“Tenho direito a carcaça do carro quando dá PT?”

“Se acidentalmente bato em outro carro, o seguro dele dá PT e depois me cobra a indenização… Não posso ficar com a carcaça?” – Veja resposta aqui!

Nossa visitante Silvia nos escreveu a seguinte dúvida:

“Olá, Tive uma colisão com um terceiro, porém somente ele tem seguro.
O veiculo do mesmo deu PT e a seguradora dele disse que tinha que pagar o valor total do veiculo, e não teria direito a esse veiculo mesmo que fosse somente a carcaça. Está certo isso?”

Confira abaixo nossa resposta:

Silvia, tudo bom?

Quando uma pessoa aciona o seguro dela para o próprio carro e ocorre perda total, ela recebe indenização integral e a seguradora fica com o salvado (“carcaça”) do veículo. É como se a seguradora estivesse comprando o veículo batido pelo preço de um veículo não batido – aí a vantagem do seguro para o segurado, pois é uma proteção enorme. A seguradora está “comprando o prejuízo” do segurado e, posteriormente, pode cobrar este prejuízo do responsável pelos danos.

Isto esta de acordo com a Circular SUSEP 269, que estabelece na Seção VI:

“Art. 8o Nos casos de indenização integral, o documento de transferência de propriedade do veículo deverá ser devidamente preenchido com os dados de seu proprietário e da sociedade seguradora”

Nos casos em que a colisão que causou a PT é causada por outra pessoa, o causador é considerado responsável pelo prejuízos às vítimas.

Se a vítima não tivesse seguro e o carro desse PT, o causador teria que pagar o valor do carro à vítima e o salvado (“carcaça”) ficaria com a vítima, e não com o causador, pois o causador está apenas pagando os prejuízos causados e não comprando o veículo. Com a seguradora não é diferente: como a seguradora “assumiu o prejuízo” do segurado, ela tem direito de receber os valores devidos do causador e será ela, e não o causador, quem ficará com o salvado do carro.

Acredito que isso responder a pergunta, mas continuamos sempre a disposição!

Aproveite e peça sua cotação de seguro: Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

10 respostas para “Tenho direito a carcaça do carro quando dá PT?”

  1. Lucas diz:

    Um carro foi fazer a conversão numa pista para a esquerda que estava com trânsito parado, só que vinha um carro no acostamento e o atingiu em cheio, pergunto:

    O carro da conversão estava errado, pois não aguardou no acostamento da direta para convergir a esquerda com segurança, o carro que vinha pelo aconstamento e o atingiu,também estava errando andando pelo acostamento. O carro que fez a conversão tinha seguro e deu perda total, o outro que bateu não tinha seguro, nesse caso os dois estando errado, a quem pode ser atribuida a culpa?

    • Jessica diz:

      Lucas, boa tarde!

      Situações assim são difíceis de opinar, sendo recomendável consultar um advogado para analisar o croqui, as vias e sinalização se é possível atribuir culpa a um dos dois.
      Se não for possível atribuir culpa a um deles, cada qual deverá arcar com seu próprios prejuízos. Ou seja, o primeiro carro acionaria seu seguro para si mesmo e o segundo, não tendo seguro, arcaria particularmente com seus próprios prejuízos.
      O seguro do primeiro carro só poderá ser acionado para cobrir os danos do segundo se o segurado assumir a culpa e a análise da seguradora também concluir que ele foi culpado. Por isso uma alternativa, se o primeiro carro está disposto, é assumir a culpa e fazer a abertura do sinistro e ver qual a análise da seguradora. Mas é importante estar ciente que assumindo a culpa, será responsabilizado por todos os danos.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  2. Celio diz:

    Roubaram o corra de um cliente no meu estacionamento avulso e mensal a guarda municipal achou o veiculo mas o ladrão bateu o carro e deu Pt ,a seguradora quer receber o carro de mim,tenho que pagar? Se sim,tenho direito a ficar com a carcaça?

    • Jessica diz:

      Celio, boa tarde!

      Como o veículo foi furtado enquanto estava no estacionamento, em princípio existe responsabilidade civil do estabelecimento pela guarda do mesmo, podendo ser responsabilizado por danos decorrentes do furto. Como o proprietário tinha seguro e o veículo será indenizado pelo seguro, a seguradora poderá cobrar os prejuízos do estacionamento. Caso haja dúvidas sobre as questões legais dessa situação, é recomendável consultar um advogado.

      Quanto à carcaça, ocorrendo indenização integral sei que existe jurisprudência para que o valor que a seguradora venderá a sucato ou carcaça ser descontado da indenização a ser cobrada do responsável. Recomendamos fazer esta proposta à seguradora em acordo extrajudicial. Se não houver acordo, recomendamos recorrer às Pequenas Causas ou com um advogado para tentar receber esse desconto.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  3. Lauren diz:

    Boa tarde, tive um acidente e a seguradora deu perda total no veículo alegando que apesar de ser um carro popular as peças são caras e excederam o limite, por isso p pt, paguei metade do veículo e o resto está financiado, a seguradora irá quitar e me ressarcir o restante de acordo com tabela FIPE, mas eu não tenho direito de ficar com a carcaça ?

  4. Rafael Oliveira diz:

    Comprei um carro financiado pelo banco em CDC. O carro foi furtado por um menor e depois batido e deu pt pelo mesmo dei 12 mil de entrada e paquê 12 prestações de 830. fiz o seguro mas faltou assinar os documentos no caso fiz a cotação. Os familiares dos menores não tem condições de pagar são muito pobres. O banco me cobra todo dia não eu precisava do carro pra ganhar dinheiro. Queria saber se tem como receber uma proposta de quitação pois eles estão cobrando só as parcelas.

    • Jessica diz:

      Rafael, boa tarde!

      Não entendemos ao certo se o senhor chegou a contratar o seguro ou se não possuía seguro quando o carro foi roubado.

      Se o senhor não possuía seguro, será necessário negociar a quitação da dívida junto ao banco e solicitar um desconto pela antecipação da quitação.

      Se o senhor possuía seguro, poderá acionar o seguro para que a seguradora quite o saldo devedor (até limite máximo de cobertura contratado) e receber a diferença que houver. Se o saldo devedor for superior ao valor da indenização, sugerimos de propor ao banco para usarem a indenização do seguro para substituir o bem da dívida (isso depende de aprovação do banco).

      Em último caso, será necessário contatar um advogado para lhe ajudar a encontrar uma alternativa.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  5. andre luis diz:

    tive uma colisao com carro da empresa o carro que bati deu perda total a seguradora vai me cobra outro carro certo eu posso fica com o carro eo outra posso parcela essa divida obrigado

    • Jessica diz:

      André, bom dia!

      O salvado do veículo que sofreu perda total ficará para a seguradora que pagou indenização integral.

      O valor da indenização integral que a seguradora lhe cobrará poderá ser negociado com ela. Você poderá propor um parcelamento ou desconto, sendo necessário chegarem a um senso comum. Se isso não for possível, será necessário pedir a instrução de um advogado para lhe auxiliar.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *