Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

Quando tenho direito a carro reserva no seguro automóvelSaiba quando você tem direito a carro reserva no seu seguro de automóvel!

Quando acontece de nosso carro sofrer uma colisão por nossa responsabilidade ou por responsabilidade de um terceiro, pode ser que fiquemos sem carro por alguns dias até ele ser consertado (no caso de perda parcial) ou até comprarmos outro (no caso de perda total). O carro reserva é uma opção para se prevenir desses dias sem veículo, por isso é preciso atenção na hora de contratar o seguro, checando se há ou não cobertura desse serviço.

Neste artigo falaremos em que situações você tem direito a carro reserva no seguro de automóvel. Em caso de dúvida, escreva nos comentários!

Cotação Seguro Carro - 2

Você tem carro reserva quando…
Contrata cobertura de carro reserva no seguro

Você tem direito ao carro reserva quando contrata essa cobertura no seguro. Sei que parece redundante dizer isso, mas por falta de conhecimento dessa informação tão básica, muitas pessoas deixam de adquirir esse serviço no seguro.

Dicas na hora de contratar cobertura de carro reserva

Sabendo disso, valem algumas dicas na hora de contratar a cobertura de carro reserva no seguro:

  • Quantidade de dias disponíveis: O seguro pode estipular entre algumas opções de quantidade de dias de carro reserva. Geralmente as opções são de 7 ou 15 dias, ou até ilimitado. Na hora de contratar seu seguro, avalie o custo-benefício da quantidade de dias, lembrando que quanto mais dias um pouco mais caro ficará o preço do seguro.
  • Tipo de veículo: Para as pessoas que fazem questão de determinados diferenciais no carro reserva como ar-condicionado e direção hidráulica, é importante se atentar na hora da contratação. Algumas seguradoras permitem escolher entre carros reserva com mais diferenciais. Se você considera isso importante, procure a opção com diferenciais que melhor atendam sua necessidade.
  • Escolha em rede referenciada ou livre-escolha: Algumas seguradoras trabalham com dois tipos de escolha: você pode contratar cobertura de carro reserva em rede referenciada da seguradora, ou por locadoras de sua livre-escolha. As opções de rede referenciada são mais em conta do que as de livre-escolha.

Atenção!
Para usar o carro reserva a locadora pode exigir alguns pré-requisitos

A maioria das locadoras tem alguns pré-requisitos para pode locar o carro, que no geral é ser maior de 22 anos e ter cartão de crédito (esses critérios podem variar). Por essa razão antes de contratar o carro reserva é extremamente importante checar se você se enquadra dentro dos critérios da empresa e assim poderá usar o serviço.

Carro reserva é benefício gratuito em algumas seguradoras

  • Benefício gratuito para clientes: Algumas seguradoras oferecem carro reserva como benefício gratuito, dentro de até certa quantidade de dias – algumas 7 dias, outras 15 e outras até ilimitado.
  • Benefício em caso de escolha de oficina credenciada: Algumas seguradoras também oferecem o benefício de carro reserva se o carro for levado para uma oficina credenciada da companhia.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

123 respostas para Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

  1. Sandro Moraes diz:

    Um ônibus bateu no meu carro. Não tenho seguro, estou pela seguradora da empresa causadora. O carro esta na oficina sem dia para ser entregue. Solicitei a empresa causadora um carro para locomoção, pois temos necessidades com trabalho e faculdade. A empresa se negou a liberar um carro. Posso acionar a justiça nesse caso?
    Grato.

    • Jessica diz:

      Sandro, bom dia!

      Caso não haja um acordo com relação a disponibilização de um carro reserva e o senhor se sinto prejudicado por isso, você pode tentar receber por esse prejuízo na Justiça. Recomendamos que contate um advogado pois ele poderá lhe instruir melhor como proceder e quais as chances de ganho de causa.

      Ficamos a disposição!

  2. Pingback:Acabou meu carro reserva e o meu veículo ainda não consertou | Muquirana Corretora de Seguros

  3. Sarah melim diz:

    Fiquei com um carro reserva por 15 dias, mas já fazem 30 que o carro está no conserto e só sairá daqui há uns 20dias, posso requerir outro carro?

  4. Talita diz:

    Como o corretor aciona o seguro Dpvat?

  5. Acionei o meu seguro (me envolvi em colisão), e desejo utilizar o carro reserva, não tenho cartão de crédito, consigo pegar o carro reserva mesmo assim? Não sendo possível, o que faço?

    • Jessica diz:

      Leandro, bom dia!

      As normas para liberação do carro reserva são da própria locadora e não dá seguradora. Para efeitos do seguro, basta que você tenha contratado a cobertura de carro reserva e os danos ao seu carro atinjam a franquia. Quanto às regras da locadora, é necessário perguntar a mesma – geralmente eles exigem que se possua um cartão de crédito com determinado limite ou cheque calção, além de que o condutor possua mais que 21 anos. Porém é necessário perguntar a sua locadora para ver quais são as regras deles.
      Seu corretor de seguros pode ajudá-lo a verificar essa informação também.

      Quando for renovar seu seguro peça uma cotação conosco, clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/

      Ficamos à disposição!

  6. Alessandro Estevo diz:

    Bom dia,
    tive um sinistro e meu carro não ficará pronto nos prazo de 7 dias. Tenho direito a mais tempo com o carro reserva? Meu seguro é 7 dias.

    • Jessica diz:

      Alessandro, boa noite!

      A quantidade de dias de carro reserva garantida pelo seguro é aquela contratada na apólice.
      Caso o conserto demore mais que 7 dias e o segurado deseje continuar com o carro reserva após isso, ele deverá pagar pelos dias adicionais particularmente.

      Ficamos a disposição!

  7. Mathues diz:

    Por gentileza como proceder?? Durante compras no estacionamento de um supermercado bateram na traseira de meu veículo, a causadora do acidente se prontificou em acionar seu seguro para reparar os danos, também tenho seguro, sabendo que geralmente leva de uma semana ou mais para o conserto, lhe pergunto a seguradora dela deve me disponibilizar um veículo reserva ou a minha seguradora ou neste caso devo acionar o supermercado na justiça pois o fato ocorreu dentro do estacionamento deles…

    • Jessica diz:

      Matheus, boa noite!

      Para que o seguro do causador da colisão lhe forneça carro reserva é necessário que o segurado tenha contratado cobertura para carro reserva para terceiros. Sem essa contratação opcional a seguradora não tem obrigação de disponibilizar o carro reserva para o terceiro.

      Se você possui seguro com cobertura de carro reserva, você poderá acioná-lo para isso, desde que os custos para consertar seu carro atinjam sua franquia. Você poderá usar o carro reserva do seu próprio seguro mesmo se consertar seu carro como terceiro no seguro do causador.

      Com relação à coresponsabilidade do supermercado, recomendamos que consulte um advogado. Não trabalhamos com assessoria jurídica por isso não tenho maiores informações nesse sentido, mas como mera opinião entendo que se de alguma forma a organização do estacionamento influenciou na colisão então ele é coresponsavel.

      Ficamos à disposição!

  8. Edvando diz:

    em caso de perda total tenho direito a carro reserva?

    • Jessica diz:

      Edvando, boa tarde!

      Algumas seguradoras oferecem o carro reserva como benefício gratuito, dentro de um número limitado de dias. É o caso da Allianz, por exemplo, e da Itaú especificamente para correntistas do banco.

      Recomendamos que verifique junto a sua seguradora se a mesma possui esse benefício. Caso não possua, para ter direito é necessário que o carro reserva tenha sido contratado como cobertura opcional quando o senhor fez o seguro. Tendo contratado essa cobertura, o senhor terá direito a utilizá-lo pelo número de dias contratados.

      Ambas as situações acima garantem o carro reserva em caso de perda parcial ou perda total, sem distinção.

      Quando for adquirir o novo carro, faça uma cotação de seguro conosco: clique aqui!

      Ficamos a disposição!

  9. arc diz:

    A pessoa que tem seguro é culpada do sinistro ocorrido entre o carro dela e o meu. Eu não tenho seguro mas não teria direito a carro reserva considerando que fiquei sem o carro (que vai ter que ir para a oficina por vários dias) também?

    • Jessica diz:

      Arc, boa tarde!

      O seguro não prevê carro reserva para terceiros, a não ser que o segurado tenha contratado cobertura opcional para este caso.
      Será necessário negociar um carro reserva diretamente com o causador do acidente.

      Ficamos a disposição!

  10. Andressa diz:

    Bom dia.
    Sofremos um acidente e acionamos o seguro. Temos por direito no contrato o carro reserva por 7 dias e a seguradora 10 dias uteis para reparo, porém, passaram se os 7 dias do carro reserva e a seguradora ainda esta avaliando os custos com a mão de obra e querem cobrar diária pelo carro reserva. Não podemos ficar sem o veiculo pois é usado para o trabalho.
    Como proceder nesse caso ?
    Acredito que o carro reserva seja útil enquanto o outro esta sendo reparado, mas, se a seguradora esta demorando com a papelada não deveríamos ser prejudicados.
    Obrigada desde já pela ajuda.

    • Jessica diz:

      Andressa, bom dia!

      Segundo as Condições Gerais do seguro de automóvel a cobertura de carro reserva é garantida para a quantidade de dias contratados e, caso seja do interesse do segurado continuar com o carro reserva após esses dias, fica a critério dele continuar e pagar particularmente.

      Caso o atraso na entrega do veículo consertado seja decorrente de falha de processos da seguradora, recomendamos que contate seu corretor de seguros para checar a possibilidade de a seguradora liberar alguns dias mais como cortesia pelo atraso. Não há como garantir que o corretor conseguirá, pois foge ao controle dele e está previsto em contrato, mas não custa nada tentar.

      Quando for renovar seu seguro de carro, peça uma cotação conosco: clique aqui!

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *