O que é prazo suplementar no seguro RC Médico?

Entenda o que é e como funciona o prazo suplementar no seguro de RC profissional para médicos!

O seguro RC Médico tem detalhes a que o médico deve estar atento no momento da primeira contratação e subsequentes renovações anualmente. No post de hoje explicaremos o que é e como funciona o prazo suplementar. Ao final do texto indicaremos outros posts que explicam demais prazos e suas relações uns com os outros.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro RC Médico conosco – somos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Prazo suplementar aumenta
período de reclamações com cobertura

O seguro RC profissional para médicos tem como principal função garantir indenização de prejuízos a terceiros (principalmente pacientes) pelos quais o médico seja responsabilizado devido a ato, erro ou omissão no exercício de suas especialidades na área da saúde.

A vigência (duração) do contrato (apólice) é de 01 ano. Nesta vigência “original” haverá cobertura para o fato gerador que ocorrer dentro da vigência e para a reclamação (por escrito) do terceiro desse fato que ocorrer também dentro da vigência.

Após o vencimento (fim da vigência) da apólice, o estipulante (médico) terá dois prazos opcionais adicionais: o prazo complementar e em seguida o prazo suplementar. O prazo complementar garantirá reclamações que ocorrerem até 01 ano após o vencimento da apólice, desde que o fato gerador tenha ocorrido na vigência original. O prazo suplementar inicia após o vencimento do prazo complementar.

Isso significa que, vencido o prazo complementar, o médico tem opção de contratar um ano a mais de prazo suplementar. Neste novo prazo haverá cobertura para reclamações referentes a fato que tenha ocorrido na vigência.

Prazo suplementar é pago

Como vimos, o prazo complementar é aquele que inicia imediatamente após o vencimento da apólice. Este prazo geralmente é dado gratuitamente pelas seguradoras.

Já o prazo suplementar ocorre após o vencimento do prazo complementar e, por isso, em torno de 02 anos após o vencimento da apólice inicial. Ao contrário do prazo complementar, o prazo suplementar costuma ser pago. Ou seja, o médico deve informar a seguradora que deseja contratar o prazo suplementar e para isso deverá pagar um prêmio (preço) adicional conforme cálculo de endosso da seguradora.

Para que serve prazo suplementar?

Se o médico já tem a vigência original e ainda o prazo complementar geralmente gratuito, por que ele iria querer contratar o prazo suplementar?

É preciso ter em mente dois pontos principais.

Primeiro, que o ideal é renovar a apólice quando a mesma for vencer, ao invés de contar com o prazo complementar e suplementar. Como vimos, esses prazos estendem apenas o período para apresentação das reclamações, mas não ampara fatos geradores que tenham ocorrido após o vencimento original. Portanto é importantíssimo que o médico opte pela renovação e não pelo cancelamento pensando estar 100% protegido pelos prazos complementar e suplementar.

Segundo: Podem haver situações excepcionais em que a renovação do seguro RCP não é viável, por exemplo num momento de instabilidade financeira ou quando o médico deixará as atividades permanentemente para se aposentar. Nesses casos em que o cancelamento sem renovação da apólice é uma alternativa interessante, o prazo suplementar se faz importante por permitir a expansão do período para reclamações em torno de 02 anos passado o fato gerado. Isso atende o Código Civil que no geral diz que prejuízos a terceiros devem ser reclamados em até 02 anos.

Para entender melhor

Para entender melhor o funcionamento dos prazos nesta modalidade recomendamos a leitura deste outros post (aqui). É interessante conhecer também as coberturas diferenciadas deste seguro de responsabilidade civil profissional para área da saúde, como por exemplo Custos de defesaDanos existenciaisPerda de uma chance.

Faça sua cotação de seguro RC Médico com nossos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *