Cuidado! Enquadramento seguro de modelo com opcional fábrica

Veja cuidados que você deve ter ao enquadrar no seguro carro com opcional de fábrica!

Quem compra veículo com opcionais de fábrica diferenciados deve ter atenção no momento de contratar o seguro. É comum ocorrer confusão no enquadramento do modelo nos cálculos, pois muitas vezes a nota fiscal faturada pela concessionária não traz de forma clara o modelo com opcional. No post de hoje mostraremos um caso que ocorreu em nossa corretora para ajudar você a se prevenir na sua contratação.

Aproveite e faça sua cotação de seguro auto com a gente! ;)

Cotação Seguro Carro – 2

Um caso real

Vou compartilhar com vocês o caso de um cliente da Muquirana.

O cliente comprou um Palio  zero km. Ele nos enviou a nota fiscal para fazermos o cálculo do seguro. Fizemos o enquadramento conforme constava na nota fiscal “Palio Sporting”. Contudo, ao finalizarmos toda negociação e contratação, o cliente percebeu que o valor segurado na Tabela FIPE estava muito abaixo do que ele efetivamente pagou no carro.

É comum haver alguma diferença (para mais ou para menos) em relação ao valor de compra e o valor de referência da Tabela FIPE. Isso porque a Tabela FIPE traz valores médios nacionais e, portanto, podem haver oscilações em algumas cidades. Porém, quando a diferença num modelo zero km é grande, é necessário checar o que ocorreu.

Buscando entender, perguntamos ao cliente se o modelo descrito na nota fiscal estava correto: “Palio Sporting Dualogic 1.6 16v”. Aí a surpresa: o modelo na verdade era “Palio Sporting Blue Edition Dualogic 1.6 16v”.

Por um momento pensamos que a concessionária havia faturado a nota fiscal com modelo incorreto, por isso ligamos na loja que fez a venda ao cliente. O mistério então foi resolvido: nesta loja, o “Blue Edition” era vendido como um a”kit” e por isso entrava na nota fiscal como um “opcional”.

Não bastasse não vir discriminado no modelo, o kit não vinha nominalmente discriminado nos opicionais como “Blue Edition” mas sim por um código “8MBV” (ver imagem 1 abaixo).

Confirmadas essas informações, pudemos corrigir o enquadramento do modelo na apólice do cliente por meio de um endosso de substituição de veículo. Foi necessário solicitar a dispensa de vistoria demonstrando para a seguradora que não tratava-se de “inclusão de novo veículo” na apólice, mas sim de correção. Conseguimos a dispensa de vistoria e o endosso foi gerado com a cobrança de uma diferença, uma vez que o modelo em questão tinha valor maior que o anterior.

Imagem 1 – Nota fiscal mostrando modelo descrito sem o “Blue Edition” e discriminado nos opicionais

Imagem 2- Apólice com modelo incorreto e endosso corrigindo modelo após identificar o erro de enquadramento

Passo a passo para se prevenir

Tudo foi resolvido. Mas como você pôde ver pelo relato, deu um certo trabalho para identificarmos o enquadramento correto, demonstrar para a seguradora que a nota fiscal não estava errada (apenas confusa…) e então solicitar dispensa de vistoria. Um trabalhinho grande, tendo em vista que seguros de veículos zero km são super simples e descomplicados.

Para evitar passar por tudo isso, recomendamos seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Se você adquiriu um modelo com opcional de fábrica, verifique se o modelo discriminado na nota fiscal menciona esse opcional de forma clara.

Passo 2: Se constar de forma clara, ainda assim reforce com o corretor que o veículo tem este opcional. Assim evita-se erros.

Passo 3: Se não constar de forma clara, como no exemplo acima, questione a concessionária qual código da nota fiscal informa haver este opcional. Leve esta informação ao corretor de seguros para que o enquadramento não seja feito com modelo discriminado na nota sem o opcional.

Passo 4: Se eventualmente a seguradora gerar pendência informando que o modelo está enquadrado incorretamente, destaque/grife de amarelo na nota fiscal onde consta o opcional para que a crítica seja quebrada e a apólice emitida conforme modelo correto.

Passo 5: Confira a apólice após emissão para certificar-que que não foi emitido incorretamente.

Faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *