Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro – 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Eduardo diz:

    Bom dia,

    Estou na seguinte situação, trânsito parado, o carro de trás bate na minha traseira, e o meu bate na traseira do da frente.

    Nesse caso, cada um paga o seu ou apenas o de traz?

    • Jessica diz:

      Eduardo, boa tarde!

      Se o seu veículo foi empurrado pelo detrás, o último da fila em princípio é responsável pelos danos a todos os veículos a frente que foram empurrados por ele. Caso não haja acordo sobre de quem foi a culpa no engavetamento, recomendamos buscar acordo nas Pequenas Causas ou com ajuda de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Danilo melo diz:

    Olá
    Carta A parou numa rua movimentada em horário pico devido a uma conversão prohibida de uma motorista que fugiu.
    Carro B conseguiu parar sem bater em A
    Carro C não conseguiu parar e bateu em B, que bateu em A
    Os motoristas do A e B querem cobrar o conserto ao motorista do C. Na minha opinião o culpado é o carro que fez a conversão prohibida, e depois do motorista que teve que parar e assim sucessivamente. Concorda?

    • Jessica diz:

      Danilo, bom dia!

      Para situações mais complexas deste tipo recomendamos consultar um advogado, pois não temos como opinar.
      O motorista do carro C pode alegar que a culpa foi carro que fez a conversão proibida, enquanto que o carro que fez a conversão proibida pode alegar que não pode ser responsabilizado já que os carros A e B haviam parado em tempo sem colidir. Como existem essas possibilidades de interpretação, o ideal é ter a opinião de um advogado pois ele poderá lhe instruir melhor do que nós :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. João diz:

    V1 para
    V2 bate na traseira
    V3 bate na traseira no caso o.meu.

    V2 tem seguro, o que devo fazer ?

    • Jessica diz:

      João, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que o V2 é responsável pela sua própria dianteira e pela traseira do V1. E o V3 é responsável pela sua própria dianteira e pela traseira do V2.

      Se o senhor é proprietário do V2 e tem seguro, deverá abrir dois sinistros por se tratarem de duas colisões independentes:
      Sinistro “1”: Para cobrir os danos ao V1 pela cobertura de danos materiais a terceiros. E pagamento da franquia para conserto da sua dianteira.
      Sinistro “2”: Para cobrir os danos a traseira do seu V2, com o pagamento de um segunda franquia. Esta segunda franquia poderá ser cobrada do motorista do V3 na medida em que ele foi responsável por esses danos especificamente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. Alexandre diz:

    Bom dia.
    Me envolvi em um engavetamento envolvendo 3 carros e causado pelo último veículo.
    Eu trabalho com o carro e recebo por dia trabalhado. Fazem 4 dias que estou sem trabalhar porque o condutor do último veículo não acionou o seguro ainda.
    Oque devo fazer nesse caso? O seguro me indeniza pelo tempo que ficar sem trabalhar?

    • Jessica diz:

      Alexandre, boa tarde!

      Primeiramente recomendamos conversar com o causador e solicitar que acione o seguro o quanto antes, para evitar maiores prejuízos. Solicite o contato do corretor responsável pela apólice dele e peça para lhe ajudar a dar andamento e ganhar tempo no sinistro após a abertura.

      Com relação aos dias de prejuízo, recomendamos primeiramente propor ao causador o reembolso de algumas diárias de carro reserva. Também é possível tentar receber este reembolso por meio da cobertura de danos materiais a terceiros do seguro dele, comprovando que o carro é usado para trabalho. Esta solicitação estará sujeita a análise, podendo ser acatada ou recusada.
      Se não houver acordo na disponibilização de carro reserva pelo fato de o senhor ser terceiro, recomendamos então solicitar indenização por lucros cessantes também por meio da cobertura de danos materiais a terceiros. A seguradora deverá solicitar os comprovantes de renda, entre outros documentos, para análise.
      Cremos que um desses caminhos resolverá a situação, mas se mesmo assim não chegar a um senso comum com causador e seguradora e julgar que está no prejuízo, recomendamos buscar as Pequenas Causas e, em última instância, solicitar instrução de um advogado para recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. Anna diz:

    Olá. Engavetamento de 4 carros. O meu o terceiro. o V1 parou de repente na faixa, o v2,conseguiu parar, eu=V3 parei e o V4, bateu em mim, gerando a batida nem V2, e V2 em v1.Como eu estava ainda freada ficou uma distância entre meu carro e o V2. V4 esta alegando isso para não pagar. Houve estrgo na traseira/dianteira do meu. Em v2 pouco estrago na traseira V1, pelo tipo de carro não estrago. A frente de V2 ficou bem estragado. Q sr acha desta situação??

    • Jessica diz:

      Anna, boa noite!

      Entendemos que se o V4 empurrou todos os demais, tratou-se de uma única colisão na qual V4 é responsável pelos danos a todos os demais.
      Recomendamos primeiramente buscar acordo extrajudicial. Se não houver acordo entre os envolvidos sobre a culpa no acidente, recomendamos consultar um advogado e se necessário recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  6. Tao diz:

    Bom dia!
    Me ajude no seguinte caso.
    Minha namorada foi fazer um contorno e raspou na lateral de outro carro que vinha a uns 40km por hora. A motorista do outro carro, com o susto, perdeu o controle do carro e ao inves de frear, acelerou, entrando na calçada uns 50m em frente da batida. O outro carro ficou destruido dos 4 lados, e a dona quer que nos paguemos o dano total do veiculo.
    De quem é a culpa nesse caso?

    • Jessica diz:

      Tao, boa tarde!

      Como não há acordo entre os envolvidos sobre de quem foi a culpa, recomendamos consultar um advogado ou buscar conciliação nas Pequenas Causas.
      Como opinião entendemos que se a segunda colisão foi consequência da primeira colisão, o causador da primeira colisão é responsável por ambos os danos. Mas é importante checar.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  7. André Ricardo dos Santos diz:

    Um carro estava na faixa da direita na rodovia ao trocar de faixa colidiu com uma moto que ao cair atingiu a traseira do meu veiculo, eu estava parado na faixa da esquerda devido ao congestionamento quem é o culpado? quem eu cobro pelo conserto do meu carro?

    • Jessica diz:

      André, bom dia!

      Entendemos que o carro que empurrou a moto é responsável pelas colisões subsequentes, na medida que a moto não teria colidido no senhor se não tivesse sido empurrada. Recomendamos conversar com os envolvidos. Se não houver acordo sobre a culpa no acidente, recomendamos buscar conciliação nas Pequenas Causas ou instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  8. Romario marques diz:

    um veiculo colidiu com outro em minha frente e fez com que eu colidi-se com o segundo numa velocidade de 40km porem á frente desses primeiros veículos não tinha obstáculos algum uma freada brusca sem motivo quem leva a culpa.

    • Jessica diz:

      Romario, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que seu veículo foi empurrado contra os demais. Como opinião, entendemos que o ultimo veículo da fila é considerado responsável pelas colisões subsequentes, na medida em que empurrou uns contra os outros.
      Caso não haja acordo entre os envolvidos sobre a culpa no acidente, recomendamos buscar conciliação nas Pequenas Causas ou consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  9. Jairo diz:

    Discordo da segunda posição, tem uma decisão do TJ-RJ que diz o seguinte:

    Ora, se o condutor do veículo segurado trafegava de maneira descurada, de tal modo que colidiu na traseira do automóvel que lhe precedia, é evidente que desencadeou também a colisão na sua traseira, motivo pelo qual não pode ser atribuída qualquer conduta culposa ao motorista que seguia atrás.
    (link do processo: http://www3.tjrs.jus.br/site_php/consulta/consulta_processo.php?PHPSESSID=968ab895da4a11999241c75a0365d5f8&nome_comarca=Tribunal+de+Justi%E7a&versao=&versao_fonetica=1&tipo=1&id_comarca=700&intervalo_movimentacao=0&N1_var2=1&id_comarca1=700&num_processo_mask=70044102861&num_processo=70044102861&numCNJ=N&id_comarca2=700&uf_oab=RS&num_oab=&N1_var2_1=1&intervalo_movimentacao_1=15&N1_var=&id_comarca3=700&nome_parte=70044102861&tipo_pesq=F&N1_var2_2=1)

    Se o condutor bate na traseira de um veículo e logo em seguida outros batem na sua traseira é óbvio que o descuido maior e cabe então a responsabilidade ao condutor que ocasionou o primeiro abalroamento.

    • Jessica diz:

      Olá Jairo, tudo bom?

      Agradeço sua colocação, pois traz um ponto muito importante. Irei revisar o post para checar se eventualmente minhas colocações abaixo não ficaram claras no texto.

      Há diversas situações em que pode ocorrer uma colisão traseira. Há decisões judiciais tanto em um sentido quanto no outro, já que cada caso é um caso.

      Como nosso foco no blog está na área técnica de seguros, o post trata dos casos em que o carro a frente precisa, por exemplo, fazer uma freada brusca; ou quando o veículo de traz perde o controle causando a colisão – situações mais comuns nos sinistros de colisão traseira. Nessas situações a análise das seguradoras tende a concluir que a culpa é de quem colidiu atrás, entendendo que houve culpa presumida uma vez que a distância e velocidade de segurança não foram mantidas.

      Mas é certo que quando o veículo da frente dirige de maneira irresponsável, por exemplo, desrespeitando sinalização/preferencial/velocidade da pista etc., ele pode ser considerado culpado. Nós mesmos já atendemos sinistros assim: um segurado colidiu na traseira de outro indivíduo, pois este atravessou a pista sem se atentar ao fluxo das demais faixas. Nosso segurado colidiu na traseira, mas as circunstâncias do acidente deixavam claro que ele não teria colidido se o outro envolvido não tivesse atravessado a pista sem dar seta e respeitado o fluxo. Nosso segurado foi atendido como terceiro no seguro do outro envolvido (mesmo tendo batido na traseira), mas foi necessário argumentarmos com a outra seguradora sobre esses detalhes.

      Nessas situações sempre caberá bom senso entre os envolvidos em chegar a um acordo sobre a situação, porém se não for possível, o ideal é buscar recurso judicial como o que o senhor aponta em seu comentário.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  10. bruno diz:

    Um primeiro veículo entrou na frente do Segundo sem dar seta estava chovendo,este primeiro veiculo ainda perdeu o controle bateu na mureta envolvendo mais outros 5 veiculos quem deve pagas todos is prejuisos

    • Jessica diz:

      Bruno, bom dia!

      Em princípio entendemos que o primeiro veículo, ao tentar a ultrapassagem sem sinalização e perder o controle, é responsável pelas colisões. Contudo, é uma situação complicada de opinar pois seria necessário checar se a ultrapassagem foi feita em local permitido, se os veículos trafegavam dentro do limite de velocidade etc. Por conta disso, se não houver acordo entre os envolvidos sobre de quem foi a culpa, recomendamos consultar a opinião de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *