Reserva de Segurança e o Seguro de Vida

O atual cenário econômico pode sinalizar a perda repentina da fonte de renda ou sua redução para muita gente.

Além disso, um episódio desses não vem sozinho (infelizmente) e gera outra cascata de problemas em efeito dominó: a dependência financeira até a pessoa se recolocar; a queda do padrão de vida, endividamentos descontrolados e outros agravantes.

E ainda existem aquelas outras ocorrências que nos surpreendem normalmente como a quebra de um aparelho celular, aquela manutenção no imóvel, no carro, o convite para serem padrinhos de casamento, o aniversário de 15 anos da filha, uma enfermidade e tratamentos de saúde inesperados, a urgência de se livrar do chefe abusado em voo autônomo e por aí vai.

Mas, a parte boa dessa história, é que existe um final mais feliz para quem tem uma Reserva de Emergência ou Reserva de Segurança.

As Reservas de Segurança são todas iguais?

Há 3 tipos de reservas financeiras que pode-se fazer, separando por liquidez, urgência e prazo possível para aproveitar alguns rendimentos:

  • O primeiro é aquele dinheiro que serve para as emergências com o carro, aquela oferta de oportunidade, aquela bolsa de estudo no exterior e por aí vai, tudo o que estiver no curto prazo, digamos assim. São investimentos ou bens com liquidez suficiente para serem rapidamente vendidos e transformados em dinheiro, com pouca oscilação.
  • O segundo é aquele voltado aos projetos como a compra da casa própria, viagens, reservas de aposentadoria ou para a saída do emprego, etc.
  • O último é aquele que envolve recursos sociais, mais a longo prazo, como a aposentadoria do INSS, previdência privada VGBL e PGBL, Tesouro Direto IPCA; aquelas reservas que podem lhe dar mais estabilidade no futuro ou na velhice, por exemplo.

Cotação Seguro Carro – 2

Como prever um valor mínimo para essa Reserva?

Recomenda-se guardar, com base nos seus gastos mensais, um valor equivalente de 6 a 12 meses ao menos, ou quanto lhe deixar mais confortável.

Como o Seguro de Vida pode colaborar nessa Reserva?

*O seguro de vida ajuda a proteger sua Reserva de Segurança e garante mais tranquilidade para os seus planos futuros ou de quem você ama.

*Ajuda as pessoas seus dependentes a arcarem com os custos legais e outras despesas na sua falta inesperada.

*Em vida ainda, ajuda você nas suas finanças em caso de contrair uma doença grave.

*Também a saldar seus compromissos financeiros diários, se você for internado por alguns dias.

*Cobre algumas parcelas de um financiamento de carro ou de uma dívida de crédito, caso você fique desempregado inesperadamente e outros benefícios.

Quanto custa fazer um Seguro de Vida?

Cada cobertura tem um valor diferente, chamado de capital segurado, que pode ser ajustado com base na sua necessidade e o quanto você pode pagar por mês, sendo interessante fazer várias simulações na hora da contratação até ter a quantia que ideal para você, que lhe deixe confortável e caiba no seu bolso.

Fonte: Site Uol/Economia e Econoweek, canal do Youtube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *