5 diferenciais do seguro RC Médico Chubb

Conheça os diferenciais do seguro responsabilidade civil profissional Médico da Chubb!

É de extrema importância para o profissional da área médica se prevenir de demandas judiciais pelo exercício da profissão. No post de hoje mostraremos os diferenciais do seguro RC Médico da seguradora Chubb para esse tipo de proteção securitária.

Somos especialistas em seguros de responsabilidade civil profissional. Faça sua cotação conosco!

Cotar Seguro RC Médico

O que é “Seguro RC Médico”?

O seguro de responsabilidade civil profissional tem por objetivo proteger o segurado de prejuízos a terceiros (por exemplo, pacientes) pelos quais ele seja responsabilidade no exercício de sua função. Dentre esses prejuízos estão indenizações pagas ao terceiro por meio de acordo extrajudicial (autorizado pela seguradora) ou determinação judicial (ação transitada e julgada), assim como despesas de honorários advocatícios e custas judiciais.

Os tipos de danos cobertos dependem das coberturas contratadas pelo médico-segurado, mas no geral tratam-se de danos corporais, danos materiais e danos morais.

Diferenciais

São poucas as seguradoras que atuam no seguro RC Médico, dentre as quais está a Chubb. Grande seguradora com atuação em 54 países, ela é especialista em linhas de liability (responsabilidade civil), é um de nossas foco pelos diferenciais que listamos abaixo.

#1
Altos limites de Importância Segurada

A Chubb tem o maior limite de importância segurada disponível no mercado para esta modalidade: o médico-segurado consegue contratar até 6 milhões de reais em importância segurada. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, porém pode chegar até este teto.

É usual que outras seguradoras do mercado autorizem entre 500 mil e 1 milhão de reais, muito abaixo do limite da Chubb.

#2
Limite agregado

O limite de importância segurada (teto) contratado pelo médico-segurado é compartilhado entre todas coberturas. Isso é MUITO bom, pois dá flexibilidade para o médico-segurado usar o limite como preferir no caso de ocorrência de sinistro.

Em seguradoras nas quais há limite máximo de indenização por cobertura, de forma discriminada, não há possibilidade de “remanejar” o saldo de outras coberturas para usar em uma cobertura que esgotou. Quando o limite de uma cobertura é atingido, a diferença acima dela passa a ser de responsabilidade do segurado para arcar com recursos próprios.

Exemplo 1: Imagine que Dr. Mario está comparando dois orçamentos de RC Médico, da Chubb e de outra seguradora. Na apólice da Chubb, o limite máximo de garantia (LMG) da apólice é de 1 milhão de reais; enquanto na concorrente o limite máximo de garantia também é de 1 milhão, porém com limite máximo de indenização (LMI) de 500 mil reais para danos corporais e 500 mil reais para danos materiais. Na Chubb, ele poderá distribuir o limite de 1 milhão conforme a necessidade; já na concorrente, ele tem 1 milhão no total, mas só pode usar até 500 mil para cada tipo de dano.

#3
Sem sub-limite para honorários advocatícios

Outro limite a que o médico-segurado deve estar atento são sub-limites para honorários advocatícios. A Chubb não tem este sub-limite, logo, o segurado poderá usar tanto quanto quiser do limite máximo de garantia para pagamento de honorários advocatícios.

Em outras seguradoras, é usual colocar um sub-limite para isso, por exemplo de 10% do valor da petição. Se o advogado cobrar mais do que esses 10%, a diferença fica por conta do médico-segurado.

Evidentemente, é melhor ter flexibilidade para usar o limite como bem entender, inclusive para pagamento de honorários.

#4
Esferas de defesa Civil, Administrativa e Penal

Outro diferencial extremamente importante da Chubb está na maior abrangência de esferas cobertas. Sua apólice garante cobertura não apenas na esfera civil, como é oferecido em qualquer seguradora, como também na esfere administrativa e penal.

Se o médico-segurado sofre um processo do Conselho Regional de Médicos (CRM) ou Conselho Federal de Médicos (CFM), trata-se de processo administrativo, sem cobertura nas demais seguradoras. Na Chubb haverá cobertura dentro dos danos cobertos na apólice e, evidentemente, se não houver dolo.

O mesmo vale para processos penais.

#5
Cobertura adicional para Chefe de equipe e Diretor técnico

Por fim, para os médicos-segurados que atuam como chefes de equipe ou diretor técnico de hospitais ou clínicas, existe a possibilidade de contratação de cobertura adicional para responsabilização por subalternos.

O profissional pode contratar cobertura adicional para lhe proteger de prejuízos causados por médicos ou enfermeiros que estejam sob sua supervisão e pelos quais eles sejam responsabilizados solidariamente.

Importante reforçar que trata-se de cobertura adicional, portanto não vem “automaticamente” no seguro RC Médico. Contudo, o prêmio (preço) adicional para sua contratação não é alto.

Para empresas

A Chubb também tem a vantagem de possibilitar a contratação de apólice com Pessoa Jurídica como estipulante. Para hospitais, clínicas ou laboratórios isso é interessante pois permite a emissão de faturas mensais dentro das quais estão cobertos todos os profissionais ali inclusos pela empresa como segurados.

A movimentação desses profissionais pode ser feita mensalmente, por meio de inclusões e exclusões junto ao corretor da apólice (olha a gente aqui!) ou diretamente na seguradora.

Além da facilidade de gestão, a apólice em estipulante CNPJ permite negociar descontos quanto maior o número de profissionais ali dentro.

Cote seu seguro RC Médico com nossos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *