A Saúde Mental dos Jovens e os Planos de Saúde no Pós Pandemia!

Segundo matéria recente da Ong Plan Internacional, durante a Assembleia da ONU, sobre um estudo do impacto da pandemia da Covid-19 na vida de meninas e jovens mulheres de 14 países, o Brasil é um dos países onde a pandemia mais afetou saúde psicológica desse público.

O levantamento mostrou um importante aumento da ansiedade desde o distanciamento do universo escolar (símbolo de proteção para muitas delas, principalmente quando acontece alguma coisa ruim em casa), agravado por não poderem também sair de casa com frequência ou frequentarem amigos, e a exclusão digital nas classes menos favorecidas.

Esses impactos negativos tornaram esse grupo mais vulnerável às instabilidades psicoemocionais após o isolamento e blackouts realizados na pandemia da Covid19.

Que tipo de ajuda o Plano de Saúde pode dar nesse novo problema?

Muitas pessoas tiveram crise de ansiedade durante o isolamento. Algumas, a primeira, sem casos anteriores; motivo pelo qual não mantinham nenhum tipo de acompanhamento médico-psiquiátrico ou psicológico.

No pós-pandemia, além das muitas mudanças na rotina e estilo de vida de todos; fora todas as demais mudanças, é possível que elas ainda tenham de enfrentar a necessidade de tratamentos profissionais especiais nessa área, com rotinas de consultas e terapia cognitivo comportamental recomendadas por médicos, que nem sempre cabem em seu orçamento.

Os Planos de Saúde são uma garantia de manutenção dessa nova rotina de saúde, colaborando o na reabilitação do bem estar psicológico do paciente mais rapidamente, uma vez que possibilita o acesso dele aos profissionais e terapias necessários.

Cotação Seguro Carro - 2

A área de Saúde Mental está coberta nos Planos?

Nos planos, o beneficiário tem direito à consulta mensal como o mesmo profissional médico ou, antes de um mês, com outros da mesma rede referenciada. Alguns planos com reembolso também oferecem a opção de escolha do profissional de sua preferência na rede particular com restituição parcial ou total do valor, de acordo com o tipo de contratação escolhido.

Através de um encaminhamento, o beneficiário também tem acesso às terapias não médicas como acompanhamento psicológico, combinando sessões semanais às medicações recomendadas. Essa rotina, traz maior chance da plena recuperação do paciente em menor tempo, com menor dano à sua qualidade de vida como um todo.

É preciso lembrar que a Saúde Mental é uma das causas mais frequentes de incapacitação, atingindo toda a vida do paciente como trabalho, relacionamentos, além de gerar comorbidades e o agravamento de outras doenças pré-existentes.

Assim, a manutenção ativa de um Plano de Saúde que ofereça coberturas para Saúde Mental é uma forma de garantir o acesso aos tratamentos, além de prevenir o agravamento da doença com prejuízo para toda a vida do paciente. Lembre-se que a retomada de uma rotina de uma vida saudável neste momento é uma das prerrogativas de se redesenhar um futuro mais tranquilo e esperançoso, neste pós-pandemia.

Fonte: Notícias Uol

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *