirar riscos e arranhões. A aplicação deve ser feita exatamente como descrevemos para a pasta de dente, usando algodão ou cotonete. A densidade ótica dessa substância se assemelha a das telas LCD, diminuindo muito os riscos de dano. 

Películas protetoras: como aplicar sem deixar bolhas?

A película protetora de tela é uma opção de prevenção contra riscos e arranhões, mas deve ser aplicada de maneira correta para não formar  bolhas que atrapalhem o uso de seu smartphone ou tablet. Neste vídeo curtinho você vê como aplicar sem fazer bolhas =)

Novas invenções para o futuro: 

película reparadora de riscos

Já existe uma película que repara riscos e arranhões em apenas 10 segundos. Desenvolvida pela companhia Toray, serve para notebooks. Logo deverá ser desenvolvida uma versão para smartphones e tablets.

Cuide de sua tela: Nem seguro cobre riscos na tela

O seguro para dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets cobre roubo, incêndio, danos elétricos. Mas não cobre danos estéticos superficiais, como riscos e arranhões, por isso para esse casos, o melhor mesmo é a prevenção e cuidado contínuo =)

FONTE: As dicas acima foram embasadas em artigo de canal especializado em tecnologia e gadgets, o Tecmundo. Para ver a matéria original, clique aqui. Ali você confere dezenas de comentários de pessoas que testaram as dicas e o que elas acharam.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

119 Responses to Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

  1. Rodrigo diz:

    Fiz um procedimento com borracha que vi em outros sites por ai e alem de nao tirar o risco acho que tirei um pouco dessa camada protetora que vem no vidro. Tem algo que eu possa passar no vidro pra recuperar esse verniz?

  2. alan diz:

    Vale a pena investir no Displex ou ele só serve pra disfarçar o risco? Como funciona o Displex? É igual vaselina? Se for não vale a pena. Quero uma solução definitiva.

  3. Leonardo diz:

    Displex serve também para remover risco de acabamento black piano?

    • Jessica diz:

      Leonardo, boa tarde!

      Desconhecemos o uso para riscos nesse tipo de acabamento. Como o fabricante recomenda o uso para telas de smartphones, talvez não seja adequado, sendo importante checar com o fabricante.
      Por conta disso e também por ser um acabamento muto bonito (lindo, para ser mais justa! rs!) eu levaria na concessionária para checar se eles tem algum produto específico.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  4. Ângelo Borges diz:

    Olá

    Usei a pasta de dente, apliquei por duas vezes na tela do tablet e esfreguei com cotonetes e o arranhado ficou do mesmo jeito. Vou deixar como está e procurar a assistência técnica.

    Ângelo Borges

  5. glaucia diz:

    a pelicula do meu tablet esta com bolhas e umas sujeiras grudadas nela e nao consigo tirar oque faço?

    • Jessica diz:

      Glaucia, boa noite!

      Recomendamos que procure um suporte técnico a fim de não danificar a tela.

      Você também pode procurar instruções do fabricante da película sobre como tirar a película.

      Ficamos à disposição

  6. Marlene diz:

    Coloquei a película mas ficou com umas bolhas estranhas. Acho que podem ser marca de unha do lado que cola e as bolhas formam-se uma em cada lado do “arranhão”.
    Dá para resolver e alisar a película??

  7. emilly diz:

    meu tablet caiu no chão e ele fez um risco enorme na tela e não sei como tirar o que eu faço

  8. Lucas diz:

    Tenho um galaxy s6 edge, nao sei como mas apareceu um pequeno risco, bem pequeno mesmo, mas eu nao tenho ele nenhum mes ainda e isso ta ne encomodando. O que eu poderia fazer?

  9. ceci diz:

    O meu não esta trincado ela esta arranhado superficial se eu botar pelicula de vidro esconde mais?

    • Jessica diz:

      Ceci, boa noite!

      A única forma é realmente testando. Porém, acho difícil que a película esconda os riscos, pois eles continuarão abaixo da película que deve ser transparente.

      Recomendamos que leve a uma assistência técnica para ver se eles tem alguma solução mãos efetiva.

      Até mais!

  10. Inês diz:

    O meu ipad mini 2 caíu hoje ao chão, ficou com imensos riscos e rachado na parte da frente mas continua a funcionar bem. Já fui à loja onde o comprei e custa 400 euros e liguei para um site online onde custava 100 euros mas só vinha daqui a uma semana e meia, e eu vou de férias com os meus filhos e marido no domingo. Por isso gostaria de saber se a vaselina ou a pasta de dentes funciona e não deixa manchas.
    Aguardo resposta apressada

    • Jessica diz:

      Inês, boa noite!

      O mais indicado e garantido sempre é levar em uma assistência técnica especializada.

      Para riscos demasiadamente grandes e rachaduras que possam ter afetado o funcionamento do aparelho, dificilmente dicas como esta funcionarão, pois são focadas para riscos leves e, mesmo assim, podem nem sempre funcionar.

      Até mais!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *