Saiba quando você tem direito a carro reserva no seu seguro de automóvel!
Quando acontece de nosso carro sofrer uma colisão por nossa responsabilidade ou por responsabilidade de um terceiro, pode ser que fiquemos sem carro por alguns dias até ele ser consertado (no caso de perda parcial) ou até comprarmos outro (no caso de perda total). O carro reserva é uma opção para se prevenir desses dias sem veículo, por isso é preciso atenção na hora de contratar o seguro, checando se há ou não cobertura desse serviço.
Neste artigo falaremos em que situações você tem direito a carro reserva no seguro de automóvel. Em caso de dúvida, escreva nos comentários!
Você tem carro reserva quando…
Contrata cobertura de carro reserva no seguro
Você tem direito ao carro reserva quando contrata essa cobertura no seguro. Sei que parece redundante dizer isso, mas por falta de conhecimento dessa informação tão básica, muitas pessoas deixam de adquirir esse serviço no seguro.
Dicas na hora de contratar cobertura de carro reserva
Sabendo disso, valem algumas dicas na hora de contratar a cobertura de carro reserva no seguro:
- Quantidade de dias disponíveis: O seguro pode estipular entre algumas opções de quantidade de dias de carro reserva. Geralmente as opções são de 7 ou 15 dias, ou até ilimitado. Na hora de contratar seu seguro, avalie o custo-benefício da quantidade de dias, lembrando que quanto mais dias um pouco mais caro ficará o preço do seguro.
- Tipo de veículo: Para as pessoas que fazem questão de determinados diferenciais no carro reserva como ar-condicionado e direção hidráulica, é importante se atentar na hora da contratação. Algumas seguradoras permitem escolher entre carros reserva com mais diferenciais. Se você considera isso importante, procure a opção com diferenciais que melhor atendam sua necessidade.
- Escolha em rede referenciada ou livre-escolha: Algumas seguradoras trabalham com dois tipos de escolha: você pode contratar cobertura de carro reserva em rede referenciada da seguradora, ou por locadoras de sua livre-escolha. As opções de rede referenciada são mais em conta do que as de livre-escolha.
Atenção!
Para usar o carro reserva a locadora pode exigir alguns pré-requisitos
A maioria das locadoras tem alguns pré-requisitos para pode locar o carro, que no geral é ser maior de 22 anos e ter cartão de crédito (esses critérios podem variar). Por essa razão antes de contratar o carro reserva é extremamente importante checar se você se enquadra dentro dos critérios da empresa e assim poderá usar o serviço.
Carro reserva é benefício gratuito em algumas seguradoras
- Benefício gratuito para clientes: Algumas seguradoras oferecem carro reserva como benefício gratuito, dentro de até certa quantidade de dias – algumas 7 dias, outras 15 e outras até ilimitado.
- Benefício em caso de escolha de oficina credenciada: Algumas seguradoras também oferecem o benefício de carro reserva se o carro for levado para uma oficina credenciada da companhia.
Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!
Retirei um carro reserva na Localiza, a locação é por conta da Porto Seguro.
Bati este carro reserva, eu tenho direito ao seguro da locadora?
Daniel, boa tarde!
A indenização do seguro do carro reserva é para proteção do proprietário do veículo, no caso, a locadora.
Ficamos à disposição!
Boa tarde! gostaria de saber se é correto pedirem pra deixar um cheque, ou passar cartão, ou até mesmo o dinheiro no valor da franquia como garantia quando vamos tirar o carro reserva. Aconteceu comigo, precisei do carro e tove q deixar um cheque, não achei correto, uma vez que já pago o seguro pra ter esse benefício, me senti como se eu pago uma coisa q eu não tenho direito. Obrigada. Andreia.
Andreia, boa noite!
Essas normas são da locadora e não tem relação com a seguradora. No geral as locadoras tem algumas regras como o motorista ser habilitado a alguns anos, ser maior de 21 anos, e possuir cartão de crédito ou cheque calção.
O carro reserva será garantido pela quantidade de dias contratado na apólice, mas a seguradora infelizmente não tem como interferir nessas normas particulares das locadoras.
Ficamos à disposição!
Bom dia!
Bateram no meu carro e foi acionado o seguro da pessoa, gostaria de saber se tenho direito a um carro reserva pelo seguro da outra pessoa? Ou posso acionar o meu seguro apenas para pegar o carro reserva?
Lais, bom dia!
Para ter carro reserva no seguro da outra pessoa seria necessário que ela tivesse contratado a cobertura de carro reserva para terceiros. Do contrário, você deverá negociar o carro reserva diretamente com o causador.
Se você possui seguro com cobertura de carro reserva poderá utilizá-lo mesmo opte por entrar como terceiro no seguro do causador e não usar seu próprio seguro. Para isso é necessário apenas que os custos de reparação do seu carro atinjam sua franquia (importante checar se esta é a regra de sua seguradora junto a seu corretor de seguros atual).
Ficamos à disposição
Olá boa tarde,
Estamos com o serviço do carro agendado para mais de 32 dias e o carro reserva só ficará disponível por 7 dias, ou seja, sem carro para ir trabalhar, ir a faculdade e resolver as coisas por um bom tempo. Como a demora deve-se por falta de peça, posso solicitar da concessionária um carro reserva ??? Tenho este direito???
Obrigada!
Walmênia, bom dia!
Neste caso recomendamos que consulte um advogado para checar se é possível fazer esta cobrança.
O seguro garante a quantidade de dias reservas contratado na apólice. Dias adicionais concedidos pela seguradora ou por outras partes (fabricante, causador da colisão etc.) dependem de negociação com os mesmos e, quando não há acordo, tentar receber na Justiça dependendo da determinação do juiz.
Ficamos à disposição
Bati com minha moto e até o presado momento a segurado não me disse nem o local ( oficina) aonde tenho que levar minha moto, já faz 10 dias que esta nesse impasse, qual medida devo tomar, o que fazer ?
No meu contrato diz que tenho 3 dias para aguarda a resposta do Termo de acionamento e Sub-rogação de direito e também diz que caso não acione o seguro em até 30 dias o mesmo não aceitara minha moto.
Alexandre, bom dia!
Recomendamos que contate o causador e informe que precisa dar entrada no sinistro o quanto antes. Caso não tenha retorno rápido, contate diretamente a seguradora ou corretor de seguros do mesmo e solicite uma lista de oficinas credenciadas em sua cidade para ao menos fazer os orçamentos iniciais e adiantar este procedimento.
No demais, recomendamos que solicite o contato do corretor de seguros dele que poderá lhe ajudar a encaminhar com major agilidade os processos do sinistro.
Ficamos à disposição
ola. possuo um seguro pela HDI seguros estou já há dois meses sem carro no primeiro mes eles colocaram o carro reserva por 30 dias que era o meu direito. o problema é que a oficina nem começou a mexer no meu carro por falta de peças que a HDI diz não encontrar. Entrei em contato com a HDI e eles me falam sempre a mesma coisa que só tinha o direito por 30 dias. eu tenho duas cças pequenas estou sendo prejudicada no meu trabalho e em levar minhas filhas pra escola. o que posso fazer?
Ariana, bom dia!
A quantidade de dias de carro reserva a que se tem direito é aquela contratada na apólice do seguro.
A falta de peças novas e originais no mercado não é de responsabilidade da seguradora e sim do fabricante, de modo que caso o atraso no conserto do veículo seja decorrente disso e a senhora esteja sendo prejudicada, é importante contatar o fabricante e pressionar pelo fornecimento das peças, inclusive mencionando o código do consumidor que lhe garante esse direito.
Ficamos à disposição
Boa tarde. Uma moca bateu em meu carro e ela estava erada dai ela pediu pra mim aciona o sinistro e fiz tudo certinho e eles falaram pra mim esperar 5 dias úteis pra ir em uma oficina esperei. Dai liguei novamente 5 dias Depois e me encaminharam a ima oficina ate intao blz.
Eles falaram deixa la o carro que em 3 dias o perito vai fazer uma avaliação e apos este 3 dias a liberação das peças. Entao ja faz mais de 20 dias e nada de eles liberar pro mecânico colocar a mao e eu liguei a mais de 6 veses pra seguradora e nunca me dao uma resposta e estou ape e preste a ganhar bebe e nada de eles fazer. Queria saber qual e meu direito oque devo fazer e por lei quantos dias sao pra ficar pronto meu carro??
Obrigado
Maquelii, boa tarde!
Não é normal ter que esperar 5 dias úteis para poder levar à oficina. O procedimento padrão é levar à oficina no dia ou no dia seguinte da colisão para já fazer o orçamento inicial. Algumas seguradoras possuem Centro de Atendimento Rápido que possibilita fazer essa avaliação inicial antes de levar a oficina.
Uma vez na oficina, de fato o perito pode levar até 3 dias úteis para ir fazer a perícia e liberação. A disponibilização de peças não é de responsabilidade da seguradora e sim do fabricante do veículo, sendo necessário aguardar.
Recomendamos que solicite ao seu corretor de seguros para verificar junto a seguradora por que lhe instruíram a aguardar 5 dias para levar o carro até a oficina. Se tive havido falha da seguradora neste ponto, você pode tentar pleitear a disponibilização de um carro reserva para esses dias “perdidos”.
No demais, o carro reserva só é garantido mediante contratação desta cobertura.
Não existe uma lei ou cláusula que determina em quantos dias o carro tem que ficar pronto, pois depende de diversas variáveis como complexidade do serviço, disponibilidade de peças, disponibilidade das oficinas etc.
Se ocorrer atraso por falha de processos da seguradora ou da oficina credenciada da seguradora, então é de responsabilidade do seguro e é possível tentar negociar algum benefício. Mas se a falha e de outra parte, por exemplo do fabricante ou de oficina não credenciada, não há como exigir que a seguradora assuma a responsabilidade.
Ficamos à disposição
Bom dia,
O carro reserva somente será disponível nos casos em que o valor da dano sofrido no veículo, ultrapasse a franquia no seguro?
Juliana
Juliana, boa noite!
Sim, na grandíssima maioria das seguradoras este é a regra.
Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento de sua seguradora especificamente recomendamos que solicite para seu corretor de seguros verificar certinho pra você.
Ficamos a disposição!
Adquirir o seguro caixa o plano 4 teoricamente e implanto mais completo, precisei acionar o seguro e solicitei o carro reserva fui informado que o meu contrato não tinha disponível carro reserva, quando fiz a cotação pelo site não fui informado que é opcional tentei fazer o plano mais completo pela comodidade quando necessitado.
A pergunta é, eu teria direito sobre esse Csrro reserva?
Eu posso entrar na justiça por danos morais ou materiais?
Obrigado
Maurício, bom dia!
Nós não trabalhamos com a CAIXA Seguros, por isso não sabemos lhe informar quais os planos de cobertura oferecidos pela mesma.
Recomendamos que contate sua agência e solicite esclarecimentos sobre o seguro contratado.
O que podemos lhe instruir é que procure ler a proposta do seu seguro que foi assinada e verificar se na mesma consta ou não a garantia do carro reserva. Caso não conste esta cobertura na proposta e o senhor tiver assinado a mesma, dificilmente será possível reverter a negativa do carro reserva. Se o senhor tiver algum registro (e-mail ou protocolo) de que haviam lhe garantido o carro reserva dentro da proposta contratada, o senhor poderá tentar brigar na justiça. Contudo, sem provas e tendo assinado a proposta sem carro reserva, dificilmente haverá ganho de causa. Por conta de todos esses fatores, recomendamos que consulte um advogado antes de levar o caso à Justiça.
É sempre muito importante conferir a proposta do seguro após sua transmissão para garantir que ela está conforme o combinado durante o fechamento.
Ficamos a disposição!
colidi com outro meu seguro cobrio mas o terceiro e um advogado vai ficar sem por dois dias me esigiu um carro reserva sou obrigado da carro reserva a terceiro?
Evanaldo, bom dia!
Existe uma cobertura opcional do seguro para carro reserva para terceiros. Caso o senhor tenha contratado essa cobertura poderá acioná-la para cobrir esta solicitação do terceiro. Caso o senhor não tenha contratado, então será necessário informar seu seguro da solicitação, que será analisada, podendo ser aceita ou recusada.
Se a seguradora não concordar em pagar o carro reserva do terceiro, será necessário negociar com ele particularmente. Você pode aceitar ou recusar a negociação, cabendo a escolha ao senhor. Ele poderá tentar receber na Justiça, mas essa escolha também cabe a ele.
Ficamos a disposição!