Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

Dicas para tirar riscos da tela de seu smartphone ou tablet sem grandes custos

A tecnologia touchscreen, na qual você interage com a aparelhos através do toque na tela, vem revolucionando o mercado de dispositivos móveis. Já virou regra em smartphones e ganhou novas formas com os tablets. A manutenção de suas telas é essencial para seu bom funcionamento, por isso é muito importante saber como tirar riscos e arranhões de sua superfície. Algumas técnicas e macetes simples podem ajudar!

Leia também: “Como proteger smartphones de danos por queda? Existe seguro?”

Não cuidar da tela de seu smartphone ou tablet pode levar a custos enormes e, muquiranas que somos, queremos passar longe desses custos (rs..)! Conheças os principais responsáveis por riscos na tela, dicas para evitá-los e algumas técnicas para tirá-los com materiais simples e de baixo custo.

O maior inimigo das telas e seus capangas: 

Areia, chaves, moedas

Situações comuns que escapam a nossa atenção podem causar riscos e arranhões na tela – principalmente de smartphones, o quais carregamos para lá e para cá. Levar o aparelho no bolso ou na bolsa sem estar vestido por um capinha de proteção é um erro comum, pois moedas e chaves podem gerar pequenos arranhões na tela.

Mas, diferente do que comumente se pensa, moedas e chaves não são os principais responsáveis por esses riscos. A sujeira, especialmente sob a forma de areia é a maior causadora de riscos na tela de smartphones e tablets.

Leia também: “Limpar digitais e marcas de gordura da tela de smartphones e tablets”

Daí a importância de manter a tela sempre limpa e protegida, e seguir algumas dicas simples de proteção, listadas abaixo….

Para evitar riscos e arranhões na tela: algumas prevenções

1-  Mantenha a tela de seus aparelhos sempre limpa, livre de poeira e areia;
2- Procure sempre carregar seu aparelho dentro de capinhas;
3- Não carregue seu smartphone ou tablet junto a moedas, chaves e objetos pontiagudos;
4- Se for carregá-lo no bolso, coloque a tela virada para seu corpo para protegê-la de possíveis choques e esbarrões;
5- Em bolsas e mochilas, carregue seu smartphone ou tablet em um compartimento separado dos demais, reservando esse bolso somente para isso. Cuidado com zíperes e detalhes metálicos;
6- Ao colocar o smartphone ou tablet sobre a mesa, sempre deixe a tela para cima e nunca virada para baixo em contato com a superfície;
7- Mulherada e violeiros: Nos dispositivos touchscreen, cuidado com a unha comprida;
8- Cuidado com adornos e cordões decorativos, especialmente os de plástico e materiais mais duros. Pessoal mais frufru, dê preferência a adornos fofões como pelúcias;
9- Não use canetas ou tampas para interagir com seu smartphone ou tablet, a não ser as canetas especiais que já acompanham os aparelhos;
10- Se for para a praia ou locais com muita areia e/ou poeira, não use seu smartphone ou tablet sem antes colocar películas protetoras na tela;
11- Manuseie seu smartphone ou tablet sempre com mãos limpas e mantenha-o limpo de digitais e marcas de gordura;
12- Não leve seu smartphone ou tablet solto em porta-luvas ou porta-treco do carro;
13- Ao ligar seu aparelho à tomada ou ao USB para descarregar arquivos no computador, certifique-se de que está numa superfície segura e de que ninguém vai tropeçar no fio, levando à queda.
 

Como tirar riscos e arranhões da tela: o que e como usar

Essas dicas foram recolhidas de vários artigos e vídeos da internet que não devem gerar danos ao aparelho se utilizadas corretamente. Não nos responsabilizamos pelo uso de materiais inadequados.

Começando pelo que não usar: não use materiais de limpeza, pois podem prejudicar seu aparelho e danificar uma película protetora que já vem de fábrica na tela. Deixe o Veja e o lustra móveis para seus móveis ;)

Para os muquiranas mais mão aberta: Produtos especializados

A começar pela solução mais careira, existem produtos especiais para tratamento de riscos e arranhões. Um exemplo é o Displex, uma pasta que serve de polidor para telas de smarpthones e tablets. Você aplica o produto sobre a área arranhada e com um algodão ou pano macio esfregue levemente até o arranhão desaparecer.

Caso faça opção por esse tipo de produto, antes de aplicá-lo leia atentamente o modo de uso, para evitar desgastes irreversíveis na sua tela.

Jura?! Pasta de dente!?!***

Para os mais muquiranas, dispostos a recorrer soluções menos classudas, a pasta de dente branca ajuda, e muito! Quem diria, né? Mas tem que ser a pasta de dente branca e não em gel. Com um algodão ou um cotonete, aplique a pasta de dente branca sobre a tela (contenha a empolgação: nada de grandes excessos rs!). Com movimentos leves e circulares, esfregue por alguns minutos. Depois limpe até tirar completamente os resíduos da pasta que possam permanecer.

Muquirana que se preze já terá usado pasta de dente para limpar correntinhas e jóias de prata. Poucos sabem que também serve para seus aparelhos eletrônicos, inclusive telas LCD!

Mas atenção: não aplique muitas vezes seguidas, pois isso pode remover a camada de verniz que protege essas telas, deixando-as com aspecto fosco.

***Importante:::: Eu, particularmente, testei na tela do meu smartphone, um Galaxy S2. Ele tinha vários risquinhos bem superficiais, e tela ficou bem melhor. Outros colegas testaram e funcionou também. Mas um usuário do blog nos contatou e disse que a tela ficou manchada. Ele não quis informar a marca do aparelho, mas antes de fazer no seu, procure saber se alguém com um aparelho da mesma marca já testou e funcionou. Acredito que alguma diferença na tela dos aparelhos influencie.

Eu hein! Vaselina?!

Para telas LCD a vaselina é uma ótima opção para tirar riscos e arranhões. A aplicação deve ser feita exatamente como descrevemos para a pasta de dente, usando algodão ou cotonete. A densidade ótica dessa substância se assemelha a das telas LCD, diminuindo muito os riscos de dano. 

Películas protetoras: como aplicar sem deixar bolhas?

A película protetora de tela é uma opção de prevenção contra riscos e arranhões, mas deve ser aplicada de maneira correta para não formar  bolhas que atrapalhem o uso de seu smartphone ou tablet. Neste vídeo curtinho você vê como aplicar sem fazer bolhas =)

Novas invenções para o futuro: 

película reparadora de riscos

Já existe uma película que repara riscos e arranhões em apenas 10 segundos. Desenvolvida pela companhia Toray, serve para notebooks. Logo deverá ser desenvolvida uma versão para smartphones e tablets.

Cuide de sua tela: Nem seguro cobre riscos na tela

O seguro para dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets cobre roubo, incêndio, danos elétricos. Mas não cobre danos estéticos superficiais, como riscos e arranhões, por isso para esse casos, o melhor mesmo é a prevenção e cuidado contínuo =)

FONTE: As dicas acima foram embasadas em artigo de canal especializado em tecnologia e gadgets, o Tecmundo. Para ver a matéria original, clique aqui. Ali você confere dezenas de comentários de pessoas que testaram as dicas e o que elas acharam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

119 respostas para Tirar riscos e arranhões da tela de smartphones e tablets

  1. Juliana diz:

    Oi eu gostaria de saber se tem algum site que vende esse Displex?

  2. luan diz:

    Sou gay. Alguem pode me ajudar a sair dessa?

  3. alexandre alves diz:

    vlw tec mundo tenho vcs no smarthfone e adorei as dicas e fucionou no meu xperia l . concequi linpa alent da camera do xperia vlw muinto o brigado :) ah e concequi com pasta de denti kkk

  4. Jonas Benjamin de Melo NAscimento diz:

    Olá, boa noite. Gostaria de agradecer pela resposta ao meu primeiro comentário e pedir desculpas pela demora em respondê-la. Bom, eu pesquisei no site da Amazon algumas opções bem interessantes da marca Displex. Sobre outros produtos, eu encontrei uma caneta que promete limpar lentes de câmeras (a MiniPro II da marca Lenspen). Ela pode ser encontrada no site usinainfo.com.br. Então, com o passar do tempo, notei que a lente da câmera de meu smartphone está ficando manchada. A cada semana aprox. essa mancha aumenta um pouco e já tomou mais da metade da área que corresponde a lente. Irei comprar as duas canetas (displex e lenspen) e fazer um teste. Espero em breve poder postar o resultado. Grato.

    • Jessica diz:

      Jonas, bom dia!

      Muito obrigada pelo retorno! Certamente seu caso ajudará muitos outros visitantes que tenha o mesmo problema!

      Tenho grande curiosidade de saber se o Displex funciona bem (até hoje só vi vídeos),por isso se puder nos atualizar seria ótimo!

      Obrigada pela participação e por ajudar a agregar em nosso canal :)
      Grande abraço

  5. Meu tablet eu risqueii a tela dele com a unha jogando fruit ninja eu tentei algum mas coisas dali n saiu nadanoqe qe eu faço pra tirar

    • Jessica diz:

      Pedro, bom dia!

      Se essas técnicas não funcionaram talvez a única maneira seja usar um polidor próprio, como por exemplo o Displex.
      É um pouco difícil de achar esse produto para comprar, mas no Amazon tem disponível. Procure por “Displex Scratch Remover” (em português quer dizer “Displex Removedor de Riscos”) e encontrará diversos vendedores, como este aqui (clique para ver) por exemplo.

      Eu nunca usei o Displex, mas vi alguns vídeos no Youtube que mostram que funciona.

      Grande abraço!

  6. Joao Matheus diz:

    Queria saber se tem algumas técnicas específicas para retirar riscos do vidro de proteção da câmera traseira de smartphones

    • Jessica diz:

      João Matheus, boa tarde!

      O Jonas (outro visitante do blog) fez uma pergunta semelhante em junho. Na época procurei informações sobre limpeza das lentes de câmeras desmartphone, mas não encontrei nada em sites especializados. No geral há dicas de como limpar lentes de câmeras fotográficas, o que talvez possa ajudar no seu caso – se interessar, vale a pena dar uma olhada neste outro artigo do TecMundo.

      Ajuda na limpeza. Já para riscos, como a área é muito pequena, realmente não sei que técnica aplicar sem danificar a lente. Recomendo o Displex ou produtos específicos de lentes de câmeras fotográficas. Pergunte aos vendedores das lojas se eles tem alguma recomendação.

      Grande abraço!

  7. Daniel diz:

    Já testou algumas dessas dicas de limpeza de tela em um iphone 5?? Tenho um e a tela possui um risco. Obrigado!

    • Jessica diz:

      Daniel, boa tarde!

      Nunca testei em um iPhone. Particularmente, acho que o melhor caminho é usar um produto especializado como o Displex. Senão achar em lojas de sua cidade recomendo que tente comprar através do Amazon.

      Caso não queira tentar o Displex, sugiro que dê uma olhada nos comentários da matéria do TecMundo (clique aqui) na qual nos baseamos para escrever essas dicas. Lá bastante gente que testou em determinados aparelhos comenta se deu ou não deu certo.

      Vale ressaltar que não nos responsabilizamos por possíveis danos que venham a ocorrer no aparelho.

      Abraços!

  8. Jonas diz:

    Olá. Adorei as dicas. São ótimas, mas eu tenho uma dúvida: eu gostaria de saber se tem alguma forma de tirar os riscos na lente da câmera de Smartphones. Tenho um Xperia L, e por um pouco de descuido, eu não soube limpar corretamente a lente da câmera quando ela ficou em contato com muita poeira. Quando eu coloco essa lente perpendicular à luz, percebo que os riscos já estão profundos. Creio que a película de proteção da lente esteja saindo. Eu soube de umas “canetas especiais” que vendem pela web e que prometem remover riscos de lentes de câmeras. Então, há realmente alguma forma de remover esses tipos de riscostas? Grato.

    • Jessica diz:

      Jonas, boa tarde! Fico feliz que tenha ajudado!

      Realmente é bem difícil achar conteúdo de qualidade e confiável sobre limpeza de lentes de câmera de smartphones. Procurei, mas sobre esse assunto em específico não encontrei praticamente nada!

      O mais próximo que encontrei foi este artigo (clique aqui) do TecMundo. Ele não trata especificamente da lente de smartphones, mas sim de câmeras fotográficas. Ainda assim dá para aproveitar alguns toques que eles dão, como por exemplo o kit de limpeza da Canon que eles sugerem.

      Como você mencionou que não se trata somente de sujeira, mas de riscos mais profundos, talvez seja o caso de pesquisar e checar se a marca Displex tem algum polidor próprio para lentes. Dê uma olhada no Amazon, lá tem bastante opções da Displex.

      Torço para que dê certo! Se descobrir alguma fórmula diferente, não deixe de compartilhar conosco para aprendermos também.
      Grande abraço1

  9. jessika diz:

    adorei essas dica !!! bjins

  10. Gabriela diz:

    Oii , eu queria saber pq tem que ser a pasta branca , o gel da pasta danifica a tela ??
    ( Adorei o Post , Continue assim )

    • Jessica diz:

      Gabriela, bom dia! Obrigada! :)

      Essas dicas foram dadas com base nesta notícia (clique para ver) do Tecmundo. Lá eles não dizem o por que de ter que ser a pasta de dente branca, porém acredito que seja pela composição da pasta. Por exemplo:

      1) As pastas de dente em gel costumam ter corantes para deixá-las coloridas, já a pasta de dente branca não.
      2) As pastas de dente em gel tem “espessantes” em suas composição, que é um substância que deixa a pasta mais viscosa e espessa, diferente da pasta branca que tem textura totalmente diferente por não ser em gel.

      Vale ressaltar que como economista estou longe de ser especialista no assunto de pastas de dente rs! Neste outro artigo (clique para ver) do Mega Curioso você pode dar uma olhada na composição das pastas de dente com mais detalhes.

      Ressaltamos que não nos responsabilizamos por possíveis danos que venham a ser causados a tela do aparelho.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *