Veja cuidados que você deve ter ao enquadrar no seguro carro com opcional de fábrica!
Quem compra veículo com opcionais de fábrica diferenciados deve ter atenção no momento de contratar o seguro. É comum ocorrer confusão no enquadramento do modelo nos cálculos, pois muitas vezes a nota fiscal faturada pela concessionária não traz de forma clara o modelo com opcional. No post de hoje mostraremos um caso que ocorreu em nossa corretora para ajudar você a se prevenir na sua contratação.
Aproveite e faça sua cotação de seguro auto com a gente! ;)
Um caso real
Vou compartilhar com vocês o caso de um cliente da Muquirana.
O cliente comprou um Palio zero km. Ele nos enviou a nota fiscal para fazermos o cálculo do seguro. Fizemos o enquadramento conforme constava na nota fiscal “Palio Sporting”. Contudo, ao finalizarmos toda negociação e contratação, o cliente percebeu que o valor segurado na Tabela FIPE estava muito abaixo do que ele efetivamente pagou no carro.
É comum haver alguma diferença (para mais ou para menos) em relação ao valor de compra e o valor de referência da Tabela FIPE. Isso porque a Tabela FIPE traz valores médios nacionais e, portanto, podem haver oscilações em algumas cidades. Porém, quando a diferença num modelo zero km é grande, é necessário checar o que ocorreu.
Buscando entender, perguntamos ao cliente se o modelo descrito na nota fiscal estava correto: “Palio Sporting Dualogic 1.6 16v”. Aí a surpresa: o modelo na verdade era “Palio Sporting Blue Edition Dualogic 1.6 16v”.
Por um momento pensamos que a concessionária havia faturado a nota fiscal com modelo incorreto, por isso ligamos na loja que fez a venda ao cliente. O mistério então foi resolvido: nesta loja, o “Blue Edition” era vendido como um a”kit” e por isso entrava na nota fiscal como um “opcional”.
Não bastasse não vir discriminado no modelo, o kit não vinha nominalmente discriminado nos opicionais como “Blue Edition” mas sim por um código “8MBV” (ver imagem 1 abaixo).
Confirmadas essas informações, pudemos corrigir o enquadramento do modelo na apólice do cliente por meio de um endosso de substituição de veículo. Foi necessário solicitar a dispensa de vistoria demonstrando para a seguradora que não tratava-se de “inclusão de novo veículo” na apólice, mas sim de correção. Conseguimos a dispensa de vistoria e o endosso foi gerado com a cobrança de uma diferença, uma vez que o modelo em questão tinha valor maior que o anterior.
Passo a passo para se prevenir
Tudo foi resolvido. Mas como você pôde ver pelo relato, deu um certo trabalho para identificarmos o enquadramento correto, demonstrar para a seguradora que a nota fiscal não estava errada (apenas confusa…) e então solicitar dispensa de vistoria. Um trabalhinho grande, tendo em vista que seguros de veículos zero km são super simples e descomplicados.
Para evitar passar por tudo isso, recomendamos seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1: Se você adquiriu um modelo com opcional de fábrica, verifique se o modelo discriminado na nota fiscal menciona esse opcional de forma clara.
Passo 2: Se constar de forma clara, ainda assim reforce com o corretor que o veículo tem este opcional. Assim evita-se erros.
Passo 3: Se não constar de forma clara, como no exemplo acima, questione a concessionária qual código da nota fiscal informa haver este opcional. Leve esta informação ao corretor de seguros para que o enquadramento não seja feito com modelo discriminado na nota sem o opcional.
Passo 4: Se eventualmente a seguradora gerar pendência informando que o modelo está enquadrado incorretamente, destaque/grife de amarelo na nota fiscal onde consta o opcional para que a crítica seja quebrada e a apólice emitida conforme modelo correto.
Passo 5: Confira a apólice após emissão para certificar-que que não foi emitido incorretamente.
Faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!