Veículo roubado encontrado: como fica o seguro?

Se o veículo é roubado ou furtado e depois encontrado, como fica o seguro? E se veículo não for encontrado, como funciona? Veja respostas!

Nossa visitante Livia nos enviou a seguinte questão:

Boa noite. Duas perguntas:

1- Se o meu veículo for roubado e a seguradora achar o carro, o veículo continua assegurado até o fim da vigência do seguro?

2- Caso não encontrem o veículo e eu seja indenizada, eu ainda tenho direito a usufruir do seguro até o fim da vigência da apólice?

Obrigada

Confira nossa resposta:

Olá Livia, tudo bom?

Vamos ver cada uma dessas situações tanto para o seguro compreensivo (seguro “total”) quanto para o seguro somente para roubo e furto.

A) Veículo roubado/furtado e encontrado

Sempre que o veículo é roubado ou furtado, deve ser feita constatação e abertura do processo de sinistro junto à seguradora. A seguradora deverá esperar alguns dias para que a polícia tente localizá-lo. Este prazo depende das regras de cada companhia, mas no geral o prazo gira em torno de 05 a 07 dias. Não sendo localizado dentro do prazo estipulado pela seguradora, iniciará o processo de indenização integral.

O pagamento da indenização integral ocorre em até 30 dias contados da entrega da lista de documentos solicitados pela seguradora. Se nesse meio tempo o veículo segurado for encontrado antes de a transferência de propriedade do carro ser feita para o nome da seguradora, o processo de indenização integral é encerrado sem indenização.

O veículo continua em posse do segurado e a continuidade da apólice dependerá do estado em que o carro for encontrado:

Se o veículo tiver sido localizado com avarias, sendo considerado apenas perda parcial, a apólice continua vigente. Os próximos procedimentos dependerão do tipo de seguro contratado: Se tratar-se de seguro com cobertura compreensiva (“total”), o mesmo poderá ser acionado para realização do conserto do carro. Para isso o segurado deverá pagar a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia. Já se o seguro exclusivo para roubo e furto, não haverá cobertura para reparos, os quais deverão ser custeados integralmente pelo proprietário.

Se o veículo for encontrado com danos significativos que atingirem 75% ou mais do valor do carro na Tabela FIPE, nos seguros compreensivos configura-se perda total, com pagamento de indenização integral sem cobrança de franquia. Neste caso ocorre liquidação da apólice (ela deixa de existir). Já nos seguros auto roubo, dependerá se há ou não cobertura para perda total decorrente de veículo recuperado de roubo ou furto: na seguradoras que cobrem essas situações, como a Suhai, ocorrerá indenização integral e liquidação da apólice. Nas seguradoras que cobrem exclusivamente roubo e furto, independente do estado em que o veículo é recuperado, a apólice continuará vigente e o reparo dos danos serão de responsabilidade exclusiva do segurado.

B) Veículo roubado/furtado e não encontrado

Tanto no seguro compreensivo quanto no seguro auto roubo, se o veículo é roubado/furtado e não é mais localizado, ocorrendo pagamento da indenização integral e transferência do veículo para propriedade da seguradora, a apólice é cancelada após o encerramento do sinistro.

Em nosso canal do Youtube temos um vídeo que explica os principais pontos sobre o seguro e cobertura auto roubo. Recomendamos assistir, pois poderá ajudar bastante! Assista aqui: “Seguro de roubo e furto para carros: como funciona? [COM EXEMPLOS]”

Trabalhamos com seguro auto roubo e seguro compreensivo. Aproveite e peça sua cotação com a gente! :D

Cotação Seguro Roubo Carro – 2 Cotação Seguro Carro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

18 respostas para Veículo roubado encontrado: como fica o seguro?

  1. Rafael diz:

    Olá boa tarde, eu tive o meu veículo roubado e o mesmo estava segurado, porém a seguradora se recusou a me indenizar alegando que o veículo estava em uma categoria diferente com a que eu contratei, e de fato estava, eu contratei na categoria (particular) sendo que eu sou motorista de aplicativo e a categoria correta seria (particular e comercial) o contrato foi feito de forma online sem a necessidade de corretores, infelizmente eu acabei contratando o seguro de forma errada. Gostaria de saber se eu poderia recorrer a justiça pois o veículo é financiado e eu não aguento mais as cobranças do banco.

  2. JANE SOARES diz:

    Bom dia.
    Quero comprar um veículo e o dono me informou que é carro recuperado de roubo. Essa característica torna o futuro seguro, que eu farei caso adquira o veículo, mais caro ou me causa algum outro transtorno?

    *Parabéns pelo ótimo site.

    • Jessica diz:

      Olá Jane, tudo bom? :)

      Obrigada pelos parabéns! Conte com a gente!

      Dependerá da análise de cada seguradora no momento da contratação do seguro. Por isso, antes de efetivar a compra do veículo, recomendamos solicitar chassi e placa conforme documento. Com esses dados faça os cálculos do seguro em várias seguradora, preferencialmente com ajuda de um corretor de seguros, para checar se há algum agravo de preço ou restrição de aceitação.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  3. Fernanda diz:

    Meu carro foi roubado e a polícia me ligou para informar que o mesmo foi recuperado.
    Como devo proceder? Tenho que comunicar o seguro para que eles façam avaliação do veículo?

    • Jessica diz:

      Olá Fernanda, tudo bom? :)

      Sim, é necessário comunicar seu corretor e sua seguradora. Ele farão encerramento do processo de sinistro por roubo.
      Caso o carro tenha sofrido avarias, será feita vistoria e encaminhamento para oficina fazer orçamento dos reparos.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  4. Tiago diz:

    Caso toda documentacao seja enviada, Crv preenchido para seguradora, e o veículo seja encontrado o segurado e obrigado receber carro de volta e pedir nova documentação ao detran?

    • Jessica diz:

      Olá Tiago, tudo bom? :)

      Se o processo de transferência do veículo já havia sido finalizado e a indenização paga ao proprietário, o salvado do veículo que foi encontrado passa a ser de propriedade da seguradora.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA

      Saudações muquiranas!

  5. jonathan diz:

    Boa noite, se o carro for encontrado antes de receber a indenização? Mas tendo em vista que já passei o carro para o nome da financeira.

    • Jessica diz:

      Olá Jonathan, tudo bom? :)

      Recomendamos verificar se há possibilidade de reverter a transferência já que ainda não havia recebido a indenização.
      Se não for possível, a indenização deverá ser liberada e o salvado do veículo encontrado passará para propriedade da seguradora.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA

      Saudações muquiranas!

  6. ale diz:

    gostaria de saber se a tranferencia do veiculo foi feita para seguradora e a indenização foi paga ao segurado. Porém o veiculo foi encontrado, o segurado pode ir até o local para verificar se ficou algum bem seu no carro?

  7. Juvenal diz:

    Além da seguradora e naturalmente a polícia (que no Rio sabe os locais prováveis onde o veículo se encontra mas não fazem nada), temos que comunicar a algum órgão público o roubo do veículo???

  8. Valquiria Lemos diz:

    Se o veiculo é encontrado depois de 2 anos e a indenização já foi paga porém ainda encontra-se com veiculo no nome do segurado. Como proceder?

    • Jessica diz:

      Olá Valquiria, tudo bom?

      Se a indenização integral foi paga ao segurado, a propriedade do veículo deveria ter sido transferida para a seguradora.
      Como isso não foi feito na época, deverá ser feito agora. Recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice para lhe ajudar a contatar a seguradora e regularizar a situação.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  9. o que acontece se o carro for encontrado após os documentos ter sido transferido para o nome da asseguradora?

    • Jessica diz:

      Olá Gilmar, tudo bom? :)

      Se a transferência de propriedade para a seguradora já foi finalizada e o pagamento da indenização integral feito ao segurado, o veículo passa a ser da seguradora. Por isso se ele é encontrado, passa a ser da seguradora.

      Já se ele é encontrado no meio da transação, antes de efetivamente finalizar a transferência e o segurado receber a indenização, o processo é interrompido. O carro volta para o proprietário.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *