Veja passo a passo de como proceder quando seguradora do terceiro processa segurado que considera culpado!
Esta semana preparamos um vídeo e um post com passo a passo para situações nas quais o segurado é acionado judicialmente pela seguradora do terceiro.
Para ler a matéria completa e assistir o vídeo, clique aqui!
Na matéria do link constam informações válidas também para os casos nos quais o segurado é acionado diretamente pelo terceiro e não pela seguradora do mesmo.
Espero que seja útil para você!
Somos especialistas em seguro de automóvel. Faça sua cotação conosco!
Boa tarde,
Por se tratar do post mais recente, resolvi tirar minha dúvida nesse post.
Em acidente com carro de locadora, no qual foi atingido atrás, o segurado teve que arcar com as despesas da franquia de R$ 805 devido o causador ter sido orientador por seu corretor a não acionar o seguro devido as ínfimas avarias no veículo locado.
Considerando que o acidente ocorreu em SP e o segurado reside no DF, uma possível ação para ressarcimento da franquia deverá ocorrer necessariamente no domicílio do réu ou a escolha do autor por se tratar de dano patrimonial? Quem responde como réu nesse caso? A seguradora do causador por se recusar a cobrir danos a terceiros ou o causador? O autor tem direito a devolução em dobro do valor despendido devido à má-fé de alguma das partes?
Olá Gustavo, tudo bom? :)
Obrigada por enviar a dúvida nos posts mais recentes, conforme orientamos :D
O autor da ação pode chamar à lide tanto o causador-segurado quanto a seguradora dele. Inclusive, se chamar somente o causador-segurado, este pode chamar à seguradora para a lide, apesar de não ser estritamente necessário.
Como o causador do dano é o segurado, nossa recomendação é que, com ou sem seguradora dele na lide, coloquem ele. Pois foi ele o causador do prejuízo e, portanto, o responsável civil pela reparação às vítimas (você e sua locadora).
Neste vídeo mostramos como funciona um processo de sinistro no qual o segurado-causador é processado pela vítima/terceiro. Veja se ajuda, por favor.
Contudo, reforço que suas dúvidas são mais jurídicas do que técnicas. Por isso é altamente recomendável que consulte um advogado para validar as orientações que demos acima, combinado?
Abraços e ótima semana!