Lucros cessantes no seguro auto e o que fazer se atrasar

Lucros cessantes no seguro auto e o que fazer se atrasar

Vai receber lucros cessantes no seguro de automóvel mas teve atraso no sinistro? Saiba o que é essa cobertura e o que fazer se atrasar a contagem de diárias!

Muitos veículos são utilizados para fins comerciais, como é o caso de representantes comerciais, taxistas, motoristas de aplicativo, entre outras categorias. Quando ocorre uma colisão que faz esse tipo de veículo ficar parado, existe a possibilidade de indenização de lucros cessantes.

Para quem está acionando seu próprio seguro, é necessário ter uma cobertura adicional de lucros cessantes. Para quem foi vítima na colisão e está entrando como terceiro na apólice do causador, essa indenização ocorre por meio da cobertura de danos materiais a terceiros (ou danos corporais a terceiros, caso o terceiro tenha ficado afastado por motivos médicos em decorrência do acidente).

Muita gente não sabe como funciona o processo de indenização de lucros cessantes em cada um desses casos. Também é comum não saber o que fazer se por algum motivo o processo de sinistro atrasar e algumas diárias ficarem de fora dos lucros cessantes.

Pensando nisso tudo, fizemos o vídeo abaixo. Nele explicamos o funcionamento da cobertura tanto para segurados como para terceiros. Também damos algumas recomendações de como proceder se por alguma falha você perder diárias que deveriam ser consideradas.

Espero que o vídeo ajude e que seu processo de sinistro siga tranquilo do começo ao fim!

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Demorou pra abrir sinistro. Como ficam lucros cessantes?

Demorou pra abrir sinistro. Como ficam lucros cessantes?

Entrou como terceiro no seguro do causador mas demoraram muito para iniciar o processo de sinistro? Veja como ficam os lucros cessantes!

Nosso visitante nos enviou a seguinte pergunta:

“Uma mulher colidiu no meu carro e acionou seu seguro. Eu sou terceiro e meu sinistro foi aberto dia 18/04 e o carro foi para oficina dia 09/05. Como ficam os lucros cessantes? Começa a contar na abertura do sinistro (18/04) ou no início do reparo (09/05)? Ao meu ver seria correto iniciar na abertura do sinistro, pois sou motorista de aplicativo 99 e Uber e não posso trabalhar sem carro!”

No post de hoje responderemos essa dúvida, explicando como fica a questão dos lucros cessantes quando o segurado causador da colisão demora para fazer a constatação do sinistro.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Continue lendo

Lucros cessantes paga para motorista ou proprietário?

Lucros cessantes paga para motorista ou proprietário?

Sofreu colisão e receberá lucros cessantes por meio do seguro? E agora, quem recebe: o motorista ou o proprietário do veículo sinistrado? Descubra aqui!

Nosso visitante Lucas nos enviou a seguinte dúvida:

“Oi! [Tive um sinistro] e a seguradora aprovou o pagamento de indenização dos meus lucros cessantes de 53 dias parados. Porém a seguradora pagou na conta da proprietária legal do veículo. Eu alugava dela por meio de uma empresa, na qual fiquei devendo esses 53 dias parados, quando o dinheiro caiu na conta dela, ela passou tudo para a locadora que não me passou nada.

Isso está certo? Não é roubo? Pois meu contrato é com a locadora e não com ela, ela não poderia mandar o meu dinheiro para a empresa sem a minha autorização. A locadora cobrou valor a mais de mim e tinham concordado em parcelar para mim a dívida.”

No post de hoje vamos responder essa questão e dar dicas relacionadas a quem recebe a indenização por lucros cessantes no seguro: o proprietário ou o motorista envolvido no sinistro?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Continue lendo

Seguro de terceiros cobre lucros cessantes de Uber e táxis?

Seguro de terceiros cobre lucros cessantes de Uber e táxis?

Confira já se o seguro de automóvel com cobertura de danos a terceiros cobre lucros cessantes quando a vítima é Uber ou taxista!

Nosso visitante Carlos nos enviou a seguinte questão:

“Jessica, bom dia! Me envolvi em um acidente onde o terceiro era uber, meu seguro cobre os reparos do carro dele, mas tbm tem que cobrir os lucros cessantes dele? Caso a seguradora se negue, como devo proceder?”

Confira nossa resposta e aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :)

cotar-seguro-auto-2021

Continue lendo

Contratei seguro online sozinho e seguradora recusou sinistro

Leia orientação e opinião sobre quando seguradora recusa sinistro de seguro contratado online!

Recebemos a seguinte dúvida do nosso visitante Rafael no post “Veículo roubado encontrado: como fica indenização?”:

 “Olá boa tarde! Eu tive o meu veículo roubado e o mesmo estava segurado, porém a seguradora se recusou a me indenizar alegando que o veículo estava em uma categoria diferente com a que eu contratei. De fato estava: eu contratei na categoria “particular”, sendo que eu sou motorista de aplicativo de caronas e a categoria correta seria “particular e comercial”. O contrato foi feito de forma online sem a necessidade de corretores. Infelizmente eu acabei contratando o seguro de forma errada. Gostaria de saber se eu poderia recorrer na justiça pois o veículo é financiado e eu não aguento mais as cobranças do banco.”

Confira nossa resposta:

Olá Rafael, tudo bom? :)

Recomendamos acessar a plataforma de contratação deste seguros e verificar se ao longo das telas de cotação online existe orientação clara e transparente sobre enquadramento do tipo de utilização do veículo. Se não houver informações adequadas sobre este ponto, recomendamos fotografar ou tirar um “print” da tela. Faça o mesmo se houver informação, mas ela for confusa, pouco clara, não explícita ou de difícil acesso. Continue lendo