Prazo complementar: vale a pena renovar seguro RC Médico?

Entenda por que vale a pena renovar o seguro RC Médico mesmo havendo prazo complementar após o vencimento da apólice!

O prazos complementar e suplementar são importantes para os casos em que o médico não tem condições de renovar seu seguro RC Médico. Contudo eles não podem ser confundidos com uma “apólice”, pois as garantias mudam nesse período. No post de hoje explicaremos por que vale a pena renovar o seguro RC Médico mesmo quando existe prazo complementar e suplementar após o cancelamento.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro RC Médico conosco – somos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Vigência VERSUS Prazo Complementar

Todo contrato (apólice) de seguro tem uma vigência, ou seja, uma duração. A vigência inicial diz quando aquele contrato inicia e a vigência final, quando ele termina. Há cobertura para fatos geradores e reclamações referentes a esses fatos que ocorrerem dentro desta vigência. Isso significa que, em princípio, não há cobertura para fatos ou reclamações que ocorrerem antes ou depois da vigência.

O prazo complementar estende o tempo em que as reclamações terão cobertura por mais 01 ano, contado do vencimento da vigência original.

O fato gerador (ou seja, que originou a reclamação) tem que ter ocorrido durante a vigência original, porém se a reclamação ocorrer um ano após o vencimento da apólice, estará amparado pelo prazo complementar.

A imagem abaixo resume essas regras:

Imagem 1 – Vigência e prazo complementar no seguro RC Médico

Para maiores detalhes recomendamos fortemente a leitura deste post: “Prazos no seguro RC Médico: como funcionam?”. Nele explicamos todos os prazos: vigência, retroatividade, prazo complementar e prazo suplementar.

Por que renovar se tenho prazo complementar?

O prazo complementar só existe quando a apólice não é renovado no vencimento. Se a apólice é renovada, passa a contar a nova vigência.

Por conta disso, é comum o médico ter dúvida de por que renovar o seguro se não renovando terá o prazo complementar?

A imagem 1 acima nos ajuda a chegar na resposta. Veja que na vigência há cobertura tanto para fatos geradores quanto para reclamações referentes a esses fatos. Já no prazo complementar, há cobertura somente para reclamações de fatos geradores da vigência, mas não para novos fatos geradores que ocorrerem após o vencimento.

A origem de toda reclamação é um fato (erro, ato ou omissão). Por isso o foco do profissional deve estar principalmente na cobertura dos fatos e não apenas das reclamações. O prazo complementar estende apenas o tempo em que a reclamação de fatos passados pode ocorrer, mas não ampara novos fatos que ocorrerem após o vencimento, deixando o médico exposto.

Por conta disso o prazo complementar não é a mesma coisa que renovar a apólice e ter nova vigência.

Renovando o seguro o médico estará muito mais amparado, pois terá cobertura não apenas para reclamações de fatos passados na vigência anterior, mas também para novos fatos que eventualmente ocorrerem no novo ano de cobertura.

Cotar Seguro RC Médico

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *